A nova linha do tempo cânon e oficial de Star Wars


Quem acompanha Star Wars há muito tempo sabe que há muitas histórias além dos filmes, algumas delas eram consideradas Universo Expandido e outras eram Canon, mas tudo mudou depois que a Disney comprou a Lucasfilm e a franquia, basicamente nenhuma história anterior de Star Wars, com exceção dos 6 filmes e da incrível série animada de TV de 6 temporadas, Star Wars: The Clone Wars, pode ser considerada canon. O que não quer dizer que nesse tempo desde o anúncio do Episódio 7 até hoje a Disney não tenha lançado nada de novo, pois acredite, a Disney já lançou muita coisa que é canon agora e que talvez você ainda não tenha ouvido falar.

Então esse post vai fazer um linha do tempo de tudo que sabemos que ainda vale na franquia, tanto para o caso de você querer relembrar algum ponto ou saber alguma informação nova antes de ver o novo e aguardado Star Wars: O Despertar da Força, ou se você quiser indicar a um amigo um pouco menos fanático um resuminho de tudo que aconteceu antes do próximo filme, para ele não se perder na cronologia.

Mas antes, deixa eu responder duas perguntas que muita gente não sabe:

O que é Canon e o que é Universo Expandido?

Canon é tudo o que é oficial, numa saga tão grande quanto Star Wars e num mercado comercial e de marketing tão diferente na época que os primeiros filmes foram lançados, muita coisa foi escrita por terceiros, quase sempre com aprovação da Lucasfilm e George Lucas é claro, mas existem quadrinhos, livros, jogos e diversas outras coisas cheias de ideias e histórias sobre a franquia, ideias que podem e vão ser ignoradas sempre que um material oficial sair. Um exemplo disso é o novo filme que vai ser lançado esse mês, existiam várias histórias canon sobre o que acontecia após o final do Episódio 6, mas tudo isso simplesmente deixou de existir, pois é uma história que entraria em conflito com a história que eles querem contar agora, ou seja, praticamente tudo que não é filme, com a única exceção de Star Wars Clone Wars, deixou de valer e virou Universo Expandido, é quase um fanfic com venda permitida. A Disney chamou esse novo Universo Expandido de Legends.

Não quer dizer que você não possa ler um livro ou jogar um jogo Legends / Universo Expandido e não se divertir e achar coisas legais por lá, você só precisa considerar que agora aquela história não “vale” mais. Você pode adorar o jogo Force Unleashed, mas é só lembrar que na história principal da franquia o Starkiller nunca existiu, a rebelião foi formada por Bail Organa e Ahsoka Tano ao que tudo indica e o nosso super Jedi nunca esteve por lá ou em lugar nenhum, seu nome que já era reutilizado de um roteiro não usado, está sendo reutilizado no novo filme como uma base da Primeira Ordem.

Dito isso, dessa nova enxurrada de novas histórias em diversas mídias canon, muita coisa, apesar da Disney negar, pode e deve ser desconsiderada canon no futuro. Eu diria que há três tipos de canons hoje, o canon eterno que são os 6 filmes originais e os novos, o canon forte que são Star Wars: Clone Wars, Star Wars Rebels e alguns livros como o Star Wars: Marcas da Guerra. Esses por hora são fortíssimos, mas nada impede que daqui há 20 anos a Disney decida contar as histórias das Guerras Clônicas em filme e esquecer tudo que aconteceu na série, ou contar mais sobre a Rebelião e ignorar Ezra e companhia.

Existe também o canon fraco, que são as HQs e alguns livros e jogos como o Uprising, que por mais que estejam categorizado como canon, podem ser facilmente descartados se simplesmente um diretor ou roteirista mais teimoso resolver que quer porque quer usar um flashback de um período que essas obras abrangem de forma contraditória e conflitante em algum filme.

Óbvio que eu acabei de inventar esses três termos, Canon Eterno, Canon Forte e Canon Fraco, mas você tem que admitir que faz sentido.

Agora que já deixamos essa questão para traz, vamos a linha do tempo. Se você não é tão fã de Star Wars assim, talvez não saiba, mas contagem de tempo de Star Wars se baseia na Batalha de Yavin, ou seja, o final do Episódio 4, tudo é contado como Antes da Batalha de Yavin (ABY) e Depois da Batalha de Yavin (DBY), então vamos começar abaixo com o evento canon mais antigo que sabemos:

A VELHA REPÚBLICA - 25.000 anos ABY (estimativa)

Os pontos importantes mais antigos do lore de Star Wars já explorados são a chamada Velha Republica, existem muita história anterior a isso, mas nada tão importante e popular. Esse período de constantes guerras entre inúmeros Jedi e inúmeros Sith foi explorado em diversas mídias, mas principalmente em jogos da Bioware.
-
Junto com tudo, os games, livros e qualquer coisa sobre a Velha Republica foram transformados em Legends, portanto, nunca aconteceram. Entretanto, a Velha Republica por si só ainda é oficial, embora seus detalhes agora sejam extremamente vagos.

Há algumas menções a Velha Republica durante Star Wars: The Clone Wars e em alguns easter-eggs visuais mostram em monumentos alguns eventos dessa época. As menções mais diretas falam sobre batalhas de Jedi contra Mandalorianos, incluindo o Sabre Negro de Pre-Vizsla, que de acordo com ele, foi roubado pelo seu clã de um templo Jedi nessa época.

Agora se todas as histórias desse período que conhecemos ainda valem? Provavelmente não, mas existiu um período com esse nome, disso sabemos.

DARTH BANE E A REGRA DE DOIS - 1.000 anos ABY (est)  
-
Um dos personagens mais famosos do passado de Star Wars é o Sith conhecido como Darth Bane, existem diversas menções a ele em várias mídias, mas todas essas foram também excluídas do canon.
-
Darth Bane, dentre muitas coisas, é conhecido por criar a dúbia Regra de Dois, que qualquer fã de Star Wars sabe se referir ao fato de só haverem dois Sith, um mestre e um aprendiz. Essa regra é fácil de saber que é canon, pois ela é dita durante os filmes de George Lucas, tanto verbalmente na prequel, como implicitamente na trilogia original.

Por sorte, de última hora o criador da regra de dois também foi canonizado no último arco da última temporada de Star Wars: The Clone Wars, quando Yoda precisa batalhar contra o seu fantasma num túmulo Sith.

Mil anos antes da batalha de Yavin é a estimativa do Legends sobre quando Darth Bane viveu, no canon não há menção a um período, mas acho que podemos considerar que é o mesmo período, por enquanto pelo menos.


PALPATINE e DARTH PLAGUEIS - 70 anos ABY (est)  
-
Não são muitos os eventos descritos durante os filmes ou Clone Wars sobre eventos que aconteceram relativamente pouco antes do Episódio 1, na verdade, existem basicamente menções a criação do exército de Clone, a troca de mestres e aprendizes entre os Jedi, mas o mais importante certamente é a “tragédia de Darth Plagueis, o Sábio”.
-
Durante o Episódio 3, o futuro Imperador Palpatine conta a Anakin Skywalker a sua história de aprendizagem e traição com seu mestre. Plagueis, de acordo com Palpatine, estudava as relações da Vida com a Força e seus estudos visavam garantir a si mesmo a vida eterna.

Apesar do canon parar por aí, havia muitas coisas interessantes sobre Plagueis em lançamentos recentes em livros Legends, contos sobre o Sith mostram o quanto ele tratava a Força com uma visão mais científica e de certa forma “ateia”, sem acreditar que aquilo fosse uma espécie de divindade a ser louvada e simplesmente uma energia a ser utilizada. Outras coisas interessantes sobre o não-canon de Plagueis, é que alguns livros deixam bem claro que ele criou Anakin, quando mencionam que ele fazia testes para gerar vida em escravas de Tatooine.

Obviamente tudo isso é Legends agora, mas as poucas informações no canon que temos sobre a relação de Darth Plagueis e Darth Sidius nos levam a crer que em alguma estância isso pode ainda valer, pelo menos podemos especular até que algo mais definitivo saia sobre esse mestre Sith.

 
EPISÓDIO 1: A AMEAÇA FANTASMA - 32 anos ABY 

O quarto filme da franquia a ser lançado, e o primeiro na ordem cronológica é provavelmente o pior dos seis longas. George Lucas fez um filme com pouquíssimo conteúdo que serve unicamente para introduzir a possibilidade de uma guerra e para mostrar Anakin Skywalker sendo encontrado por Jedis.

Independente disso, o filme nos apresenta a algumas coisas interessantes, especialmente alguns bons personagens como Qui-Gon Jin, Jar Jar Binks, Darth Maul e uma nova e muito interessante versão, ainda que um trabalho em andamento, de Obi-Wan Kenobi.

Em todas as grandes obras da série eu vou fazer uma lista de eventos principais que aconteceram na época, mas como eu mencionei, acontece muito pouco de realmente importante em A Ameaça Fantasma.

Eventos principais
  • Bloqueio a Naboo começa uma tensão na republica
  • Anakin Skywalker é encontrado em Tatooine
  • Batalha de Naboo
  • Luta contra Darth Maul e morte de Qui Gon Jin
  • Obi-Wan, honrando o desejo de Qui-Gon, resolve treinar Anakin

EPISÓDIO 2: O ATAQUE DOS CLONES - 22 anos ABY

O Ataque dos Clones, que é um filme bem superior ao primeiro da trilogia prequel, mostra a história 10 anos a frente com muito mais coisa acontecendo, entre elas as primeiras sementes e o definitivo início das Guerras Clônicas que levaria os Jedi ao seu derradeiro fim como um grupo influente na galáxia e também as primeiras sementes do lado negro em Anakin Skywalker, que viria a ser Darth Vader um dia.
-
O filme apresenta a origem de Boba Fett, a origem de um exército de Clones, mostra Conde Dokku no lado negro e se aliando a Palpatine, além é claro de finalmente colocar a culpa de todos os problemas do universo em nosso nada querido Jar Jar Binks, quando esse torna o futuro Imperador em Chanceler Supremo, o primeiro passo para conquistar o seu Poder Absoluto.

Também temos o casamento de Anakin e Padmé e todo aquele papo interessante sobre os problemas da areia.

Eventos principais
  • Tentativa de Assassinato de Padmé
  • Descoberto o exército de Clones
  • Anakin, após visões, descobre sua mãe morta e assassina toda uma vila em vingança
  • Conde Dooku se revela o novo Sith
  • Inicio das Guerras Clônicas
  • Batalha de Jedi e Clones contra Separatistas e Droids em Geonosis
  • Jar Jar Binks torna Palpatine Chanceler Supremo
  • Conde Dokku e Yoda se enfrentam
  • Primeiras menções a Estrela da Morte
  • Anakin se casa com Padmé

THE CLONE WARS - de 22 a 19 anos ABY 

A animação Star Wars: The Clone Wars, que passava na Cartoon Network, apesar de seu controle criativo estar completamente com a LucasFilms, começou meio que em passos lentos, com uma má qualidade geral de roteiros e animação, mas não demorou e Clone Wars engrenou, trocou a marcha e se tornou uma das melhores obras da franquia em qualquer mídia, botando muitos dos seis filmes no chinelo em diversas questões.

A animação se passa no período entre o início das Guerras Clônicas anunciada no final do episódio 2 e o fim da guerra que acontece no episódio 3.

Como a trama não conta nada exatamente que nós não saibamos quanto ao que vai acontecer, a série foi sabia ao introduzir uma nova protagonista no papel de padawan de Anakin Skywalker. Ahsoka Tano que começou como uma péssima e irritante personagem, virou hoje a personagem feminina mais popular da franquia e certamente conseguiu manter o suspense de toda a trama sobre o seu destino, afinal ela não é mencionada no Episódio 3, mas toda a saída que arrumaram para a personagem foi muito bem pensada.

Além disso Clone Wars foi esperta em reviver, ainda que de forma questionável, um dos personagens mais interessantes da prequel, Darth Maul, colocando o Sith em uma posição de destaque na série.

Eventos principais
  • Conhecemos Asajj Ventress, aprendiz de Conde Dokku
  • Conhecemos Ahsoka Tano, aprendiz de Anakin Skywalker
  • A Batalha em Geonosis aproxima as Padawans Ahsoka Tano e Barris Offee
  • Obi Wan reencontra um antigo amor
  • Anakin enfrenta escravistas
  • Conde Dokku abandona Asajj a mando de Palpatine
  • Salvage Opress, “irmão” de Darth Maul vira por pouco tempo, novo aprendiz de Dokku
  • Darth Maul é descoberto vivo
  • Darth Maul causa caos pela galáxia e vira uma terceira fronte na guerra
  • Darth Maul assassina a Duquesa Satine, antigo amor de Obi-Wan
  • Palpatine derrota Darth Maul e mata Salvage Opress
  • Ahsoka Tano é traída por Barris Offe e abandona a ordem Jedi
  • Yoda treina com instruções de Qui-Gon Jin a habilidade de se transformar um fantasma da força
  • Muito, muito mais…-

FILHO DE DATHOMIR - 19 anos ABY 
-
Não apenas Ahsoka Tano, mas a história de Darth Maul também ajudou a guiar a série Star Wars: The Clone Wars. Ao sabermos que o interessante Sith do Episódio 1 não tinha morrido apesar de tudo, foi interessante ver sua jornada na série.

A sobrevivência de Maul, apesar de improvável não foi impossível, afinal ele mesmo diz que usou os ensinamentos de ninguém menos que Darth Sidius para sobreviver. Entretanto no final da série que foi cancelada prematuramente pela Disney, a história de Maul, diferente da de Ahsoka, ficou incompleta.

As HQs Son of Dathomir, ou traduzida como Filho de Dathomir, foi a primeira HQ canon da nova linha temporal. Alias, foi a primeira obra canon “produzida pela Disney”. A trama de Son of Dathomir mostra o que Darth Sidius tinha em mente para seu ex-aprendiz após o final de Clone Wars e as HQs são sábias o suficiente para deixar Maul vivo, possivelmente para ser utilizado posteriormente, seja em Star Wars Rebels ou no prometido filme solo do Obi-Wan.


DISCÍPULO SOMBRIO - 19 anos ABY 
-
O primeiro livro do novo canon foi Discípulo Sombrio, embora ele não tenha sido produzido pela Disney por si só e sim pela equipe de Clone Wars, assim como Filho de Dathomir, que viraria um arco na série Star Wars: The Clone Wars, Discípulo Sombrio seria o mesmo e para ser honesto seria um dos mais promissores.
-
Na trama do livro nós temos a história de dois personagens interessantíssimos, Asajj Ventress e Quinlan Vos, um Jedi com certos problemas de contestar o Lado Iluminado da Força e uma aprendiz de Sith que foi traída pelo seu mestre e está em um caminho de redenção, mesmo sem saber que está nesse caminho.

A trama do livro conta como Vos e Ventress se uniram para assassinar Conde Dokku e como nós sabemos, Dokku está bem vivo no inicio do Episódio 3, o que significa que a missão deu muito errado, mas começa com os dois se apaixonando e termina com Vos caindo para o Lado Negro e depois se redimindo e (eu avisei que teria SPOILERS lá no começo né?) e Ventress morrendo para salvá-lo, o seu último ato de redenção.
-

EPISÓDIO 3: A VINGANÇA DOS SITH - 19 anos ABY 
-
O terceiro e último filme da trilogia prequel e provavelmente o melhor dos três, mostra finalmente Anakin Skywalker indo para o lado negro e virando ninguém menos que o próprio Darth Vader, tanto só de nome quanto na figura icônica que conhecemos, o filme mostra o final das Guerras Clônicas iniciada no fim do episódio 2 e explorada na animação Clone Wars.
-
Dentre as coisas bacanas que o filme trata, está a cada vez mais crescente rivalidade entre mestre e aprendiz, no caso Obi-Wan e Anakin, o nascimento do Império, a gravidez de Padmé e por fim o nascimento dos protagonistas dos próximos filmes, Luke e Leia.

Ainda assim os momentos mais aguardados, provavelmente de toda a franquia, que é o embate de Yoda contra o Imperador e de Obi-Wan contra Darth Vader estão lá, ligeiramente decepcionantes com uma edição frustrante de cenas de ação que só Star Wars sabe fazer e uma coreografia bizarra. Mas está tudo lá, amarrando pontas soltas, deixando uma ou outra ainda perdida e pavimentando o caminho para os filmes originais.
-
Eventos principais
  • Anakin resgata Palpatine e assassina Conde Dokku
  • Anakin menciona visões sobre a morte de Padmé
  • Obi-Wan é enviado para assassinar o General Grievous
  • Anakin é mandado para espionar Palpatine, mas acaba sendo manipulado por ele
  • Palpatine promete conhecimento para fazer Padmé viver e coloca Anakin contra os Jedi
  • Anakin ajuda Palpatine a matar o Mestre Jedi Mace Windu
  • A Ordem 66 é executada e os clones traem os Jedi, exterminando-os
  • O senado é dissolvido, a Republica cai e o Império se ergue
  • Anakin, agora Darth Vader, assassina crianças no templo Jedi em Coruscant
  • Darth Vader vai até Mustafar para eliminar os últimos líderes separatistas e trazer paz a galáxia
  • Yoda batalha contra Palpatine e é derrotado, partindo para o exílio
  • Obi-Wan luta contra Darth Vader e o derrota
  • Padmé morre dando a luz a dois filhos, Luke e Leia, que são separados ao nascimento
  • Bail Organa leva Leia como sua filha adotiva
  • Obi-Wan leva Luke até o padrasto de Anakin em Tatooine-

TARKIN - 14 anos ABY (est.) 
-
Um dos primeiros novos livros do novo canon, chamado apenas de Star Wars: Tarkin, mostra a história da Wilhuff Tarkin, militar de alto grau que odeia os Jedi, mas respeita Anakin/Darth Vader como vimos em Clone Wars.
-
O livro escrito por James Luceno, conta a história sobre como o Imperador, por mais que confie nas habilidades de Darth Vader, sabe que é necessário uma visão militar e cruel como a de Tarkin para certas tarefas e com isso mostra como o Wilhuff se transforma em um Grand Moff, esmagando pequenas insurgências e inícios de rebeliões aos decretos do ainda novo Império.
-
 
SENHORES DOS SITH - 11 anos ABY 
-
Apesar do canon ser novo e completamente controlado pela Disney, já há um pequeno erro na cronologia do livro Star Wars: Lords of the Sith. Tecnicamente o filme se passa 11 anos Antes da Batalha de Yavin, mas ele também indica que se passa antes dos eventos de Star Wars: Tarkin, o que é impossível, porque os eventos de Star Wars: Tarkin se passam 14 anos antes da batalha de Yavin.
-
Enfim, erros cronológicos a parte, Senhores dos Sith, escrito por Paul S. Kemp, conta uma rara missão em que o Imperador em pessoa vai resolver, acompanhado de seu novo aprendiz, Darth Vader.
-
Assim como aconteceu em Clone Wars, o planeta Ryloth está se rebelando contra o Império e eles são uma força a ser levada a sério. Em uma emboscada, a nave de Vader e Sidius cai no planeta, deixando o Imperador e seu aprendiz isolados em um terrenos inóspito e com diversos insurgente tentando assassiná-los. A situação põe a relação dos dois Siths a prova e explora os limites de seus laços que podem fazer com que sejam aliados vitoriosos ou adversários letais.
-
Fazendo uma participação especial no livro está Cham Syndulla, personagem de Clone Wars que também é pai de Hera Syndulla, uma das protagonistas de Rebels.
-

UM NOVO AMANHECER - 11 anos ABY 
-
Mais um livro do canon de Star Wars, onde dessa vez é contado a história prequel de dois personagens de Star Wars Rebels.

Escrito por John Jackson Miller, Star Wars: A New Dawn se passa seis anos antes da série animada e apesar de não ser o primeiro livro canon lançado, é a primeira narrativa criada pela Lucasfilm Story Group, que gerencia as histórias canon.
-
Na trama Kanan Jarrus, padawan que sobreviveu a Ordem 66 após sua mestre se sacrificar por ele (há também uma HQ canon sobre o personagem que se passa ao mesmo tempo que Clone Wars), vive sem chamar a atenção e sem arrumar problemas com o Império, até ele se ver em uma situação sem saída onde ele tem que escolher entre se entregar ao medo, ou lutar ao lado de insurgentes que ousaram desafiar o Império. Entre esses insurgentes está Hera Syndulla, filha de Cham Syndulla, mencionado acima e uma das protagonistas de Star Wars Rebels.

-
REBELS - 5 anos ABY 
-
Atual animação da Disney e coisa mais importante que está acontecendo com a franquia além dos filmes, obviamente. Star Wars Rebels conta a história de um grupo rebelde do planeta Lothar, liderados por Kanan e Hera, ambos mencionados acima.

A trama principal começa com os rebeldes descobrindo Ezra Bridger, um jovem que nasceu no mesmo dia que Luke Skywalker e que também é sensitivo a força e que começa a ser treinado como Jedi por Kanan.
-
A trama evolui o suficiente para que os rebeldes enfrentem Inquisidores, caçadores de Jedi treinados pelos Sith, além de lutarem contra o próprio Tarkin e Darth Vader, quando descobrem que existe uma rebelião muito maior acontecendo na galáxia. Rebelião essa controlada por Bail Organa e Ahsoka Tano, respectivamente pai adotivo de Leia e  ex-aprendiz de Darth Vader.
-
Eventos principais
  • Ezra Bridger, sensitivo da força, conhece um grupo de rebeldes, entre eles o padawan Kanan Jarrus
  • Os rebeldes de Lothar enfrentam agentes menores do Império com sucesso
  • Os rebeldes são derrotados por Tarkin, mas sobrevivem
  • Se destacando pelos seus feitos, os rebeldes de Lothar são abordados por uma rebelião ainda maior contra o Império
  • Rebeldes enfrentam e derrotam Inquisidores, agentes dos Sith treinados para caçar os Jedi sobrevivente
  • Ahsoka Tano e Bail Organa se revelam líderes da grande Rebelião
  • Ezra e Kanan batalham com Darth Vader e são derrotados, mas sobrevivem
  • Ahsoka percebe que Darth Vader é seu antigo mestre e vai em busca de respostas
  • Rex e outros Clones se juntam aos rebeldes
  • Novos Inquisidores são enviados para caçar Kanan, Ezra e Ahsoka
  • Sabine, membro do grupo de rebeldes de Lothar, é revelada membro do clã Viszla de Mandalore
    -

-
ROGUE ONE - 1 anos ABY 

Star Wars: Rogue One é o próximo filme da franquia, um spin-off que contará a história sobre o grupo rebelde que conseguiu roubar os planos da Estrela da Morte.

Pouco se sabe sobre a trama ainda, mas sabemos que ela incluirá um grupo de rebeldes sem qualquer Jedi envolvido e que o vilão da trama deve ser Tarkin, embora aparições de Darth Vader e Ahsoka Tano sejam rumores que podem se realizar.
-
O lançamento de Rogue One será no final de 2016.


EPISÓDIO 4: UMA NOVA ESPERANÇA - Ano 0 

O primeiro filme da saga que uma vez já se chamou apenas Star Wars, ou Guerra nas Estrelas na época, posteriormente ganhou diversas versões e “melhorias” de George Lucas e os subtítulos Episódio 4: Uma Nova Esperança.

Aqui foi onde tudo começou, com a Princesa Leia enviando uma mensagem a Obi-Wan Kenobi e Luke Skywalker a interceptando e entregando-a a quem viria a ser o seu mestre, além é claro de apresentar praticamente todos os personagens icônicos da franquia, como Tarkin, Darth Vader, Han Solo, Boba Fett, R2D2 e até o conceito do Imperador.
-
Além é claro do conceito guia de toda a trilogia original e provavelmente o conceito que sobreviveu até a nova trilogia, Rebeldes contra Império.
-
Eventos principais
  • A princesa Leia Organa é capturadaor Darth Vader, mas envia seus droids a Obi-Wan Kenobi a tempo
  • Os droids enviados a Obi-Wan acabam sob os cuidados de Luke, que encontra o velho Jedi
  • Obi-Wan conta suas lorotas sobre Anakin, pai de Luke, e Darth Vader serem pessoas diferentes
  • Obi-Wan e Luke recrutam Han Solo e Chewbacca para salvar a Princesa Leia
  • Darth Vader e Tarkin destroem o planeta Alderaan com a Estrela da Morte
  • Luke e Han salvam Leia
  • Darth Vader e Obi-Wan lutam novamente, dessa vez Obi-Wan é derrotado e desaparece magicamente morre
  • Após se reunir com Rebeldes, Luke participa da Batalha de Yavin e destrói a Estrela da Morte
  • Tarkin morre na batalha, Darth Vader sobrevive
  • Festinha de condecoração
    -

HERDEIRO DOS JEDI - Ano 0 

A história canon mais próxima ao filme original é o livro Star Wars: Heir to the Jedi escrito por Kevin Hearne. Essa história deveria ser parte de uma série de livros que acabou deixando de ser canon, mas foi adaptada como parte da nova linha de histórias canônicas da franquia.

A história é sobre Luke Skywalker imediatamente após a destruição da Estrela da Morte e sua condecoração pela Aliança Rebelde, onde ele recebe uma missão do próprio Almirante Ackbar e da Princesa Leia para resgatar um criptografo renomado cujo o Império sequestrou para usar suas habilidades.
-
O título do livro é uma homenagem ao livro de Timothy Zahn, Herdeiro do Império, que começou, ou pelo menos foi o título mais proeminente do inicio do  Universo Expandido de Star Wars.

 
PRINCESA LEIA - 1 anos DBY (est.) 

Das novas HQs da Marvel que estão sendo lançadas agora, muitas estão fora dessa timeline, a mais interessante talvez seja a focada exclusivamente na princesa Leia.

Star Wars: Leia conta a história após a destruição de Alderaan pela primeira Estrela da Morte, onde Leia abandona provisoriamente a Aliança Rebelde e parte para uma missão solo de reunir os sobreviventes do planeta espalhados pela galáxia em prol de tentar preservar a sua cultura.
-
Dentre os eventos da HQ até agora há uma visita a Naboo, menções a Darth Maul e a formação da tropa de Alderaan.

 
DARTH VADER - 1 anos DBY (est.) 

Além das HQs sobre a princesa Leia, o próprio Darth Vader também ganhou as suas HQs canônicas pela Marvel recentemente.

Diferente das HQs sobre sua filha perdida, as HQs de Vader falam sobre o momento em que ele descobre que o garoto que estava com Obi-Wan é Luke Skywalker, o seu filho perdido que o Imperador escondeu de si, quando disse no Episódio 3 que Padmé tinha morrido.
-
As HQs mostram cada vez mais uma mudança entre a relação de Vader e o Imperador vista em Lords of the Sith e começa a sugerir em Anakin as ideias de trair seu mestre e governar a galáxia ao lado do seu filho.

 
EPISÓDIO 5: O IMPÉRIO CONTRA-ATACA - 3 anos DBY 

Filme de 1980 dirigido por Irvin Kershner, professor de George Lucas, é amplamente considerado o melhor filme da franquia e coincidentemente é o que acontece menos coisas (importantes ou não) em sua duração, com o foco muito maior na ação do que na narrativa durante a maior parte do longa.

Também é o filme com o final surpreendente onde Darth Vader conta a Luke que ele é o seu pai, gerando uma cena clássica copiada e parodiada eternamente em outras obras.
-
O Episódio 5 apresentou outras dezenas de personagens importantes para a franquia, com destaque para Lando Calrissian e Boba Fett, dois nomes novos até esse momento na franquia, mas que hoje em dia qualquer fã de Star Wars conhece.
-
Eventos principais
  • Os rebeldes são atacados e derrotados em Hoth
  • Luke vai a Dagobah encontrar Yoda
  • Leia e Han são perseguidos por Boba Fett
  • Lando, amigo de Han Solo o trai e entrega Leia a Darth Vader
  • Luke treina com Yoda e volta para salvar seus amigos-
  • Leia admite que ama Han Solo, e ele sabe
  • Han Solo é congelado em carbonite
  • Luke batalha contra Darth Vader e perde uma mão
  • Luke descobre que Darth Vader é seu pai

EPISÓDIO 6: O RETORNO DE JEDI - 3 anos DBY

O 6° e por muito tempo último filme da cronologia da franquia Star Wars foi lançado no longínquo ano de 1983. A trama com o título mal traduzido por aqui conta a história imediatamente após os eventos do episódio 5 e é consideravelmente mais estufado de eventos que o filme anterior, não necessariamente melhor por isso.

Entre as diversas “melhorias” que George Lucas implementou no filme, ao final desse o ator Hayden Christensen que interpretou Anakin Skywalker na trilogia original aparece para Luke como fantasma da força e planetas como Naboo e Coruscant aparecem comemorando o “fim do Império”, embora dificilmente o Império tenha terminado no final do filme.
-
Eventos principais
  • Luke e sua equipe vão salvar Han no palácio de Jabba
  • Leia acaba “virando” escrava de Jabba
  • Han Solo é descongelado em carbonite
  • Jabba descobre o plano e decide jogar todos no poço de Sarlacc
  • Boba Fett “morre” por acidente quando Luke inicia um contra-ataque a Jabba
  • Luke volta a Daggobah
  • Luke reencontra Yoda, prestes a desaparecer magicamente morrer
  • Luke descobre que Leia é sua irmã gêmea
  • Os rebeldes preparam-se para atacar Endor por ordem de Mon Mothma
  • Com ajuda dos Ewoks, os rebeldes derrotam o Império em Endor
  • Um ataque armado espacial acontece contra a segunda Estrela da Morte
  • O Imperador entretanto, previu o ataque e como Ackbar diz: It’s a Trap!
  • Luke e Darth Vader lutam mais uma vez e Luke vence
  • Darth Vader em busca de redenção, derrota o Imperador e salva Luke
  • A segunda Estrela da Morte é destruída
  • Churrasco em Endor

IMPÉRIO DESPEDAÇADO - 4 anos DBY

Essa HQ é uma das mais importantes das que estão sendo publicadas atualmente, pois assim como o livro Marcas da Guerra, ela conta uma história após o Episódio 6 e que certamente vai levar a eventos importantes dos novos filmes.

Para começar pelos protagonistas. Quem lidera a trama dessa HQ é ninguém menos que Shara Bey e seu marido Kes Dameron, que também podem ser conhecidos por vocês como os pais de Poe Dameron, um dos protagonistas do episódio 7. Coincidentemente Dameron é o personagem sobre o qual nós mais sabemos do novo filme, graças a Shattered Empire.
-
O conflito principal é sobre algo chamado Operation Cinder, que é basicamente uma operação de segurança do Imperador com instruções para o Império para o caso dele vir a ser morto, o que… aconteceu.


LEVANTE - 4 anos DBY

Uma das menores entradas do novo canon e provavelmente a primeira a cair se for necessário, é o game Star Wars: Uprising. Jogo mobile que se passa após a Batalha em Endor e a destruição da segunda Estrela da Morte.

A trama do jogo é sobre uma batalha entre os Rebeldes e o Governador Adelhard e o Comandante Bragh, que se fecharam no Setor Anoat e instauraram por lá um reino de terror com as forças Imperiais que eles comandam. Nada muito diferente de algumas famosas histórias do Universo Expandido.



MARCAS DA GUERRA - 5 anos DBY

O livro Star Wars: Marcas da Guerra, a “tradução” do original Star Wars: Aftermath, é provavelmente o mais importante dos novos livros canon criados pela Lucasfilm Story Group, pois é o primeiro que conta alguma parte da trama que deve levar para a nova trilogia.

A trama escrita por Chuck Wendig mostra o contexto sociopolítico da galáxia após a queda de Palpatine, com o vácuo de poder deixado pelo líder do Império que faz com que diversas novas facções surjam em busca do controle da galáxia. E nesse mundo é onde um caçador de recompensas, um antigo piloto rebelde, um jovem com certos dons e um ex-agente imperial se unem involuntariamente para combater um grupo que pretende restabelecer a força do Império.
-
No livro, além dos personagens novos, estão Wedge Antilles, Almirante Ackbar, Mon Mothma e outros famosos rebeldes. Além de dar dicas sobre o destino de Boba Fett, indícios sobre o que pode vir a ser a Ordem de Cavaleiros de Ren e muito mais que provavelmente veremos nos novos filmes da franquia.


EPISÓDIO 7: O DESPERTAR DA FORÇA - 30 anos DBY
-
Pouquíssimo se sabe sobre a trama do Episódio 7: O Despertar da Força, exceto que teremos Rey, Finn e Poe Dameron como os novos protagonistas, além da volta de Han Solo, Chewbacca, Princesa Leia e até o Luke Skywalker que ainda está escondido nos vídeos.

O que mais nós sabemos? Bem, o filme tem alguns vilões extremamente legais, como a Capitã Phasma, o Kylo Ren e o General Lux e as facções são diferentes agora, no lugar do Império temos a Primeira Ordem e no lugar da Aliança Rebelde temos a Resistência.

Além disso sabemos que Kylo Ren tem uma espécie de obsessão por Darth Vader (quem nunca?) e pretende “continuar o que ele começou”, o que talvez queira dizer caçar os Jedi pela galáxia, ou jogar imperadores em poços bem fundos de Star Destroyers, só saberemos quando o filme estrear.

[ATUALIZADO COM INFOS DO FILME]

Eventos principais
  • Luke está desaparecido e a princesa Leia está a sua procura
  • Poe Dameron descobre o mapa para Luke, mas é capturado pela Primeira Ordem
  • O Stormtroper Finn deserta a Primeira Ordem e salva Poe Dameron
  • Em Jakku, Finn encontra o mapa para Luke e Rey, uma usuária da força
  • Rey e Finn param na Millenium Falcon e Han Solo a recupera
  • Rey descobre o sabre de luz de Anakin / Luke
  • Kylo Ren, filho de Han e Leia, captura Rey para conseguir o mapa para Luke
  • Na base Star Killer, Kylo Ren descobre que Rey pode usar a força
  • Kylo Ren conta para o Supremo Líder Snoke sobre Rey
  • Han Solo e Finn partem para a Star Killer para salvar a Rey e ajudar a destruí-la
  • Kylo Ren mata Han Solo, seu pai
  • Rey e Finn lutam contra Kylo Ren e Rey o derrota, cortando-lhe o braço e seu rosto
  • Poe Dameron destrói a base Star Killer
  • R2D2 e BB8 unem seus mapas e descobrem o caminho para Luke Skywalker
  • Rey vai ao encontro de Luke e lhe entrega seu sabre de luz
Bem, por enquanto acabou a nossa timeline, ainda existem uma ou outra obra canon menor que não está na lista, como um livro sobre o jogo Star Wars: Battlefront, ou as HQs sobre o Kanan, Lando ou Chewbacca, mas atualizaremos em breve.

Se você acha que faltou algum detalhe ou tem algum errinho na lista é só deixar aqui nos comentários para consertarmos.
Patreon de O Vértice