Explicando o cenário político brasileiro atual com personagens de Game of Thrones


Dilma / Joffrey

Sucessor (a) de uma dinastia que tomou o poder com a promessa de dar novo fôlego ao Brasil / Westeros, mas destruiu tudo o que o seu antecessor construiu e causou o caos no reino com sua total inabilidade de governar, somado a isso uma guerra se iniciou por seu cargo, já que todos acham que tem mais direito que ela de estar no trono de ferro / na presidência. Todo mundo a (o) odeia e quer que ele (a) morra / saia do poder... ou morra mesmo.


Lula / Jon Snow

Não é necessariamente inteligente e "não sabe de nada", mas era uma grande promessa, um bom líder e bastante carismático, possivelmente o escolhido para salvar o povo (brasileiro), mas acabou indo para o lado dos selvagens / corrupção por um tempo e se esbaldou até não poder mais por lá. Está tentando voltar ao topo do Governo / Muralha, mas não sabemos se vai sobreviver a isso. Talvez volte a vida / a presidência em 2018 / 6° temporada. Se voltar vai representar e ser o líder supremo da esquerda / os Starks, mas eles já estão basicamente sem forças.


Governo / Muralha

É um lugar que foi feito para proteger o reino, mas no final das contas só bandidos, ladrões e as piores pessoas no geral trabalham por lá. Fazer o trabalho eles até fazem, mas tudo poderia estar MUITO melhor.


Eduardo Cunha / Balon Greyjoy

Tem o seu próprio trono e até influencia muito na bagunça que está acontecendo, odeia a esquerda / Starks e quer derrubá-los por magoas do passado. É implacável da pior forma possível e seu reino é baseado em crimes e ideais tortos, ele está lutando contra a esquerda / Starks, mas a oposição de direita / Lannisters parecem não gostar mais dele e não querem uma aliança formal hoje em dia, embora deixe-o combater seus inimigos em comum livremente sempre que possível. Todo mundo sabe que ele vai morrer / ser caçado no final, mas por incrível que pareça ainda não aconteceu. Suas ações parecem inspiradas por um ser superior, o Deus Afogado / Frank Underwood.


Jair Bolsonaro / Stannis Baratheon

Stannis matou o próprio irmão homossexual por se sentir ameaçado por ele. Para Bolsonaro / Stannis “bandido bom é bandido morto”, e ele provou isso cortando os dedos do seu mais fiel seguidor por roubo. Acha que pode governar através da força e do autoritarismo, está contra Dilma / Joffrey, mas no fundo é incompetente e baseia tudo o que faz em bravatas sobre ser incorruptível e preceitos retrógrados de uma religião. Tem seguidores cegos que agem contra seus próprios interesses ao apoia-lo, mas uma hora fará algo grave demais até para eles e por sorte deve ser só uma ameaça que nunca vai se concretizar. Um falso escolhido que se iludiu e iludiu muitos outros.


Michel Temer / Margaery Tyrell

Seu apontamento como vice / esposa de Dilma / Joffrey foi uma manobra política que serviu para dar a força necessária para a família / partido do Rei / Presidenta naquele momento em que essa força era necessária para vencer uma guerra / eleição. Ele (a) está ali na corte sempre a segundo plano, ao mesmo tempo desafiador e preocupado em se esquivar das bombas que estão surgindo, estava do lado de Dilma / Joffrey, mas já mostrou que vai se inclinar para o lado vitorioso, ou pelo menos o lado que sobreviver nessa bagunça, independente de que lado seja esse. Que ele (a) é esperto nós já sabemos, que ele (a) sabe manipular já sabemos e que está tentando sobreviver nessa bagunça nós já sabemos, mas falta saber se ele (a) vai ter a capacidade de governar quando e SE chegar sua hora de virar presidente / rainha ou se os pecados de sua família / coligação recairão sobre ele (a) também.


Aécio Neves / Viserys Targaryen

Herdeiro de uma dinastia de governantes, Viserys / Aécio não aceita ter perdido o trono que era seu por direito, estava fazendo tudo para tomar o poder na marra, mas é cheio de mimimi e tenta trazer tudo e todos para seu lado para conseguir o que quer, tentando iniciar uma revolta e juntando forças para um possível golpe. Num primeiro momento bem breve pareceu interessante, mas infelizmente ele é fraco e cheio de defeitos / não é um dragão de verdade e isso somado a sua vontade voraz por governar acabou explodindo / derretendo na sua cabeça. Mas as forças que ele botou em movimento parecem estar avançando sem ele.


Povo Brasileiro / Sansa Stark

Tem seu charme, mas é meio burro (a), consegue ser bem irritante as vezes, muitas vezes parece agir contra seus próprios interesses, já fez muita besteira e acabou sofrendo bastante nas mãos de Dilma / Joffrey. Ultimamente está ficando esperto (a) e parece estar abrindo os olhos, querendo influenciar todas as jogadas políticas que ocorrem no momento, infelizmente está saindo de um problema para ouvir novos péssimos conselhos de quem não lhe quer bem e só age pelos seus próprios interesses; Sergio Moro / Mindinho. Ele pode estar tentando tirar o Povo Brasileiro / Sansa Stark  das mãos de Joffrey / Dilma para joga-lo (la) em lugares ainda piores, na pior de todas as hipóteses na Ditadura / Casa Bolton.


Juiz Sergio Moro / Mindinho

Tem um cargo secundário no grande jogo de poder do reino / país, mas tem o poder do tamanho certo para tentar derrubar Dilma / Joffrey, assim ganhando a confiança de Sansa Stark / Povo Brasileiro. Mas é malicioso demais e está quebrando muitas regras para isso, o que não importa para Sansa / Brasil, por enquanto, mas tudo indica que quebrará regras contra ela / o povo quando for necessário para seus próprios interesses. Contudo, ele está jogando um jogo perigoso demais e pode acabar se dando mal no final por conta própria.


Ditadura Militar / Casa Bolton

Os militares / A Casa Bolton trabalham para quem está no comando, no caso a Esquerda / Starks, mas não é difícil prever que se a situação dos seus superiores estiver próxima ao caos, eles possam dar o golpe final pelas costas e tomar o poder do norte / país. Eles não têm um poder real por enquanto, mas sabemos o quão problemático podem ser. Muitos os ignoram, alguns fingem não saber o que eles fizeram no passado / Theon, mas sabemos o que vai acontecer se a Sansa Stark / o Povo Brasileiro cair nas mãos deles... e não vai ser nada bonito.



Rede Globo / Varys-
-
Conhecida pela sua aparência arredondada, a Rede Globo / Varys é cheia (o) de informações e recursos, costuma saber tudo antes de todo mundo. Diz querer o melhor para o reino / só informar o povo, mas é também conhecida (o) por trabalhar para a direita / Lannisters. Já auxiliou golpes atrozes no passado, mas hoje "ajuda" esquerda e direita de forma misteriosa, por isso ganhou o ódio de ambos os lados, todos achando que ele (ela) está trabalhando para o lado oposto. Tem seus próprios interesses que todos fingem entender quais são, mas ninguém sabe de fato.


Internet /Arya Stark

Se acha esperta e na verdade é muito esperta mesmo, sobreviveu a tudo e já matou muitos vilões por aí, mas recentemente ganhou novo treinamento / consciência política e não sabe o que fazer com isso, acha que está sempre fazendo o correto, mas atualmente está cega.


Economia / Bran Stark

Sempre próxima a Lula / Jon Snow e até com a sua influência, a economia / Bran Stark estava feliz, alegre e escalando torres até o topo, mas foi só Dilma / Joffrey chegar em Winterfell / Presidência que a economia despencou até o chão e agora não anda mais. Na melhor das hipóteses ela só se move carregada nas costas. Vamos torcer para ela (ele) ter um truque mágico na manga pro futuro.


Daenerys Targaryen / Político Ideal de Esquerda

Tem dragões / ideais poderosos, mas que geralmente não são facilmente controlados e as vezes causam muito estrago. Ajudou o povo, libertou escravos, batalha por causas sociais e não pela demagogia da batalha, faz concessões e dialoga com a oposição e pretende governar de forma perfeita e incorruptível o reino que é seu por direito. Inexistente no nosso contexto atual.


Jaime Lannister / Político Ideal de Direita

Por ser de direita / Lannister, todos o encaram automaticamente como vilão e apesar de já ter feito algumas coisas chocantes, é um herói de honra reprimida que quer se desprender do mal que sua família / a direita causa por má gestão ou simplesmente por ego, um Lannister / a Direita pode ser generoso (a), bom (boa), correto (a), habilidoso (a), forte e lutar pelo bem, mesmo de uma posição pela qual só se espera o mal e ele é a prova disso, embora muitos ainda não consigam compreendê-lo. Infelizmente não existe equivalente no nosso contexto atual.


Eduardo Campos / Ned Stark

Parecia um protagonista no jogo dos tronos / na eleição e que ia fazer frente a Joffrey / Dilma, mas era interpretado pelo Sean Bean...

--

E aí, quem ou o que faltou de importante do cenário político nacional que se parece com alguém de Game of Thrones? Deixe nos comentários as suas opiniões e comparações!
Patreon de O Vértice