Como criar um jogo? | Parte 1 – O conceito
Como criar um jogo de videogame? Uma velha pergunta que qualquer gamer criativo e com aspirações artísticas gostaria de saber. A boa parte dessa pergunta é que a resposta é que não é tão difícil assim criar um jogo, na verdade qualquer m com um pouco de paciência e dedicação pode criar um jogo.
Tudo bem, nem todo mundo, a sua avó e seu avô certamente teriam alguma dificuldade, mas se você sabe um pouquinho de tudo como a maioria das pessoas da sua idade sabem, seja lá qual for a sua idade, você deve ter o conhecimento básico para a tarefa e a capacidade de adquirir mais algum conhecimento que seja um pouco mais especifico.
Relacionado: Entrevista com o porta-voz da escola SAGA sobre o mercado de animação e games
Essa matéria vai ser bem longa, talvez a mais longa que o Vértice já fez e está prevista para durar entre 8 ou 7 partes, essa primeira parte vai focar no conceito, que é o passo inicial para qualquer game que já foi feito na história da humanidade.
Eu nunca criei um jogo na minha vida, apenas pesquisei bastante sobre o assunto e para provar o meu ponto que qualquer pessoa pode criar um game, eu vou criar um junto com vocês enquanto eu posto cada post dessa série.
Para o caso de você estar acompanhando a série enquanto ela está sendo lançada, saiba que devemos lançar um post por semana, exceto o segundo que já está pronto, o que significa que você pode ir com calma, ler cuidadosamente cada etapa e pensar bem no que você vai fazer e no que você vai precisar.
Agora, chega de papo e vamos ao post de verdade.
Criando o Conceito
Assim como estúdios como a Blizzard, Ubisoft e Bethesda entregam jogos Triple A sensacionais todos os anos para nossas plataformas, estúdios como Warner, Disney e Universal entregam filmes Blockbusters todos os anos para os cinemas. Mas todos sabem que com uma câmera você pode fazer um filme caseiro se você souber o que está fazendo e com um PC e as ferramentas certas, o mesmo vale para jogos.
Toda criação de jogo, antes de ser iniciada, precisa ter definida uma pergunta simples: Que tipo de jogo será criado?
Você quer fazer um shooter? Você tem ferramentas para isso. Você quer fazer um jogo de luta? Você também tem ferramentas para isso. Você quer fazer um RPG? Existe uma ferramenta até bem óbvia chamada RPG Maker para isso e existem outras até mais profissionais. Você quer fazer um jogo de plataforma? Você tem muitas ferramentas para isso.
Essas ferramentas geralmente se chamam Engines, e você já ouviu falar delas, elas são o equivalente de uma Câmera para quem quer gravar um filme caseiro. Mas diferentes de câmeras, algumas delas são gratuitas ou muito baratas. Eu vou levar em consideração de que, já que esse post é voltado para quem é um completo novato na área, nenhum de vocês leitores vai querer gastar algo apenas com um teste.
Nesse caso, é melhor manter o jogo simples por enquanto, não vamos tentar (e falhar obviamente) criar o próximo Bioshock Infinite, vamos pensar em o que queremos com o jogo nos seguintes termos.
- Gênero - Plataforma? Corrida? Luta?
- Visual - 2D? 3D?
- Objetivo - Não precisa haver uma história, mas no mínimo um objetivo o jogo deve ter.
- Plataforma - PC, Consoles, Mobile
- Interação - Controle, Teclado e Mouse, Touchpad
Agora que você tem esses pontos em mente, você tem que parar e pensar no que exatamente você quer com o seu jogo, no que você quer criar, siga a sua intuição e saiba que o que parece ser mais fácil de fazer na teoria, geralmente é mais fácil mesmo na prática.
Quando você tiver isso tudo pronto, quando você tiver um conceito, bem... leia a próxima parte da série.
Nosso Jogo
Como eu falei que ia, para provar meu ponto, fazer junto com vocês um game do zero e sem qualquer experiencia anterior, apenas para ilustrar a matéria, cá está o conceito do jogo (sem nome) que estou criando em tempo real enquanto escrevo.
Visual: “Top-Down” 2D
Plataforma: PC
Interação: Teclado / Mouse
Cenas: 3 levels
Objetos: 1 personagem jogável, 2 inimigos diferentes, 1 boss
Telas: 2
Atributos: HP e STAMINA
Assets: Sprites de personagem jogável, sprites de inimigos, sprites do boss, tiles de 3 cenários diferentes
-
Interação: Teclado / Mouse
Cenas: 3 levels
Objetos: 1 personagem jogável, 2 inimigos diferentes, 1 boss
Telas: 2
Atributos: HP e STAMINA
Assets: Sprites de personagem jogável, sprites de inimigos, sprites do boss, tiles de 3 cenários diferentes
-
Então, será que vamos conseguir? Leia o próximo post dessa série que já está no ar AQUI!
Sumário
Parte 1 – O conceito
Parte 2 – Escolhendo a Ferramenta
Sumário
Parte 1 – O conceito
Parte 2 – Escolhendo a Ferramenta