A possível atualização mais polêmica da história de Smite foi adiada
Para quem ainda não conhece, Smite é um MOBA (como League of Legends ou DOTA2) que tem como personagens jogáveis diversos deuses de diversos panteões como Gregos, Romanos, Japoneses, Celtas, Egípcios, Chineses, Maias e Hindu. E foi em 2012 que o jogo acabou entrando em sua maior polêmica até então quando um líder Hindu, Rajan Zed, o presidente da Universal Society of Hinduism fez uma campanha para que a Hi-Rez, estúdio de Smite, tirasse os deuses Hindus do jogo.
Na época o game possuía Agni, Vamana e Kali, essa última especialmente polêmica, pois ainda é bastante cultuada em certas áreas da Índia. Sim, nos países nórdicos ainda tem meia dúzia de pessoas que cultuam Thor e deidades Asgardianas, mas o número é desproporcional, Kali e outros deuses da Índia ainda são cultuados por grande parte da população e são considerados religião oficial do país e de fato, o Hinduísmo é a 3° maior religião do mundo.
Como tudo na internet, existem diversas polêmicas dentro de polêmicas e os problematizadores profissionais perverteram a confusão inicial de modo a dizer ser ofensivo a forma hiper-sensualizada que a Hi-Rez criou a Kali do jogo, o que é uma acusação boba, pois essa ideia de que a imagem dela estava hiper-sensualizada, na verdade era errada, pois Kali sempre foi visualizada dessa forma, mesmo na cultura Hindu, o problema de fato, como Rajan Zed explicou, era a questão de que “reduzir esses deuses a personagens que podem ser controlados por jogadores humanos é denegrir suas imagens” além disso ele disse que gosta de ver a ideia do Hinduísmo se tornando mais proeminente na mídia e em jogos, mas gostaria que “fosse levado mais a sério e fosse tratado de forma respeitosa e que não fossem reduzidos a símbolos e produtos de mercado e ganancia.”
Ainda que eu discorde da posição de Rajan Zed sobre o tratamento de figuras religiosas dado pela Hi-Rez, é um bom argumento o que ele tem.
Entretanto, depois de inúmeros baixo assinados pífios para que a Hi-Rez tirasse o panteão Hindu do jogo e gente xingando muito no Twitter, a polêmica acabou ficando para trás e hoje o panteão tem 7 deuses jogáveis, Agni, Bakasura, Kumbhakarna, Rama, Ravana, Vamana e Kali, de longe a deidade mais proeminente... até então.
Os dataminers de Smite, ou seja, gente que fuça o código do jogo e descobre as coisas que estão por vir, descobriram que os dois próximos deuses do jogo seriam Daji, uma “deusa” chinesa que eu particularmente aguardava bastante, ela seria lançada em maio e para ser lançado esse mês, na verdade, para ser lançado amanhã, seria Ganesha!
Sim, se você conhece apenas um pouco de cultura Indiana você já deve ter visto a imagem de Ganesha em pequenas estátuas que enfeitam as casas dos indianos e até de alguns brasileiros que não fazem ideia do que é o hinduísmo, mas gostam da figura mesmo assim. Acontece que assim como Kali, Ganesha é amplamente cultuado ainda hoje, aliás, muito mais cultuado que Kali. Ganesha está entre as deidades mais cultuadas e amadas pelos Hindus, assim como Shiva, Vishnu, Durga, Lakshmi e Shakthi.
Embora ele não seja o deus supremo de nenhuma vertente do Hinduísmo, tem uma questão ainda mais especial com ele, (desculpem-me se eu errar algum detalhe aqui, não especialista em religião Hindu, meramente estou reproduzindo o que pesquisei) o Hinduísmo tem três vertentes bem fortes, uma delas centrada em Shiva como deusa suprema, outra em Vishnu e mais uma em Shakthi. As três vertentes são exclusivistas em diversas questões, mas Ganesha é uma das mais proeminentes exceções e pode ser cultuado em qualquer uma das vertentes.
The next SMITE God is postponed until 4.7 for more dev time.— SMITE (@SmiteGame) 3 de abril de 2017
4.6 will have new Adventure mode which will be shown on the Patch Notes Show! https://t.co/2Hdghr61ex
Entretanto, como vocês podem ver acima a Hi-Rez acabou de anunciar em seu Twitter que o deus que seria lançado na atualização 4.6 foi adiado para a atualização 4.7. Visto que Ganesha não foi nunca oficialmente anunciado e sua descoberta veio através de datamining, isso significa que a Hi-Rez pode realmente apenas ter atrasado o próximo deus jogável por algum problema técnico ou "mais tempo para desenvolvimento" como foi anunciado, o que é algo que não acontece há muito tempo, ou quem sabe o estúdio repensou a provável repercussão de incluir Ganesha no jogo e atrasou o lançamento do próximo deus para quem sabe adiantar Daji em um mês.
É difícil prever qualquer final para essa história, sendo fã de Smite eu acompanho seus lançamento e os datamining do jogo há mais de um ano e até hoje não vi o datamining errar um único deus sequer que seria lançado nas próximas atualizações, mas é certo que para descobrirmos o que houve com Ganesha teremos que esperar mais duas semanas e eu estou ainda mais ansioso para descobrir qual será a reação do público, o jogo ainda estava em beta quando houve a polêmica com Kali e hoje é o 3° MOBA mais jogado no mundo e está prestes a lançar o deus mais relevante para o mundo atual em sua lista de personagens jogáveis, será que vai passar batido ou teremos outra controvérsia, potencialmente muito maior que a primeira?
É difícil prever qualquer final para essa história, sendo fã de Smite eu acompanho seus lançamento e os datamining do jogo há mais de um ano e até hoje não vi o datamining errar um único deus sequer que seria lançado nas próximas atualizações, mas é certo que para descobrirmos o que houve com Ganesha teremos que esperar mais duas semanas e eu estou ainda mais ansioso para descobrir qual será a reação do público, o jogo ainda estava em beta quando houve a polêmica com Kali e hoje é o 3° MOBA mais jogado no mundo e está prestes a lançar o deus mais relevante para o mundo atual em sua lista de personagens jogáveis, será que vai passar batido ou teremos outra controvérsia, potencialmente muito maior que a primeira?