Os Melhores filmes de super-heróis de todos os tempos - parte 8


Se eu não gosto de Bryan Singer e acho seus filmes apenas medianos, existe uma exceção (ou duas com Os Suspeitos). X-Men 2 é um grande filme que corrobora para aquele mito de que o 2° filme de uma trilogia é sempre o melhor, esse mito funciona muito melhor com filmes de quadrinhos para dizer a verdade, como já vimos alguns exemplos e vamos ver mais em algumas posições acima.

No filme temos uma evolução fantástica de tudo que aconteceu no primeiro X-Men e também dos personagens do filme, embora pareça que Bryan Singer ainda não saiba o que está fazendo com seu filme em termos de pensar em sequencias, o filme tem uma grande ação, bons personagens, um bom roteiro e tem até uma Halle Berry um pouco mais aceitável.

O X-Men 2 já começa bem em sua cena de abertura onde mostra o Noturno numa espetacular invasão a Casa Branca, sabe o Noturno? Aquele mutante que todo mundo gosta e nunca mais apareceu? Então, ele está nesse filme que só por isso já seria incrível, mas acredite o filme tem muito mais do que isso.

Bons personagens, bem usados e com um show visual sem precedentes para época fazem de X-Men 2 o maior acerto na carreira de Bryan Singer e pelo menos pra mim, o único em filmes blockbusters.


Se Blade e X-Men começaram essa retomada dos filmes de super-herói e têm seu mérito por isso, Homem de Ferro 1 tem mérito por ter mudado o jogo e elevado a concorrência a outros níveis, claro que já havia filmes melhores que ele no gênero antes dele ser lançado, como prova a nossa opinião nessa lista, onde dos 9 colocados acima, pelo menos 2 são anteriores ao lançamento do filme de Tony Stark.

Mas Homem de Ferro 1 inventou uma coisa que até então só havia sido ou pensada ou sido mostrada através de uma piada ou easter-egg, em Homem Aranha 2 por exemplo eles mencionam o Doutor Estranho (num filme de 2004) em uma piadinha, mas em Homem de Ferro 1 eles mencionam Os Vingadores, a S.H.I.E.L.D. e mostram Nick Fury sendo interpretado por Samuel L. Jackson em pessoa, e todos sabemos que o personagem de Fury no universo Ultimate da Marvel é desenhado baseado completamente em Jackson.

Como se isso não bastasse, a primeira aventura de Tony Stark é a que melhor dosa o seu personagem, transformando ele em alguém que é mais do que o piadista bobo e com ego inflado que ele acabou virando no terceiro filme.

Acredite ou não, Homem de Ferro sempre foi o meu personagem favorito nos quadrinhos, junto com o Homem Aranha e por mais que o Tony Stark das HQs e dos Cinemas não sejam tão parecidos, a sensação de que estamos assistindo uma HQ do personagem com esse filme é notável.

Se não bastasse Robert Downey Jr. dando um show de atuação, ainda temos ninguém menos que Jeff Bridges como o vilão do filme, sério, Jeff fucking Bridgess, quem imaginaria ele vivendo um vilão de quadrinhos?


Essas primeiras posições em especial vão ser decisões polêmicas e a primeira dela está aqui, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge é considerado mundo a fora um filme apenas mediano e é comum considera-lo inferior ao Batman Begins na trilogia de Nolan, que aqui ficou um pouco abaixo.

Mas nós do EdenPop temos um carinho especial pelo filme, mesmo que tenhamos revisto alguns pontos de nossa crítica após analisa-lo com mais cuidado. Por exemplo, o filme tem alguns problemas graves de roteiro, mas ele compensa e muito em estilo e na epicness que só um filme de Batman de Nolan pode gerar.

O Bane do filme é um vilão sensacional e a atuação de Tom Hardy como o personagem, que nem tem o rosto para trabalhar, é incrível. Realmente é possível temer o Bane diferente dos vilões de Begins onde o Batman com certeza era superior a qualquer ameaça.

E apesar de o roteiro ter uma estrutura estranha e exageradamente complexa com um plot twist meio desnecessário no final, o Christopher Nolan consegue compensar muito bem os problemas que são até pequenos (reclamam porque os filmes são estruturalmente iguais, quando mudam também reclamam) com sua direção precisa e séria, para não dizer absurdamente elegante.


Mais um para a lista de decisões polêmicas, mas esse eu realmente não entendo os motivos, Homem de Aço é um filme MUITO bom, a escolha do General Zod como vilão do filme não podia ser mais acertada e contar a história de origem do Superman da forma que foi contada, deixou a estrutura um pouco atrapalhada, mas funcionou perfeitamente na tentativa de não deixar o filme repetitivo.

Os poderes do Superman são muito mal explorados em todos os filmes dele, até nos elogiados antigos filmes que ficaram de fora dessa listagem, mas pela primeira vez Zack Snyder colocou o herói para a briga de forma bonita e em escala total.

O único contra da decisão de Zack Snyder em dar força total ao Superman e a liberdade de lutar de verdade já no primeiro filme é que o Batman do próximo filme vai parecer obsoleto próximo ao Superman de Henry Cavill, especialmente porque o homem morcego vai ser interpretado pelo Ben Affleck.
 

E as polêmicas continuam com O Espetacular Homem Aranha 2, um dos filmes mais recentes da lista e que dividiu completamente a opinião da crítica especializada. O longa está basicamente em 50% no Rotten Tomatoes e muitos dos que gostaram, gostaram muito e os que não gostaram, realmente odiaram o filme. Entretanto, todo mundo da equipe do O Vértice fica no lado dos que amam o Peter Parker de Andrew Garfield e especialmente a Gwen Stacy de Emma Stone.


Ok, concordo que O Espetacular Homem Aranha 2 é um filme com alguns problemas, como eu mencionei na minha crítica recente sobre ele, mas entretanto, esse talvez é um dos poucos filmes nessa lista que é realmente uma obra fiel em manter o espirito dos quadrinhos e trazê-lo ao cinema.

A direção de Marc Webb novamente surpreende em questão de ação, visto que as cenas de ação de O Espetacular Homem Aranha 2 são, você sabe, Espetaculares e o romance ainda continua sendo o seu forte, com uma história bem bonita entre o Peter Parker e a Gwen Stacy. Dane Deehan também está muito bem como Harry Osborn, apesar de sua história ser uma das mais problemáticas do longa.




Patreon de O Vértice