Meses após o lançamento, esses exclusivos do Playstation e do Xbox se tornam bons jogos


No Man’s Sky e Recore têm algo em comum, ambos eram exclusivos das duas maiores concorrentes do mercado de games e ambos prometiam ser grandes jogos, no caso de Recore a promessa era ser um jogo brilhante de Keiji Inafune, criador de Megaman e Metroid, dentre outros jogos. Já a promessa de No Man’s Sky era muito mais ambiciosa, o jogo prometia mudar tudo, desde como encaramos a indústria e até mesmo a tecnologia, mas mesmo com ambições diferentes, eles têm a falha em cumprir essas ambições, como ponto comum.

No Man’s Sky era uma mentira e Recore era um jogo mal feito, mas depois de vários meses após seus lançamentos, com diversas atualizações, No Man’s Sky continua sendo uma mentira e Recore continua imperfeito, contudo, eles estão bem mais próximos de concluírem as suas promessas do que quando lançaram e de fato, agora podemos dizer que ambos são bons jogos.


Recore

Seria fácil listar uns 20 itens que estavam errados no lançamento de Recore e alguns deles ainda persistem no jogo, mas outros foram melhorados de forma impressionante. Do novo update lançado nessa última semana para Recore, estão um novo frame, o T8-NK, que por acaso era o 5° robozinho da capa do jogo, que não estava no game até agora.

Além do novo robô, o jogo ganhou uma nova área explorável, uma nova quest para preencher essa área, novos puzzles e uma mudança bastante grande no sistema de tiro do jogo, ampliando o até então simples sistema de atirar com lasers de cores que combinam com o inimigo, o que por si só é uma baita melhora para o game como um todo.

Alguns problemas de otimização do jogo ainda continuam, como, por exemplo, as absurdas telas de load que podem levar até 1 minuto nos piores casos, especialmente quando você utiliza viagem rápida pelo mapa, entretanto, o jogo não conseguiu consertar isso, mas com certas mudanças na interface do usuário, o jogo exige que você se desloque menos pelo mapa do que antes, o que alivia a fúria que qualquer um sente ao ter que esperar um minuto até o jogo carregar apenas por usar uma viagem rápida.

Depois desse update, Recore ainda não é um jogo de alta qualidade, mas honestamente ele nunca foi vendido como um AAA, contudo, se essa versão atual fosse a versão de lançamento do jogo, todo o público do jogo estaria bem mais satisfeito agora.


No Man’s Sky

Falta de polimento, falta de quase todas as features prometidas, uma “tecnologia mágica” que é bem decepcionante no fim das contas, repetição, repetição e repetição e simplesmente nenhum propósito para jogar o game. No Man’s Sky era uma farsa e nós já escrevemos bastante sobre o jogo AQUI, AQUI e AQUI.

Hoje em dia, porém, o game é um bom jogo, longe de ser o jogo que ia mudar a indústria inteira, como foi prometido, mas um jogo que vale a pena ser jogado, ou seja, bem diferente de como ele foi lançado. Tudo que havia de errado, mas estava no jogo, foi melhorado e muito do que só havia sido prometido, foi lançado.

Agora, como prometido, você pode montar bases, andar de carro, participar de grandes batalhas e muitas outras coisas, além de que features básicas foram melhoradas ao ponto de agora serem jogáveis, como as batalhas em si, que antes eram uma tentativa pífia de ter algum modo de combate no jogo e agora são pelo menos bacanas, quase um minigame dentro do jogo de verdade, mas um minigame divertido pelo menos.

Outra coisa interessante, não adicionada, mas sim melhorada dentro do jogo, são a forma como a geração processual utiliza-se da criação de vida e de biomas para gerar mundos mais naturais. A propósito, as dezenas de novos biomas fazem o jogo muito mais interessante de ser explorado, há simplesmente novos biomas lindos e mágicos de se descobrir pelos planetas, alguns jogadores já descobriram planetas dominados por formas hexadiagonais, planetas tomados por bolhas e até mesmo um planeta inteiro sem vida, dominado apenas por estruturas cristalinas e flutuantes, dentre muitos outros.

Se você desistiu de No Man’s Sky antes de jogar com toda aquela reação que as pessoas tiveram quando ele foi lançado, certamente ele é um jogo diferente que vale a pena ser jogado agora, só esqueça todo o hype pré-lançamento, No Man’s Sky não é aquele jogo que foi prometido e nem nunca será, o que não quer dizer que ele não pode ser um bom jogo mesmo assim.


Mass Effect: Andromeda

Eu não mencionei nada sobre Mass Effect: Andromeda na introdução do texto, pois eu queria falar sobre ele ser o oposto desses dois jogos acima. Como eu falei em minha crítica sobre o jogo, AQUI, Mass Effect: Andromeda é o Mass Effect com mais problemas de todos os quatro jogos da franquia e ainda assim é de longe o melhor jogo da franquia, mas parece que a histeria coletiva que se cria com quase tudo na internet, conseguiu matar o game, no lugar de dar uma sobrevida como nos casos anteriores.

Pode ser discutido se as milhares de reclamações dos jogos acima também foram uma histeria coletiva de internet, contudo, se as criticas são mas validas para os jogos acima do que para Mass Effect, não é a questão tratada nesse texto, a questão é que o resultado dessas reclamações são diametralmente opostas. 

A Bioware anunciou recentemente que no lugar de criar novos conteúdos ao game com DLCs ou atualizações, a história de Ryder chegou ao fim junto com Mass Effect: Andromeda, então se você amou o jogo como eu e queria mais conteúdo, desista. Se você não gostou do jogo, mas queria ter a chance de gostar com novas atualizações e coisas do tipo... bem, desista também, pois a Bioware já desistiu.

Uma pena, um jogo brilhante morto pela internet não resistir a crucificar um todo, por pequenos defeitos e por uma estrutura corporativa que não aceita nada além de retumbantes sucessos, como resultados validos. Nesse caso, a Bioware tem muito a aprender com o pessoal da Hello Games e os criadores de Recore.
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