Como criar um jogo? | Parte 2 – Escolhendo a Ferramenta
Com algumas exceções, um jogo é basicamente um conjunto de objetos que interage com outros objetos, os objetos podem ser muito complexos e as interações absurdamente detalhadas através de milhares de linhas códigos e você mesmo pode fazer isso, contudo isso exige um certo conhecimento e um certo estudo.
"Computadores são burros". Eles só fazem o que você manda e para você mandar neles você tem que falar a língua deles, o problema com computadores é que simplesmente há línguas demais, ele fala línguas demais, dentre elas C, Phyton, Php, CSS e dezenas de outras e para criar um jogo você certamente precisaria aprender uma língua dessas, provavelmente C. Mas assim como você não precisa falar uma língua especial para abrir e fechar janelas e gerenciar arquivos no seu PC, graças a interface visual do Windows ou do Mac, também há interfaces visuais para criar games, algumas delas quase tão simples quanto o próprio Windows (palavra chave é QUASE).
Esse momento é provavelmente a parte mais importante dessa série, pois é a hora em que você vai decidir quais ferramentas você usará para criar seus objetos e fazê-los interagirem uns com os outros. É aqui nesse momento que você vai saber se você vai demorar dias até ler o próximo capítulo da série ou meses.
Esse momento é provavelmente a parte mais importante dessa série, pois é a hora em que você vai decidir quais ferramentas você usará para criar seus objetos e fazê-los interagirem uns com os outros. É aqui nesse momento que você vai saber se você vai demorar dias até ler o próximo capítulo da série ou meses.
Você tem duas opções: Se você está realmente interessado em criar games de verdade, para valer mesmo, de forma profissional eu tenho um conselho a te dar, pegue um engine profissional e aprenda tudo o necessário nela, não tudo mesmo, pelo menos o necessário para criar o game que você conceituou no último post. Depois que você terminar esse game, se você terminá-lo com sucesso, você provavelmente vai estar apto a se promover como um game creator e eu estarei orgulhoso de você.
A segunda opção é para o caso de você querer primeiro testar antes de se aventurar e tentar se imergir em uma engine verdadeiramente profissional, você pode usar uma engine mais simples e mais simpática ao usuário. Em ambos os casos, não se preocupe, há opções gratuitas para você.
Se você escolheu a primeira opção, há as seguintes engines:
A segunda opção é para o caso de você querer primeiro testar antes de se aventurar e tentar se imergir em uma engine verdadeiramente profissional, você pode usar uma engine mais simples e mais simpática ao usuário. Em ambos os casos, não se preocupe, há opções gratuitas para você.
Se você escolheu a primeira opção, há as seguintes engines:
- Unity
- GameMaker
- Unreal Engine 4
Se você escolheu a segunda opção, você pode contar com essas engines:
- GameSalad
- Flixel
- Stencyl
- Construct 2
- GG Maker
- IG Maker
- RPG Maker
- Muitas outras...
No final tudo é uma questão também de que gênero e que conceito você definiu para seu jogo.
Para ter uma ideia, Kingdom Hearts 3 está sendo criado na UnReal Engine 4, a série Batman: Arkham foi criada por ela, essa engine é usada pela Epic Games (criadora de Gears of Wars e que está lançando Paragon) e que agora é gratuita, embora você precise pagar 5% do lucro do game que você criou com a engine de volta para a Epic Games, o que é um bom negócio. A UnReal Engine 4 é de longe a melhor de todas essas engines e se você estiver mesmo afim de se aventurar de cabeça nessa área, aprenda a usar essa (vale a dica de que seu PC tem que ser muito bom para usar essa engine de forma eficiente). A Unity, é igualmente profissional e foi a engine que criou diversos jogos que você ama, existem versões pagas dela com muito mais opções, mas você pode usar a versão gratuita sem problema.
A GameMaker, que está na lista da "primeira opção", na verdade poderia ser um meio termo, se você não estiver tão ansioso para virar um criador de games de verdade, talvez valesse a pena você brincar um pouco com algumas das engines da 2° lista e passar para a GameMaker e depois passar para algo mais avançado como a Unity ou a UnReal Engine. Jogos famosos como Hotline Miami, Spelunky e Gunpoint foram criados com a GameMaker.
As engines da segunda lista tem as mais variadas opções, todas elas são incrivelmente mais amigáveis ao usuário comum do que as três primeiras, embora em diferentes níveis. Todos têm algum tipo de versão gratuita e todas criaram milhares de jogos que talvez você já tenha jogado ou talvez você nunca tenha ouvido falar.
Um coisa em comum sobre QUASE todas, é que elas tem sistemas de importação para diversas plataformas como iPhone, Android, IOS, PC e tudo mais, algumas permitem até importar para consoles, embora o trabalho seja um pouco mais complexo.
Como escolher a sua plataforma? Eu já te dei opiniões sobre o GameMaker, UnReal Engine 4 e Unity, agora sobre essas outras engines? Bem, descubra qual se encaixa melhor com o estilo de jogo que você conceituou no último passo, procure saber os jogos criados nela e se são bons, se não são bons tente descobrir a razão disso. Um detalhe muito importante, você não precisa aprender todas essas engines de base, você pode aprender uma só, portanto é vital você escolher muito bem qual será a sua engine de base de estimação, um detalhe que vale a pena verificar antes de fazer a sua escolha é ver como é a comunidade que cria coisas para essas engines, se eles são ativos, se eles são amigáveis e esse tipo de coisa.
Escolha bem, procure alguns tutoriais básicos (saber inglês faz muita diferença), comece a brincar com algumas coisas e leia o nosso próximo post dessa série na semana que vem.
PS: Existem diversas outras engines que ou não sou gratuitas ou não estão abertas ao público geral.
PS: Existem diversas outras engines que ou não sou gratuitas ou não estão abertas ao público geral.
Nosso Jogo
Depois de avaliar um pouco as Engines, de cara a minha primeira opção foi o GameSalad, por ter uma interface interessante, fácil e intuitiva. Usando a engine por pouco menos que três hora eu tinha um jogo (na verdade eu tinha "algo") funcional, um personagem controlável, um objetivo e uma forma de vencê-lo, contudo eu notei que o GameSalad tem algumas limitações irritantes. Ele só te deixa usá-lo gratuitamente por 5 dias, não mais do que isso e por mais que você consiga criar versões para várias plataformas mobile (não Windows Phone), para PC você só pode criar algo se você upar para loja deles e eu quero demonstrar um jogo pronto por propósitos simples e isso é burocrático demais. Ainda assim, se você estiver afim de pagar a versão PRO do GameSalad vale MUITO a pena, mas eu decidi trocar minha engine inicial.
Eu dei uma olhada em algumas engines semelhantes a GameSalad, que são bem simples e que permitem que você cumpra o seu objetivo, se ele não for muito ambicioso. Por outro lado, eu realmente gostei da ideia de fazer jogos após brincar um pouco com isso e por isso quis arriscar algo mais profissional imediatamente e parti para a Unity... só para desistir depois de meia hora não entendendo absolutamente nada e voltar um passo para o Game Maker.
O Game Maker é infinitamente mais simples do que a Unity, mas por outro lado é bastante mais complexo que o GameSalad, mas nada que você não consiga aprender depois de olhar alguns bons tutoriais que foi o que eu fiz e eu finalmente fiz a minha escolha, o meu prototipo de game será construido no Game Maker... a propósito, uma das inspirações para o que eu quero fazer é o jogo recém lançado Hyper Light Drifter e foi uma surpresa descobrir que esse game também foi criado no Game Maker.