Firewatch é um jogo sobre fugir de seus problemas


Por diversas vezes em nossa vida nos deparamos com alguma situação ou problema que nos faz querer largar tudo para trás e ir viver em algum lugar isolado, onde nenhum problema ou ruído possa te afetar. Um lugar onde possamos organizar nossos pensamentos sem nenhuma preocupação ou atividade a cumprir. Não há nada de errado com isso, afinal a agitação da vida urbana acaba por nos fazer desejar por isso, e Firewatch é um jogo sobre isso, sobre escapar de uma realidade cheia de problemas e ir para um lugar isolado para poder fugir da conturbada realidade que o cerca.

Em Firewatch, você é Henry, uma pessoa que tem uma vida conturbada que envolve uma doença em alguém que você ama e não sabe como lidar com isso e com as pessoas que cercam o seu ciclo social e toma a precipitada e escapatória decisão de ir trabalhar como vigia em uma floresta. Lá você se isola de toda uma vida e de uma comunicação externa com a sociedade e tem contato com apenas outra pessoa: Delilah, sua supervisora. Você não a vê pessoalmente, mas mesmo assim consegue estabelecer um laço com ela - Ambos tentaram escapar de problemas na sua vida indo para a floresta.

Ter alguém que você não consegue ver e mal sabe sobre seu passado, mas tem a estranha sensação de familiaridade e intimidade não é tão estranho quando ambos estão na mesma situação, mesmo ela estando lá a mais tempo que você. Ela é simpática e ambos têm algo em comum, a natureza. Lá vocês podem formar uma amizade, uma história sem nenhum empecilho da vida urbana, afinal não são muitas as responsabilidades de um guarda florestal numa floresta onde quase ninguém vai. Lá não há tempo limite, prazos apertados, pessoas lhe cobrando por algo. Lá todo espaço é o seu espaço.

Quando tiramos um certo problema de plot que Firewatch tem ao tentar inserir um mistério nessa floresta, é perceptível que ele sabe contar como é a transição de alguém que viveu por muito tempo sobre o peso da sociedade moderna indo para um lugar não tocado pela urbanização e que não há nada a se ouvir além da própria vida que lá existe e como essa vida lá ao lado de um novo conhecido - Já que vale lembrar parte do isolamento é deixar para trás até mesmo pessoas queridas  - É de fato relaxante e serve para repensar conceitos.

Independente da idade, todos em algum momento sentem a necessidade de ir para algum lugar longe, onde não se possa ter nada com o que se preocupar, um momento de silêncio é que muitas vezes se sentimos que precisamos e que é a única forma de se livrar do peso social amontoado.

Firewatch é isso. É uma história sobre uma pessoa com problemas que apenas quer fugir deles, e poder se sentir em paz ou pelo menos em alívio. É sobre ser humano, sobre poder se confortar ao lado de alguém que passa por algo semelhante, afinal sempre nos sentimos melhor ao sabermos que há pelo menos uma pessoa em uma situação parecida com a nossa.
Patreon de O Vértice