Os Melhores filmes de super-heróis de todos os tempos - parte 7


Capitão América é um personagem do qual eu não gosto muito e por isso mesmo eu me surpreendi bastante com o primeiro filme do herói, porque é surpreendentemente bom e todos que odiaram e falaram mal da escalação de Chris Evans como o Capitão América tiveram que calar a boca e reconhecer o erro, eu incluso, porque o cara está perfeito no papel.

Diversas saídas para o que há de “errado” no personagem nos quadrinhos foram explicadas com maestria pelo roteiro do filme, que mostrou muito bem desde o Chris Evans magro e esquisito (com uma cabeça razoavelmente desproporcional), até os motivos de o personagem ser tão importante e um cara a ser seguido (a cena da granada é extraordinária) e especialmente os motivos que soam criveis do porque aquela roupinha ordinária que pasmem, é muito simbólica e até necessária no fim das contas.

Capitão América: O Primeiro Vingador poderia estar em uma posição muito melhor que essa, se não fosse o fato do vilão, Caveira Vermelha ser muito ruim, diferente do que ele é nos quadrinhos e de que o final do filme é extremamente corrido e forçado, como se alguém fazendo um discurso percebesse que acabou seu tempo e o terminasse de qualquer forma, nesse caso, sabemos que não foi exatamente de qualquer forma, foi de uma forma que pudesse deixar as portas abertas para Os Vingadores.



POLÊMICA! Agora sim, sei que muita gente discorda 100% quanto a esse filme, mas eu acho Constantine um filme extraordinário, completamente infiel ao material original, com certeza, mas ótimo ainda assim.

Eu realmente não acho que um filme tenha que ser fiel a fonte para ser bom, mas ao mesmo tempo eu fico dividido em achar que não há motivos para um filme ser tão diferente assim da fonte, afinal, se for pra fazer tão diferente, porque não se assume logo com outro nome e tudo mais? Ainda assim, discussões de semântica (?) a parte, Constantine é um ótimo filme por diversos motivos e o principal deles está no elenco incluindo aí, vejam só, o subestimado Keanu Reeves.

Reeves é um ator um pouco odiado apesar dos bons filmes que já fez, eu por outro lado adoro o Keanu Reeves, não tanto como ator, mas o cara em si que é uma pessoa notável (e esquisita) e o seu John Constantine é facilmente o melhor papel que ele já fez. Acompanhando aí o grupo de bons atores está a brilhante Tilda Swinton como Gabriel, também um de seus melhores e mais divertidos papeis e especialmente Peter Stomare, que interpreta o próprio Lúcifer e apesar de aparecer em apenas uma cena, rouba o filme com sua interpretação bizarra do personagem.

Constantine é divertido, bem atuado e tem um visual bem bacana e impactante, com uma história até boa. Eu sei que muita gente odeia o filme, mas não dá para desconsiderar todos as qualidades do filme só porque ele não é fiel as HQs, afinal, imaginem esse filme com outro nome? Seria um desses mini clássicos cult-pop.

PS: Pra quem disser que Constantine não é um super-herói, bem, é sim, mesmo se não fosse antes, o que é discutível, hoje em dia ele está na DC com os Novos 52, isso é ser super-herói.


Novamente há o que se discutir se o V de V de Vingança é um super-herói ou não, diferente do Constantine que está nos Novos 52 e é sem discussão um herói hoje em dia, o V não está e fica em um gênero mais difícil de se classificar, mas ainda assim, para fins de não ficar na indecisão, decidimos ir com o Quanto mais Melhor e incluímos o filme produzido pelos Wachowski na nossa lista.

Natalie Portman está aqui em um dos seus grandes e marcantes papeis num filme cheio de conceitos bacanas emprestados da HQ do gênio chato Alan Moore, que é claro odeia o filme… mas ele também odeia a vida, o mundo e provavelmente odeia até você.

Além dos bons conceitos, o filme é cheio de ação bem feita, atores sensacionais e frases marcantes e é claro, um humor bem próprio e característico e sabe o que mais é incrível? É um filme bom dos irmãos Wachowski, algo que não acontece desde Matrix (1 e 2)… se bem que, por mais que eles sejam o maior nome a frente do filme, eles são só roteiristas e produtores, o diretor mesmo é James McTeigue e ele merece ser citado aqui, pois seu filme é incrível.

“Remember, Remember the 5th of November”


Existe um pequeno culto de adoração atrasada a Batman Begins e muitos consideram esse o melhor filme de quadrinhos de todos os tempos, embora alguns considerem ele o segundo melhor, dando o lugar de maior destaque para Batman – O Cavaleiro das Trevas, mas por mais que eu ame Batman Begins, não acho que ele seja melhor que sequer o 3° Batman do Nolan, por exemplo, mas ele é melhor do que pelo menos 33 outros filmes já feitos no gênero.

Christopher Nolan na verdade não parecia saber muito bem onde ir com seu filme, ele é um filme tão infiel a fonte quanto o polêmico Constantine duas posições atrás e ele não se encaixa bem com suas duas sequencias, mas por sorte, Nolan acertou tanto a mão que ninguém pareceu notar e seu filme foi imediatamente venerado.

Não é por menos, a escolha de Christian Bale como Bruce Wayne é estranha, mas não podia ser mais acertada e se formos considerar escolhas estranhas, o que dizer de Ben Affleck né?

O vilão do primeiro filme também foi perfeito, Cillian Murphy como o Espantalho e Ken Watanabe / Liam Neeson como Ra’s Al Ghul são escolhas sensacionais para um primeiro filme que tem tudo que um bom filme de origem precisa e tem uma diferença da maioria dos filmes dessa lista, é terrivelmente sério e realista, mesmo com suas pitadas de humor e de coisas de super-herói.
Batman Begins é mais ou menos o Christopher Nolan dizendo “This is my Design!”


Agora sob a alcunha de diretor visionário depois do lançamento do brilhante O Labirinto do Fauno, Guillermo Del Toro dirigiu a sequencia a seu filme HellBoy e conseguiu fazer um filme impressionante e ainda melhor que o primeiro. Hellboy 2: O Exército Dourado de 2008 é um filme absolutamente sensacional e que infelizmente pode ser o culpado de matar a franquia, porque foi caro e rendeu pouca grana.

Entretanto, eu não consigo entender o motivo da rejeição do publico para um filme tão bom, Hellboy é um ótimo personagem e parte do que é legal no filme, todo o look and feel e o folclore próprio do personagem foram aumentados em 100% nessa sequencia, onde somos apresentados a um mundo maior, bem pensado e bem feito com um visual que apenas o Guillermo Del Toro consegue criar.

E dessa vez, Del Toro não se acanhou em usar CGI e ainda que ela não estivesse um primor de qualidade, ele usou perfeitamente e fez um filme exemplar, tanto em adaptação de quadrinhos, em humor, em ação e na mistura de old school com tecnologia de ponta quando o assunto é fazer filmes.

Patreon de O Vértice