De quem Rey NÃO é filha! | 6 fatos que podem comprovar a nossa teoria!


SPOILERS!

Eu sei que eu errei feio, errei rude, em minha última teoria sobre Star Wars: O Despertar da Força, quando eu disse que Kylo Ren era Ezra Bridger, mas em minha defesa havia muita desinformação sobre o personagem, ele não é exatamente “fã” do Darth Vader, nada indica que ele construiu seu próprio sabre de luz de sucata e quem é o scavenger da história é Rey e não ele, como as informações antes do filmes diziam. Além disso… olha o tamanho do pedaço do nariz do Adam Driver e o tamanho desproporcional do nariz de Ezra na animação Star Wars Rebels… foi um erro sincero.

Agora entretanto eu tenho um pouco mais de informação sobre o novo grande mistério da saga; de quem Rey é filha? Bem, eu não sei de quem ela é filha, eu gosto da teoria dela ser filha ou neta de Obi-Wan, assim como eu acho simpática a ideia dela ser de alguma forma uma descendente de Palpatine. Entretanto, eu não gosto da teoria de que ela é filha de Luke Skywalker, primeiro porque é a resposta mais fácil e óbvia e depois porque simplesmente NÃO FAZ O MENOR SENTIDO!


Por algum motivo 80% de quem assistiu o filme assumiu que Rey é filha de Luke por diversos pontos abstratos, como o R2D2 “acordando” quando a Rey voltou da base StarKiller, o que não parece fazer muito sentido para afirmar a teoria, até porque nada indica que ele acordou no mesmo dia em que ela voltou, o Chewbacca está dormindo quando ele acorda, isso pode ter sido na noite seguinte e eu acho que se essa cena fosse ter esse simbolismo, ela teria sido construida de outra forma, com Rey olhando pro R2 antes dele acordar por exemplo, mas nem mostra ela na mesma cena que o android, mas tudo bem, ou o fato do Sabre de Luz de Luke/Anakin estar chamando por ela, ou quem sabe o olhar que Luke dá pra ela quando eles se encontram no final do filme, mas esses são três pontos abstratos quando o filme te dá pelo menos o dobro de razões mais diretas e sólidas dizendo que ela não é filha de Luke.

Abaixo tem uma listinha com 6 fatos que estão no filme, que provavelmente vão ajudar a corroborar a minha teoria de que ela não é filha do Luke, entretanto, alguns fatos de quem defende a teoria de Rey Skywalker parecem estar corretos e eu realmente concordo com eles, como o fato de Han Solo, Luke e Maz Kanata, talvez até mesmo Leia saberem quem é Rey está provavelmente certo, assim como o fato de Luke dar um olhar muito especifico para ela, como se ele fosse culpado por alguma coisa em seu passado.

Então, vamos aos fatos?

Lá no comecinho do filme, antes dos primeiros 20 minutos provavelmente, a nossa protagonista Rey encontra seu provável fiel escudeiro para a trilogia, o droid BB-8 sendo atacado por Teedo, que queria lhe roubar as peças.

Quando Rey conversa com BB-8 após consertar sua antena torta, e pergunta quem ele é. O droid responde que esse conhecimento é confidencial, Rey diz que também tem um segredo. Esse segredo é simples de ser interpretado; a identidade de sua família.

Além disso, Rey conversando mais um pouco com BB-8 revela que além de um segredo, ela tem uma promessa: “Eu sei tudo sobre esperar. Por minha Família, eles vão voltar um dia”.


Ao falar com Han Solo pela primeira vez, Rey pergunta sobre a veracidade dos Jedi e das histórias antigas e diz que achava que Luke Skywalker era uma lenda.

Rey em nenhum momento parece estar mentindo sobre o assunto, ela tem diversos itens em sua casa improvisada que indicam que ela conhece bem a história da batalha entre a Aliança Rebelde e o Império, ela tem um capacete de piloto de X-Wing assim como tem um “action-figure” de pano de um deles, ela sabe sobre as histórias de Han Solo e sobre a Millenium Falcon, mas nada indica que ela saiba qualquer coisa sobre a força.

E como nós estabelecemos no ponto anterior, Rey sabe quem é sua família, eu acho que ela saberia que Luke não é uma lenda se Luke fosse o pai dela, alias, eu acho que ela reconheceria o tio Han Solo dela, se em algum momento teve um natal em família, sei lá.


Vamos pensar bem no seguinte fato, a galáxia ainda tem problemas, mas os maiores perigos aos Jedi que existiam se foram, com a morte de Darth Vader e do Imperador Palpatine, certo?

Uma Nova Republica surgiu, restabelecendo a democracia que morreu com um estrondoso aplauso no episódio 3 e independente deles serem muito eficiente, é uma forma de governo galático que não é baseado no mal, nem no lado negro ou nada do tipo, certo?

As coisas estavam tão boas para a família Skywalker por um período Han e Leia tiveram um filho, e Luke partiu para a sua missão de restabelecer os Jedi, treinando vários novos em sua nova academia, certo?

Então porque diabos ele, nessa breve bonança, abandonaria a filha dele no deserto com, novamente, um alienígena claramente vilão, que é aliado da Primeira Ordem como descobrimos depois, enquanto está de boa treinando o seu sobrinho e mais um bando de novos Jedi?


Rey e Ben Solo (Kylo Ren) tem, oficialmente, 10 anos de diferença. Ela 19, nasceu 11 anos após a batalha em Endor e ele tem 29, o que quer dizer que Leia e Han não perderam tempo e tiveram o seu filho apenas um ano após a batalha de Endor.

Essa diferença grande de idade poderia desbancar o fato anterior, afinal Rey é abandonada em Jakku com 5 anos de idade, Luke pode ter abandonado a filha após Kylo Ren ter se rebelado contra ele, certo? Não exatamente.

É dito em um diálogo no filme que Leia ao perceber que “havia muito do Vader” em Kylo Ren, o enviou para que Luke o treinasse. Quando será que deu pra Leia perceber isso? Será que foi no estilo “Precisamos Falar Sobre Kevin” ou Kylo Ren já tinha uns 12 anos pelo menos?  Se for o caso, por quanto tempo Luke treinou Ren até o Supremo Líder Snoke ter o seduzido para o Lado Negro?

Independente da idade em que Luke treinou Ren, seja com 2 anos de idade ou 15, quando teoricamente seria o momento em que Rey foi abandonada, nas visões dela quando toca no Sabre de Luz, ela vê a cena de Luke abandonando o Templo Jedi e vê Kylo Ren assassinando os Jedi em treinamento, nessa cena Luke não carregava um bebê no colo, nem parecia preocupado em salvar um e Kylo Ren dificilmente teria eliminado tantos Jedi com apenas 15 anos.

E ainda se for o caso, porque Luke não levou sua filha para o exílio com ele?

Mas o mais importante em termos de idades, não é sobre Kylo Ren e sim sobre Rey, o que a maioria está ignorando é que o caso da personagem é muito diferente que o de Luke e Leia, eles não foram exilados quando crianças e não viveram uma vida falsa, ela foi abandonada em Jakku com 5 anos de idade, ela grita para a nave que a deixou lá pedindo que voltem, ela não era um bebe, ela como dito antes sabe exatamente quem são os seus pais.

Esse é um dos mais interessantes, a nossa personagem em questão, Rey, tem sotaque inglês, assim como apenas Obi-Wan e C3PO em toda a saga.

Eu tenho certeza que isso não é um descuido da produção, apenas por a Daisy Ridley ser uma atriz ser inglesa, outros atores ingleses como Liam Neeson forçaram sotaques americanos em outros filmes da saga, alias, no próprio Episódio 7 o John Boyega, nosso querido Finn, é um ator britânico que está fingindo sotaque americano durante o filme inteiro, literalmente apenas Obi-Wan, C3PO  e agora Rey têm esse sotaque na saga, Luke não tem.

Supondo que Kylo Ren passou muito tempo com Han e Leia em algum lugar e com Luke em algum outro lugar, seja lá onde Rey esteve em sua infância, não foi o mesmo lugar que Kylo Ren, já que esse tem sotaque americano. E também não é graças ao seu tempo em Jakku, pois ninguém no planeta tem sotaque britânico.

Seja lá onde Rey passou seus 5 anos antes de ser abandonada em Jakku, não foi com uma família de sotaque americano, ou seja, provavelmente não foi com os Skywalker.

Logo após Rey tocar no sabre de luz e ver tudo aquilo que já mencionamos, onde por acaso tem a voz de Ewan McGregor dizendo que aqueles “são seus primeiros passos”, Maz Kanata fala com Rey, aparentemente logo após Han Solo dizer quem é a menina para ela, sim, Han Solo realmente sabe quem é Rey e a Maz aparentemente também.
Na cena seguinte as duas tem o seguinte diálogo:
— The ones you waiting for in Jakku will never come back, but there is one that still could. — Maz diz a Rey
— Luke. — Rey responde concluindo.
Traduzindo, Maz diz a Rey que “aqueles que ela espera em Jakku nunca mais voltarão”, mas há alguém que ainda pode (voltar), Rey responde Luke, sabendo que Maz está pedindo para que ela ajude a Resistência a encontrar Luke usando a Força, afinal, ela deve ser importante e o Sabre de Luke chamou por ela, ninguém melhor que ela para ajudar isso, mas ainda assim… o que fica óbvio nesse diálogo é que os pais dela NÃO VÃO VOLTAR! Há uma clara separação no diálogo entre os pais de Rey e Luke.

Novamente esse diálogo também implica que os pais de Rey estão, muito provavelmente, mortos e que Maz Kanata sabe quem são, assim como provavelmente Han Solo e outros personagens.


Tudo bem que ainda tem muita coisa inexplicada e eu não posso afirmar de quem ela é filha ou não só com as informações do filme, embora como eu disse, eu gosto da teoria da linhagem Kenobi, especialmente a que inclui o fato dela ser descendente não apenas de Obi-Wan, mas da Duquesa Satine (amor secreto de Obi-Wan em Star Wars: The Clone Wars),  ou seja, além de Jedi ela seria uma Mandaloriana, o que explicaria ela ser uma das Jedi mais legal de todas no canon até agora.

Isso também corrigiria aquele erro de continuidade, onde Yoda parece saber que Leia existe e Obi-Wan não, o que claramente não combina com o final de A Vingança dos Sith, onde Obi-Wan estava no parto e viu as duas crianças. Quem sabe Yoda não estava falando de uma outra linhagem de Jedi perdida como a “outra esperança”, uma linhagem que essa sim o Obi-Wan desconhecia?

Obviamente ainda pode ser revelado que Rey é de fato filha do Luke, mas aí os filmes tem duas opções: a primeira é simplesmente deixar tudo isso mencionado acima serem furos de roteiro, ou a segunda é dizer que Luke deu sua filha a outra família quando ela era um bebê, e aí essa outra família abandonou Rey em Jakku. Isso poderia funcionar, mas ainda não explicaria porque Luke abandonou sua filha e treinou outros Jedi, incluindo seu sobrinho e ainda complicaria o roteiro mostrando o Skywalker terceirizando o abandono.


Ou é claro, o roteiro dos próximos filmes podem remendar esses furos de uma forma ou de outra, caso ela se revele uma Skywalker, mas não, diferente do que todos estão dizendo baseados apenas em informações abstratas, o filme diz que Rey NÃO é filha de Luke, ao menos não tem nada que indique isso nesse filme, de fato, tem todas essas coisas que indicam o contrário.

Para terminar, sim, Kathleen Kenedy disse que o filme ainda seria sobre a família Skywalker, mas Kylo Ren, apesar de não ser o protagonista do filme, é claramente o personagem mais importante dele, após o próprio Luke, ambos são a força motriz que conduzem a trama e sabe o que ambos dividem? A linhagem Skywalker, Ren pode não ter o sobrenome, já que se chama de verdade Ben Solo, mas ele é filho de Leia “Organa” Skywalker e neto de Anakin Skywalker, isso não é o suficiente para dizer que a trilogia é sobre a família Skywalker?

Plus: J.J. Abrams disse que a solidão de Rey no deserto é a chave para a sua identidade… Luke nunca ficou solitário num deserto, embora ele esteja em exílio atualmente. Mas… eu não estou querendo trazer Obi Wan para o assunto novamente, mas ele ficou sozinho em um planeta deserto por um longo período, esperando e guardando um certo sabre de luz que chamou por Rey durante o filme. Ah, sem esquecer que parecia tão importante ter Obi-Wan dizendo “Esses são seus primeiros passos!” na cena com o sabre de luz, que a produção do filme fez James Arnold Taylor gravar a frase, o dublador do personagem em Star Wars: The Clone Wars, mas o substituiu de última hora quando Ewan McGregor aceitou gravar as frases.

Enfim, eu não estou dizendo que Rey é filha, neta ou bisneta de Obi-Wan, mas se for para falar de informações abstratas, ela tem muito mais chances de ser uma Kenobi do que uma Skywalker.
Patreon de O Vértice