A história do anime Boruto – Naruto Next Generations – é Filler?


Desde sua estreia, no mês de abril, o anime Boruto – Naruto Next Generations – vem causando muitas discussões entre os fãs da franquia Naruto sobre a serie canônica ou filler. A questão do filler dentro da animação japonesa é algo que sempre gera discussões, diferente do que ocorrer geralmente em desenhos ou series americanas, mas afinal o anime protagonizado pelo filho de Naruto Uzumaki é filler ou cânon? Será que tudo da versão animada deve ser desconsiderado por não aparecer no mangá atual?

Segundo a definição da Wikipédia, os Fillers são “episódios ou arcos inteiros de um anime cujo enredo não se baseia no mangá da qual a serie foi adaptada, geralmente são produzidos para impedir que a serie de TV alcance as publicações atuais de sua fonte e assim evitar paralisações”. Apesar disso, essa definição não é valida para as series originais baseadas no universo de um mangá ou para animes que não tiveram fidelidade na adaptação do seu conteúdo original (seja mangá, livro ou light novel).

Como exemplo de serie original se baseando em um mangá já existente temos o anime Ga-Rei Zero, a serie animada foi baseada no universo criado por Hajime Segawa mas sua historia se passa antes dos acontecimentos do mangá original, publicado entre 2005 e 2010 na revista Shonen Ace. Já no caso de anime que não teve sua historia fiel ao conteúdo original temos como exemplo o primeiro anime de Fullmetal Alchemist, que teve apenas seus primeiros episódios fieis ao mangá de Hiromu Arakawa e após um determinado ponto a historia passa a ter um roteiro original.

No caso do anime Boruto – Next Generations – a serie produzida pelo estúdio Pierrot chega mais próximo do que ocorreu com o anime Ga-Rei Zero, principalmente por se passar antes dos acontecimentos do filme Boruto – Naruto the Movie (que teve os roteiros escritos por Masashi Kishimoto) e do mangá de mesmo nome desenhado por Mikio Ikemoto, com roteiros de Ukyo Kodachi, supervisão de Kishimoto e publicada atualmente pela revista Shonen Jump.

Com roteiros de Makoto Uezo e supervisão direta de Ukyo Kodachi, a historia original do anime da nova geração de Ninjas da Vila da Folha possui a benção de Kishimoto, que já demonstrou em diversas entrevistas que atualmente deseja se afastar ao máximo da obra e deixar a produção da continuação para outra pessoa. A serie também faz parte do Projeto de Abertura da Nova Era de Naruto, que consiste de diversos projetos visuais para a TV, games e quadrinhos.

Mesmo se passando antes dos acontecimentos do filme e do mangá, Boruto – Next Generations –  esta conseguindo desenvolver bem a ambientação e os novos (e antigos) personagens da serie. A animação ainda possibilita encaixar historias ainda inéditas, como o especial O Dia em que Naruto se Tornou Hokage! (lançado anteriormente apenas em OVA e adaptado recentemente para o anime), a historia do mangá Naruto Gaiden: O Sétimo Hokage e a Lua Que Floresce Vermelha (que esta sendo adaptado atualmente no anime, mas que foi publicado anteriormente no Brasil pela editora Panini) ou a historia do one shot que mostra o passado do personagem Mitsuki.

Patreon de O Vértice