Star Wars Rebels – 2° Temporada | Crítica


Se eu indiquei a 2° temporada de Star Wars Rebels para você graças a promessa de melhora que os trailers mostraram, bem, minhas sinceras desculpas, eu falhei com você! Mas sabe o que é o pior? Por mais que basicamente todos os adjetivos que eu vá usar nos próximos parágrafos não sejam nada lisonjeiros, já dou um spoiler do final do meu review, sim, eu vou indicar a 3° temporada novamente, mesmo não sabendo nada do que vai acontecer nela, ela pode ser muito boa APESAR do que a série foi esse ano e no ano anterior.

O primeiro ano de Star Wars Rebels foi bobo, chato, deslocado do universo Star Wars como um todo, embora use claramente o setting pré-Episódio 4 e ainda lotado de péssimos personagens, mas terminou em um tom alto, trazendo de volta Ahsoka Tano, personagem queridíssima da incrível série de animação Star Wars: The Clone Wars.

O segundo ano, graças aos trailers, prometeu algo que não se cumpriu. Trazer de volta bons personagens e dar espaço a eles tanto quanto aos péssimos protagonistas e até dar um destaque maior ao background da tripulação da Ghost, e quem sabe dar um arco e alguma personalidade a eles, já que eles carecem tanto disso, como a Sabine que agora sabemos é descendente de Pré-Vizsla, embora isso não signifique nada além de uma frase de efeito em um episódio. Sim, essas promessas foram em vão.


Os clones voltaram de uma forma boba e tirando um ou dois episódios, o Capitão Rex mal tinha o que fazer na “trama”. Ahsoka foi usada de forma genérica em todos os poucos episódios que apareceu, exceto nos dois primeiros e nos dois últimos. Hondo Onaka também não se deu bem, embora tenha mantido o seu charme, estava sempre em tramas vazias e bobas.

O grande problema, admitido, de Star Wars Rebels é a incapacidade de fazer mudanças num cenário maior de Star Wars, o que acaba limitando a série a fazer episódios com tramas aleatórias e genéricas. Somado a isso estão os seus personagens que são pouco mais do que arquétipos simplistas cheios de piadas infantis mal calibradas, como as que acontecem em quase todos os episódios onde alguém correndo bate de cabeça em outro alguém correndo e ambos caem no chão, ou passando a mão na cabeça ou gargalhando. Isso não é humor para crianças, isso talvez seja humor para bebês.

Eu não entendo quem defende toda essa bobagem de Star Wars Rebels dizendo que a série é para crianças, pois eu sempre escuto que filmes como Os Vingadores são para crianças, mas eu nunca vi o Homem de Ferro batendo de cabeça no Capitão América e ambos caindo de bunda no chão e em seguida dando uma gargalhada. Crianças não são idiotas, aceitar que Rebels é bobo porque é "para crianças" é a mesma coisa que dizer que animações como Young Justice, Liga da Justiça - Sem Limites, Naruto e o próprio Star Wars: The Clone Wars eram para adultos, coisa que não eram.

Eu admiro Dave Filoni e acho ele um dos nomes mais importantes de toda a criação do universo Star Wars para mim, eu gosto de como ele pensa em Star Wars como um todo, mas é difícil até reconhecer ele como o líder dessa nova animação, lembrando de tudo de bom que ele já fez no seu trabalho anterior na saga.

Já que a dificuldade em criar histórias em Rebels é não danificar o cânone, pois a série também é cânone por mais absurdo que pareça, crie arcos próprios e desvencilhados do Episódio 4, no lugar de mostrar o passado Mandaloriano de Sabine durante 5 minutos em um único episódio genérico de 20 minutos, dê a ela um arco importante. No lugar de usar Darth Vader e Tarkin com extremo cuidado, pois não podem ferir a caracterização original dos personagens em outras obras, dê um vilão decente e inédito para os heróis combater.

O problema da péssima animação já foi revelado em entrevistas que é graças a limitação de dinheiro que a Disney os permite, mas será que não dá para fazer uma série menos episódios e com mais qualidade? No lugar de 22 por temporada, que tal 16? A maioria dos episódios não fazem mesmo falta, é apenas a missão genérica da semana com os personagens tendo que pegar um carregamento da coisa que você escolher e levar para o lugar aleatório que você estiver pensando. Será também que não seria possível trabalhar melhor as lutas de sabre de luz? Depois de vermos coisas épicas como “Palpatine vs Darth Maul” e “Darth Maul vs Pré-Vizsla” em Clone Wars, todas as lutas de Rebels são terrivelmente genéricas, até mesmo a tão esperada batalha entre Ahsoka e Vader não é nada demais.

E o que eu falho em compreender é o fato de que sabermos que o que rende dinheiro para a desenhos animados é a venda de bonecos, por isso não seria interessante fazer personagens legais para vender em caixas com a logo mais famosa do mundo? Além do design de todos os personagens tripulantes da Ghost ser bem feio (talvez a Hera se salve), os personagens são pateticamente tolos. E o exemplo está aí, Rey, Finn, BB-8, Poe Dameron e Kylo Ren são personagens brilhantes, em 2 horas e poucos minutos de filme J.J. Abrams criou pelo menos 4 personagens espetaculares e marcantes e ainda revisou diversos personagens lendários e fez jus a todos eles e as crianças que nunca assistiram Star Wars na vida saíram dos cinemas apaixonadas, querendo comprar loucamente os seus bonecos. E o engraçado é que eu não vi em nenhum momento a Rey e o Chewbacca batendo de cabeça, caindo de bunda e rindo. Kylo Ren mata e é de certa forma assustador e isso não impediu nenhuma criança de assistir e amar o filme.

Porque eu assisto isso então? Simples, é Star Wars! Além disso Dave Filoni me prometeu algo no final da primeira temporada, trazer uma das minhas personagens favoritas da franquia e colocá-la no momento mais importante e mais emocional de toda a sua história. Mas em 480 minutos de temporada, ele reservou apenas 4 minutos para esse acontecimento em meio a um mar de tramas genéricas e piadas bobas.

Eu vou parar de assistir? Bem, Filoni não deixou claro se Ahsoka morreu ou viveu após NÃO MOSTRAR a batalha dela com Vader, que foi a grande promessa para a 2° temporada e que o que vimos sobre ela após aquilo pode ser esperançoso ou um simbolismo para a morte.  Por outro lado, ele também disse que ainda há mais histórias para contar sobre a personagem, mas não em Rebels. Eu desistiria da animação por aí, eu só não abandonei na primeira temporada por Ahsoka, mas por outro lado ele também trouxe Darth Maul de volta e assim como ele fez em Clone Wars, Maul deu uma nova vida a série nos dois episódios em que ele apareceu e talvez valha a pena ver o que vai acontecer a partir de agora.

Assim como Maul era um arco imprevisto em Clone Wars e que liberava a série para fazer qualquer coisa com ele sem ferir o Episódio 3 (Conde Dooku era um vilão problemático para isso como Darth Vader é agora), talvez Dave Filoni faça o mesmo para Rebels e isso pode salvar a série, ou melhor fazer ela virar de fato uma série, uma série sobre personagens e com uma história própria e não só arquétipos crus agindo genericamente no plano de fundo de uma história muito maior já contada há 3 décadas atrás.

Não que nenhum episódio tenha sido bom, surpreendentemente a série teve seus bons momentos esse ano, mas eles eram poucos e ficaram tão diluídos que mal dá para lembrar agora que terminou. No geral Star Wars Rebels é terrível e mesmo as poucas coisas boas que ela tem acabam desperdiçadas, mas ela sempre dá uma esperança de uma melhora absurda para o seu próximo ano e eu certamente vou dar mais uma chance e acho que talvez você deva dar outra também, mas para mim pelo menos, essa será a última.
-
Patreon de O Vértice