Unsung Story | Kickstarter extremamente promissor virou um escândalo


Eu estava escrevendo uma matéria sobre alguns dos melhores jogos indies que estão para ser lançados esse ano e decidi dar uma olhada em alguns dos jogos indies que eu mantenho no meu radar pessoal, os que eu mais aguardo ou os que mais prometam. Unsung Story particularmente foi um que eu fiz bastante propaganda na época em que seu Kickstarter estava no ar e foi a primeira vez na minha vida que eu decidi que valia a pena realmente contribuir com uma dessas campanhas. Infelizmente eu não o fiz na época por diversos motivos, falta de grana e esquecimento, principalmente.

Unsung Story é (deveria ser) em sua essência uma sequência espiritual de Final Fantasy Tactics produzida em parceria entre o estúdio Playdek e Yasumi Matsuno, o criador do jogo original da Square Enix, meu jogo favorito de todos os tempos, por isso a minha empolgação.

Foi em janeiro de 2014 que a campanha do Kickstarter do jogo foi ao ar, há última vez que eu escrevi sobre ele foi no fim de 2015 e o assunto do artigo era sobre como a Playdek não tinha mostrado absolutamente nada do jogo além de um único vídeo pavoroso de um minuto que eu sinceramente faria igual no Unity em algumas semanas de dedicação. 

O triste vídeo está abaixo:



Só para fins de comparação, esse abaixo é Final Fantasy Tactics, um jogo de 1997 (perdoem a resolução do trailer, pois ele é da época):



Desde que eu escrevi sobre o jogo a Playdek tinha se desculpado diversas vezes e tinha dito que ia melhorar a comunicação com o público e ia começar a cumprir suas promessas, desde então eu esqueci um pouco esse jogo e só voltei a ler sobre ele essa semana e qual não é a minha surpresa ao ver que o último update que o estúdio deu ao público, por acaso os seus investidores, foi em 24 de dezembro de 2016, o update fala de forma bem vazia e em poucos parágrafos sobre detalhes de um jogo que talvez nem exista e termina o update dizendo “No update do mês que vem nós vamos cobrir...” e mais algumas informações vagas sobre o mesmo algo que pode não existir. Sim, para a Playdek os meses tem pelo menos 120 dias, pois já estamos em abril e nem sinal do update prometido.

Obviamente isso poderia ser uma recaída, eles poderiam estar indo bem, mas começaram 2017 mal das pernas e por isso o problema. Mas não é o caso, desde outubro de 2015, há última vez que eu tinha escrito sobre o jogo e na época eles já estavam com problemas, até abril de 2017 a Playdek fez o total de 5 updates “mensais”, nenhum deles contendo mais nenhum vídeo ou uma única screenshot sequer do jogo. Pelo contrário, tudo que se falou sobre Unsung Story a partir de então era sobre como o jogo que deveria ser o novo Final Fantasy Tactics, “virou” um jogo multiplayer, entre aspas é claro, porque nem sabemos se existe jogo, quanto mais ele ter virado algo diferente.

As informações entre esses poucos updates que a Playdek deu ao público ainda são conflitantes, uma hora eles falaram que contrataram incríveis designers para o jogo, meses depois eles afirmam estar em uma parceria com uma grande empresa que ajudaria fornecendo alguns designers para o jogo e que tal parceria com a tal grande empresa seria confirmada oficialmente em breve... isso foi em setembro de 2016, ainda não houve confirmação. Além disso, nas artes conceituais usadas para vender a ideia, artes como essa que você vê acima desse parágrafo, eles mostram que o cenário e movimentação do jogo seria baseado em meios hexels ou triângulos, mas no vídeo que eles mostraram é o simples e velho quadradinho de sempre.

Unsung Story arrecadou 660 mil dólares doados por mais de 15 mil colaboradores, alguns desses doaram mais de 400 dólares cada. Bem, o valor não é absurdo para um jogo, mas vale dizer que não estamos falando de um jogo Triple A com uma qualidade absurda, com atores, captura de movimento, CGI, uma diversidade absurda de mecânicas de gameplay, engine, códigos, programadores nem nada, estamos falando de um jogo indie com escopo (que deveria ser) voltado para a trama e um sistema de tática que não é dos mais absurdos de serem feitos. Jogos indies estão hoje mais baratos do que nunca e de fato, grandes obras como Limbo e Braid, custaram apenas 200 mil para serem feitos.



Sim, veja o vídeo acima, esse é Braid um jogo que custou um terço do valor que a Playdek arrecadou para Unsung Story e é um jogo que não apenas foi muito bem recebido pelo público, como a crítica especializada adorou e alguns sites importantes chegaram a dar 10/10 para ele. Por outro lado, com mais de 3 vezes o valor, tudo de concreto que a Playdek conseguiu fazer foi aquilo que você consegue assistir alguns parágrafos.

Para mais uma de comparação, abaixo está o trailer do jogo Lost Souls Aside criado por Yang Bing, sim um jogo desse nível que parece um Triple A foi um cara sozinho em dois anos e o jogo custou virtualmente NADA!

Veja:



Então ok, o argumento de que 660 mil dólares não é tanto assim é válido apenas até certo ponto. E eu não digo que algo não poderia dar errado e o dinheiro da Playdek ter acabado no meio do caminho ou até no início do caminho, mas deveria haver um caminho, ao menos algo a ser mostrado. Creio que se uma build jogável de qualidade fosse apresentada hoje ao público, quase todo mundo investiria novamente os valores necessário para terminar o game caso tivesse faltado grana, mas nada é apresentado.

Enquanto isso, uma a cada todas as mensagens e comentários nos updates do estúdio sobre o jogo são extremamente negativas. Não é aquela negatividade comum de internet é negatividade em um nível jurídico, com ameaças de processo e pedidos de ressarcimento, até acusações de a Playdek é apenas um grupo de vigaristas e que todo a campanha tenha sido uma forma de roubar dinheiro.

O mais impressionante, porém, é que a cada 5 meses em seus “updates mensais”, a Playdek se dirige aos seus investidores como se “houvesse algum criticismo” em relação a ela e não como se o mundo estivesse literalmente pegando fogo ao seu redor, que é uma forma mais precisa de descrever a situação. O estúdio não se pronunciou publicamente sobre as centenas de pedidos de ressarcimento, mas de acordo com uma matéria da Forbes do ano passado sobre o escândalo, a Playdek “não estará oferecendo ressarcimentos. O que está dentro de seus deveres legais, ainda que seja uma forma vergonhosa de se administrar um negócio”.

A Playdek Games foi fundada em 2011, mas antes de ter esse nome eles eram uma empresa subsidiaria da falida THQ. Como Incenerator Studios, a equipe lançou seis jogos no período de 2006 até 2011, após trocar para o nome atual, a empresa se especializou a lançar adaptações de Jogos de Tabuleiro para versões de IOS. De 2011 para cá foram 11 jogos nesse estilo, incluindo Twilight Struggle que foi lançado em 2016, único jogo que o estúdio fez após janeiro de 2014 quando iniciou o Kickstarter de Unsung Story.

A quantidade de lançamentos do estúdio e sua antiga filiação com a THQ provam que eles não são “vigaristas” profissionais por assim dizer, mas por outro lado, a qualidade dos jogos lançados prova também que talvez a Playdek tenha mordido mais do que consegue mastigar e a tarefa de fazer o novo “Final Fantasy Tactics” esteja muito além das suas capacidades. O que seria um erro, mas ao menos seria um erro honesto, por outro lado se esse for mesmo o caso o melhor a se fazer seria consultar um advogado e ver as implicações legais do problema e admitir honestamente o erro para os colaboradores e investidores.

Tendo lançado um jogo em 2016 e algumas atualizações de jogos anteriores após a campanha no Kickstarter, muita gente especula que o estúdio investiu essa grana em projetos mais “fáceis” para quem sabe obter rentabilidade posterior e produzir Unsung Story com mais folga, uma aposta que pode ter dado muito errado e isso impediria o ressarcimento de quem está exigindo seu dinheiro de volta, além de significar para os raros esperançosos que o jogo é de fato uma história que nunca será cantada.

Mas espero estar errado, quem sabe ainda mês que vem ganhamos um novo updates com algo inesperado, como uma screenshot? Ou uma arte conceitual nova e o otimista em mim ainda acredita que em um segundo update esse ano, talvez em dezembro, a gente receba alguma coisa mais concreta, como um trailer de 30 segundos ou algo assim.
Patreon de O Vértice