Os Melhores filmes de super-heróis de todos os tempos

[ATUALIZADO]
Com tantos filmes de super-heróis dominando os cinemas hoje somada a nossa incontrolável vontade de ranquear todas as coisas, decidimos pensar em criar um ranking do pior ao melhor, incluindo todos os filmes de super-heróis de quadrinhos desde a “retomada” do gênero que se iniciou com Blade e o primeiro X-Men há muitos anos atrás.
-
Por isso, vale dizer que não vamos incluir na lista filmes mais antigos e clássicos, como os Batman de Tim Burton e os Superman de Richard Donner e outros mais, além disso, a regra é clara, tem que ser um super-heróis e tem que ser baseado em quadrinhos, nisso se exclui os recentes Dredd que não é um super-herói, Kick-Ass é uma parodia sobre heróis e não um filme sobre um, Scott Pilgrim que também não é herói (embora seja Awesome!!!), Sin City e 300 também não contam e coisas como Poder sem Limites também ficam de fora porque não vieram dos quadrinhos.
 -
Dito isso, algumas escolhas na lista podem ser controversas, como V de Vingança, Constantine e A Liga Extraordinária, mas nesses casos consideramos os arquétipos de heróis/anti-heróis que todos estes têm, alias, com os Novos 52 o Constantine virou de fato um heróis, até saiu da Vertigo e foi de vez para a DC, então tá valendo.
Se por um acaso você perceber que faltou algum filme na lista, nos avise que incluiremos, o post será atualizado sempre que um novo filme do gênero sair, ou seja, será atualizado umas 15 vezes por ano, mas sem mais delongas, vamos a lista:
-
Os Melhores filmes de super-heróis de todos os tempos 
Eu não sei se é possível um filme ser pior que o Mulher Gato da Halle Berry de 2004, exatamente tudo no filme vai mal e eu ainda espero o dia em que algum filme baseado em quadrinhos vai tirar o último lugar dessa terrível obra.

O diretor do filme é o “““mestre””” Pitof, que decidiu fazer uma aventura da Mulher Gato sem a Mulher Gato, onde Selina Kyle é substituída por uma personagem chamada Patience Phillips, uma tímida designer que se mete em uma conspiração dentro da empresa de cosméticos na qual ela trabalha. A tentativa era de criar um spin-off dos Batman já mortos de Joel Schumacher/Tim Burton e não podia ser mais estranha.
O filme é amplamente odiado, tem apenas 9% do Rotten e muita gente considera que o filme foi os 100 milhões mais mal gasto da história de Hollywood e eu tenho que concordar.


Acho que eu entendo as razões da Marvel em não ter coragem total de lançar um filme de uma super-heroína feminina, não porque uma heroína não consiga ser a protagonista de um bom filme, mas sim pelos precedentes que já aconteceram na indústria. Enquanto Mulher Gato de Halle Berry é o pior filme de quadrinhos de todos os tempos, Elektra chega bem perto e talvez não seja pior porque não tem um grande defeito que o filme da felina tem… Halle Berry!

Ainda assim o spin-off de Demolidor foi um filme pavoroso, com um Jennifer Garner no pior momento de sua carreira, e olha que estamos falando da mulher que fez filmes como Cara, cadê meu Carro? E Mr. Magoo.
O pior de tudo é que Elektra é uma personagem muito boa estragada em um dos filmes mais bobos já feitos.
Todo mundo chiou quando soube que Ryan Reynolds seria o Hal Jordan nos cinemas, mas a promessa da direção de Martin Campbell era sonora, afinal Campbell dirigiu 007 – Cassino Royale, que alguns argumentam (eu inclusive) ser o melhor filme de James Bond já feito.
Mas a produção de Lanterna Verde foi uma bagunça do inicio ao fim, Campbell declarou de ante mão que não gostava nem entendia nada do personagem, o filme entrava e saia de produção desde 1997, partes do roteiro por um bom tempo trazia a “brilhante” ideia de um Lanterna Verde sem anel e sem espaço e a Warner/DC ainda estava para se decidir se rebootava o seu universo de Superman: O Retorno ou se continuava com ele, em suma, a Warner/DC não sabia o que fazer para acompanhar o sucesso da concorrência.
Talvez por todos esses problemas o roteiro de Lanterna Verde tenha saído a peneira que foi, um dos filmes com mais furos de roteiro que eu já vi e que foi considerado pelo EdenPop e por muitos sites especializados como o pior filme de 2011, um ano onde ainda tinha filmes da saga Crepúsculo, vencer o cargo de pior filme com um da saga Crepúsculo concorrendo não é pra qualquer um.
O final do filme ainda mostrou uma vã esperança de que alguém fosse gostar o suficiente daquilo para ter uma sequencia e mostrou o Sinestro colocando o Anel Amarelo. Uma pena que nunca mais veremos o Sinestro de Mark Strong, mas se for para ele vir acompanhado pelo Hal Jordan de Ryan Reynolds, então foi melhor assim.

Havia uma grande promessa de que Motoqueiro Fantasma 2 fosse ficar melhor do que terrível Motoqueiro Fantasma 1, mas enquanto o filme foi mais estiloso e mais bem feito que o primeiro, ainda tinha Nicolas Cage e tem um roteiro muito mais idiota que o original e essa também não é uma coisa fácil de se conseguir.
O roteiro é clichê a ação não é muito bem pensada e os diálogos do filme não podiam soar mais imbecis, o filme é derivativo e ridículo de todas as maneiras possíveis e é tão vazio que eu estou apenas tentando dar mais de 2 parágrafos para falar dele.
A propósito, eu já disse que tem o Nicolas Cage?

Blade nunca foi um exemplo de um grande filme de quadrinho, entretanto Blade 3: Trinity abaixou todos os níveis possíveis da franquia, que seja uma ótima franquia ou não, foi ao menos a franquia que começou a retomada dos filmes de super-heróis e merecia mais do que esse último filme.

Agora sabe o que Blade não merecia? Ryan Reynolds, coincidência ou não, é o segundo filme de Super-Heróis dele que está entre os 6 últimos na lista de piores e não será o último do ator entre os piores colocados, posso te garantir.

Blade Trinity perdeu toda a qualidade visual que os anteriores tinham (para a época pelo menos) e perdeu todo o charme da direção de Guillermo Del Toro, que preferiu ir dirigir HellBoy, filme do qual falaremos em breve. O substituto na direção foi o David S. Goyer, provando duas coisas, a primeira que ele realmente não é um cara multi-função e de que ele é realmente profissional e trabalha demais, o cara faz coisas boas e ruins numa escala praticamente industrial.
Novamente, Nicolas Cage na área com seu Motoqueiro Fantasma, o primeiro filme da “trilogia” que nunca vai ganhar um terceiro filme. O primeiro filme de Nicolas Cage como herói, que na época ele teve a pachorra de dizer que era seu herói favorito, tipo, sério, nem o criador do Motoqueiro Fantasma acha ele o favorito, você já viu o Homem Aranha ou o Batman? Até o Quarteto Fantástico, pelo amor de deus.

Enfim, Motoqueiro Fantasma 1 é mais ou menos como 2, só que um pouco menos ruim, só um pouco. Nicolas Cage e Eva Mendes estão no filme formando o pior casal de filmes de super-heróis de todos os tempos em atuações abaixo do nível que deveria ser permitido em Hollywood dentro de um dos roteiros mais clichês e previsíveis da história.

Mas novamente eu ainda tenho que admitir, se o segundo filme tem um visual bacana esse fica atrás só um pouco, porque com Nicolas Cage ou não, o Motoqueiro Fantasma é sempre alguém que gera um visual legal para um longa.
Pensando que os direitos do personagem já foram revertidos para a Marvel Studios, o que será que a Marvel vai fazer com o personagem?

< ANTERIOR - PRÓXIMO >
Patreon de O Vértice