Entenda como funciona a exclusividade Netflix para os animes


Recentemente a Netflix realizou um evento no Japão aonde anunciou diversos animes que irão entrar em futuramente em seu catalogo como “conteúdo exclusivo”, porem a divulgação dos animes Fate/Apocrypha e Kakegurui como exclusivo pelo serviço de streaming esta causando uma pequena confusão com o publico devido as duas series estarem sendo exibidas atualmente na TV japonesa.

Apesar da Netflix ser um serviço de streaming e produzir conteúdo próprio, umas das principais funções atualmente da empresa esta sendo de licenciadora e distribuidora digital. Em outras palavras, a Netflix compra a licença de exibição do formato digital de determinadas series ou filmes e assim ela tem direto de disponibiliza-lo em seu catalogo, esta regra também vale para os diversos filmes e series que levam o selo de conteúdo exclusivo.

Porem, dependendo da negociação entre o estúdio e a Netflix, isso da margem para que a serie (ou filme) possa ser comercializada de outras formas (seja por DVD, Blu-Ray ou até sendo exibido na TV) em seu pais de origem ou em outros países.

Vamos usar como exemplo o anime Knight of Sidonia, apesar de levar o selo de Exclusivo Netflix o anime do estúdio Polygon Pictures foi exibido na TV japonesa antes de entrar no catalogo do serviço e ainda foi realizada a venda de DVDs e Blu-ray da serie nos Estados Unidos pela distribuidora e licenciadora Sentai Filmworks. Outro exemplo é o anime Cyborg 009: Call of Justice, que foi lançado originalmente no Japão em 2016 no formato de três filmes para o cinema. Até One Punch-Man, que atualmente esta no catalogo como Exclusivo Netflix, chegou a ser exibido nos Estados Unidos dentro da programação do canal Adult Swin antes de entrar no catalogo da Netflix.

Atualmente existe um sigilo muito grande em cima dos termos contratuais de licença e distribuição do conteúdo exclusivo da Netflix feitos por outros estúdios, entao não existe nenhuma informação se no futuro algum filme ou serie “exclusiva” podera sair do catalogo do serviço. Mas quando quando você ler que determinado anime ira entrar no catalogo da Netflix como conteúdo exclusivo saiba que a empresa esta apenas adquirindo os direitos de licença e distribuição para o formato digital da serie, mas nada impede daquele anime também possa ser comercializado em outros formatos (como DVD, Blu-Ray ou ser exibido na TV) por outras empresas.
Patreon de O Vértice