Destiny 2 é legal e tal, mas parece mais uma DLC do original do que um novo jogo
Eu estou apaixonado por Destiny 2, tudo que eu vi durante a mais de uma hora de evento mostrando a gameplay do jogo foi fantástico (veja o evento completo AQUI), mas isso porque eu amo Destiny 1 e tudo que eu vi no Destiny 2, poderia muito bem ser uma DLC do jogo que nós temos hoje.
Novas subclasses? Tivemos na DLC The Taken King. Assaltos um pouquinho mais complexos? Tivemos nas duas últimas atualizações gratuitas. Novos lugares para explorar? The Taken King cobriu isso em partes. Missões mais cinematográficas? Isso de fato é muito bem vindo, mas a mesma The Taken King arranhou esse conceito. Enfim, a única coisa verdadeiramente nova mostrada em Destiny 2 está relacionada a matchmaking, o que convenhamos não é nada empolgante. Eu tenho certeza que alguma DLC cobriria isso também se a Bungie quisesse.
O look and feel e os menus continuam idênticos e isso tem seus pontos positivos, ainda que possa render um bom debate, a forma como os equipamentos funcionam, a forma como as classes e subclasses funcionam eu até entendo permanecerem iguais, a regra é clara, se está no lore não pode ser mudado. Mas por que as mecânicas bobas e sem imaginação do primeiro Destiny, que estavam lá como um tapa buraco, continuam? Um exemplo disso são as naves, o lore de Destiny não diz que naves servem apenas como tela de loading. Os guardiões usam as suas naves para viajar para lá e pra cá, não caberia uma mecânica para elas a não ser se tornarem novamente telas de load customizadas? Quem sabe pilotar a nossa nave? Melhor, pilotar a nossa nave em batalhas espaciais, coisa que seria uma novidade completa no jogo? Ou pelo menos usar as nossas naves como uma nova casa particular agora que a torre caiu. Seria outra mecânica nova um pouco mais simples.
Não há absolutamente nenhuma mecânica nova em Destiny 2, exceto que agora temos matchmaking para pelo menos um jogador aleatório nas Raids e que você vai poder criar bandeirinhas para o seu clã, que ficará mais destacado como um clã dentro do jogo, com premiações e coisas assim. Ah sim, como pude esquecer? Agora cada personagem tem uma habilidade extra além da granada e do golpe corpo a corpo... mas espera, isso já tinha vindo no The Taken King também, inclusive a habilidade extra do caçador é a basicamente a mesma da terceira subclasse lançada na DLC do Oryx.
Durante o evento a Bungie disponibilizou o primeiro assalto jogável para três jogadores (que você pode ver no vídeo acima) e por mais que esse assalto seja fantástico para os padrões Destiny, ver ele é um pouco decepcionante, pois basicamente estamos vendo o mesmo jogo que foi lançado em 2014, os mesmos inimigos (um ou outro novo, mas no geral o mesmo arquétipo e o mesmo conceito visual), até os mesmos assets do Destiny 1 estão no 2. O planeta, novo, é basicamente Vênus com mais cores. Repare no vídeo, os mesmos cubos com rugas angulares, os mesmos pedaços de construção não finalizados, os mesmos pontos de luz despropositais em enormes colunas cinzas igualmente sem propósito, as mesmas plataformas que aparecem e desaparecem, os mesmos portais que arremessam seu personagem para kilometros de distancia... as mesmas decidas intermináveis até quase chegar ao centro do planeta. Eu nem duvidaria se na verdade a Bungie dissesse que se enganou e mostrou vídeos de Destiny 1 sem querer.
Aí você defende: "Ah, mas essa é a arquitetura dos Vex, eles não podem mudar isso". Repensa então essa arquitetura, mantendo o principio básico, mas sem copiar e colar os mesmos assets. Muda pelo menos o cubo para um polígono triangular, pelo amor do Viajante.
Aí você defende: "Ah, mas essa é a arquitetura dos Vex, eles não podem mudar isso". Repensa então essa arquitetura, mantendo o principio básico, mas sem copiar e colar os mesmos assets. Muda pelo menos o cubo para um polígono triangular, pelo amor do Viajante.
Em determinado momento do assalto acontece algo incrível, uma grande estrutura do cenário se torna mais perigosa para os jogadores e para os inimigos do que o tiroteio que está rolando entre eles. O tamanho da coisa e a forma como ela é utilizada é impressionante, certamente esse é o selling point desse assalto e todos vão se referir a ele como "o assalto da maquina de furar gigante", entretanto por mais legal que seja em Destiny, não é nada que nós não tenhamos visto em outros jogos e pra ser honesto, nada que o próprio Destiny já não tenha ensaiado com a raid da DLC Rise of Iron.
Como um grande fã de Destiny 1, eu estou certamente feliz com o que vi no Destiny 2 e bastante empolgado para que chegue setembro e eu possa refazer meu Arcano. Como gamer, eu não estou nem um pouco impressionado e até bastante frustrado com o que vi. Vamos lá Bungie, vocês conseguem fazer algo melhor do que isso.