Os Melhores filmes de super-heróis de todos os tempos - parte 3



O que dizer do primeiro Quarteto Fantástico, é um filme ruim, mas talvez não tão ruim assim. O problema maior do QF é que a história de uma família de super-heróis funciona mal e porcamente nos quadrinhos hoje em dia, pelo menos quando não tem um escritor extraordinário no comando, e nos cinemas, eles pegaram uma história bem mediana e a pioraram de todas as formas possíveis.

Os personagens são ruins e o único que se destaca é o Chris Evans e quando isso acontece nós temos que parar e pensar que tem algum problema aí. Não que o Chris Evans seja ruim hoje, ele é um grande cara, está fazendo muito bem seu trabalho como Capitão América e entende até que não é um grande ator, tanto que provavelmente depois de Os Vingadores 3 ele vai parar de atuar e se dedicar a direção, mas na época ele era sofrível e ainda assim rouba o filme.

O principal vilão de Quarteto Fantástico é uma das melhores coisas que a história tem nos quadrinhos, entretanto foi completamente desperdiçada nos cinemas, assim como Reed Richards, que é certamente o ponto forte da equipe, leia a Illuminati da Marvel e as edições de Quarteto Fantástico escritas por Jonathan Hickmann para constatar isso, mas no filme, ele é só um cara que estica e isso não é legal… é patético.


Chegamos a um dos momentos mais polêmicos dessa lista, Homem Aranha 3, onde Sam Raimi começou a fazer das suas, o filme não é tão ruim assim, mas ele estraga a franquia que vinha de um dos filmes mais sensacionais do gênero de um jeito irreparável.

Cenas idiotas, necessidade absurda de re-escrever a própria força motriz da trilogia, Harry Osborn perde memória, Harry Osborn ganha memória de volta, conveniências e a pior cena da história dos filmes em quadrinhos de todos os tempos, Peter Parker emo dançando, quem vê aquela cena separadamente pode parar e pensar “eu estou mesmo vendo Homem Aranha?”.

Depois de Homem Aranha 3, não há como não amar o reboot com Andrew Garfield, que convenhamos, é um Peter Parker/Homem Aranha mil vezes melhor do que Tobey Maguire jamais foi. E pensar que a ideia toda por trás do Homem Aranha 4 iria piorar a franquia… adeus Sam Raimi, vai tarde.


Não tem muito o que falar de Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado, o filme é basicamente a mesma coisa que o primeiro, entretanto com alguns benefícios, como a Jessica Alba estar mais bonita a ação estar mais elaborada e assumir de vez que o Tocha Humana de Chris Evans podia não ser o líder do Quarteto, mas era o protagonista do filme.

O plot é hyper-complicado e ao mesmo tempo hyper-burro, mas ao menos o visual está bacana, especialmente do Surfista Prateado que é um personagem interessante.

Mas eu incluo aí, dentre uma das qualidades do filme (olha mais uma polêmica agora) o visual do Galactus, por mais que nos quadrinhos seja bacana um homem gigante de roupa roxa apertada e com um balde na cabeça… ok, nem nos quadrinhos é bacana. A ideia de novo visual no filme onde ele é apenas uma entidade sem forma definida, é só uma poeira cósmica consciente ou algo assim, soa bem mais legal… entretanto, as coisas legais ficam por aí.

Mas não espere melhoras, ano que vem teremos um reboot do Quarteto Fantástico que de antemão soa pior do que esses, mas vamos ser otimistas e esperar pra ver.


Um dos trailers mais manipulativos já feitos no pior filme da Marvel Studios até 2014, Homem de Ferro 3 tem simplesmente o pior roteiro (menos problemático que o de Thor 2, mas ainda assim pior) de todos os filmes sendo lançados pela Marvel e tem outros problemas pavorosos de direção.

Jon Favreau abandonou a direção do filme e deixou o cargo para o talentoso, porém preocupantemente pouco inspirado Shane Black no momento, que decidiu (provavelmente sem assistir outros filmes da Marvel) destruir toda a cronologia criada desde Homem de Ferro 1, com um Mandarim que não só contradiz o 1° filme, mas que é também um personagem bom completamente desperdiçado na tentativa de fazer um exemplo de truque político para impressionar crianças de 5 anos. Se o plot twist com ele surpreende não é porque é um bom plot-twist, ou porque é surpreendente mesmo, mas porque a surpresa está no fato de não esperarmos a Marvel Studios cometer um erro tão feio.


Além do Malandrim, Homem de Ferro 3 tem cenas de ação mal pensadas (exceto a da mansão e a final que são boas) e uma irritante, conveniente e desnecessária crise de pânico que o Tony Stark tem hora sim hora não, o fato dele ser um completo inútil no filme e ser salvo pela Pepper Potts no final também não ajuda em nada.

Tony Stark é provavelmente o melhor personagem da Marvel Studios e merecia um filme muito melhor que esse, o 3° filme é tão ruim que eu sequer quero assistir um 4° agora e por sorte, não há planos de Homem de Ferro 4 para a Marvel.


Mais um filme que ainda está bem fresco na memória e só não ganha o título de pior filme da Marvel Studios porque Homem de Ferro 3 consegue ser ainda pior. Thor 2 tem lá seus bons momentos, mas mesmo assim nada salva o roteiro terrivelmente mal escrito do filme.

Thor 2: O Mundo Sombrio tem os piores furos de roteiro de um filme da Marvel, um vilão horroroso e unidimensional e só o que se salva no longa é o personagem mais carismático do estúdio (depois do Homem de Ferro), Loki, mas até isso é imperfeito, já que as razões para Loki estar na trama não podiam ser mais forçadas e mais bobas.


Enfim, depois do péssimo Homem de Ferro 3 e do infantil Thor 2 – O Mundo Sombrio, eu estava bem preocupado com a segunda fase da Marvel, ainda bem que Capitão América 2 mudou o jogo.

Patreon de O Vértice