Estúdio de Paladins diz que o jogo não é um clone de Overwatch e pior que é VERDADE!
Ok, para começo de conversa eu sou fã de Smite e por isso vocês podem me acusar de partidarismo e de estar defendendo a Hi-Rez nesse caso que você talvez ainda nem saiba qual é. Bem, se você não sabe do novíssimo caso “O Povo vs Paladins” ele começou com a Hi-Rez lançando seu novo jogo em beta aberto recentemente, um jogo chamado Paladins e a primeira reação de todas as pessoas foi gritar “olha, uma cópia de Overwatch”!
Membros da imprensa de sites importantes como o Kotaku, youtubers de todos os lados e muita gente começou a bater nessa tecla, alguns não apenas chamando o jogo de copia, ou clone, mas também clamando para que a Blizzard a processe a Hi-Rez por plágio.
E o caso de quem defende esse lado da história é atraente e a melhor forma de explicar o caso é através desse vídeo hilário do Youtuber videogamedonkey (com legendas em português) que você pode ver abaixo:
Sinceramente, mesmo se você não sabia nada sobre Paladins, depois de ver esse vídeo não há dúvidas de que a Hi-Rez deveria ser processada por plágio, certo? Eu tenho que admitir que algumas das coisas mostradas no vídeo são estranhamente parecidas demais, como por exemplo, o modo de jogo onde você tem que escoltar um carro, ou o modo de jogo em que você tem que capturar um ponto do mapa... certamente a Activision de Call of Duty deveria processar a Hi-Rez por isso, e processar a Blizzard, e a Activision, Blizzard e Hi-Rez deveriam ser processados pela EA depois e certamente a EA por alguém que fez isso antes, pois sempre fizeram de tudo antes.
Mas enfim, o principal caso contra o jogo são as semelhanças entre os personagens de Paladins e os personagens de Overwatch e não os modos de jogo em si e a equipe da Hi-Rez fez um post no Reddit que você pode ler AQUI! Nesse post eles estão tentando explicar de forma um pouco desesperada o lado deles da situação e eu abri o post dizendo que sou fã de Smite, tanto para deixar claro que eu simpatizo com a Hi-Rez, mas para afirmar também que muita coisa explicada nesse post eu já conhecia e algumas foi interessante ficar sabendo.
Você pode ler o post inteiro que é bem longo no link no parágrafo acima, mas eu queria destacar alguns argumentos. O primeiro é que esse jogo, Paladins, é uma espécie de "sucessor espiritual" de Global Agenda, que foi um jogo que começou a ser criado em 2005, veja bem DOIS MIL E CINCO, e foi lançado em 2010, esse foi o primeiro jogo do estúdio e era uma espécie de mistura de shooter baseado em classes com MMO.
Após Global Agenda começar a cambalear e dar menos dinheiro para a Hi-Rez, eles decidiram começar a trabalhar em novos games e explorar novas ideias, isso tudo um pouco antes de 2012, dentre essas novas ideias eles começaram a trabalhar em 3 jogos, um jogo chamado Tribes que virou Tribes: Ascend, um MOBA em terceira pessoa que acabou se tornando Smite, que é hoje o maior sucesso do estúdio e por último um jogo chamado Aurum e é sobre esse que queremos falar.
Aurum era, em 2012, uma tentativa de ser um novo Global Agenda, pois até o lançamento de Smite, era esse jogo que dava dinheiro ao estúdio e era esse tipo de jogo que o estúdio sabia fazer, ele era um projeto menos arriscado. A diferença entre Aurum (desenvolvimento iniciado em 2012) e Global Agenda (desenvolvimento iniciado em 2005) era que o que foi lançado antes tinha uma temática de ficção científica, já o mais recente era uma espécie de fantasia cartoonizada, palavra chave aqui é cartoonizada.
Em algum momento, o desenvolvimento de Aurum foi interrompido, provavelmente para o estúdio dar foco ao hit que Smite se tornou, mas quando eles voltaram a trabalhar no projeto, decidiram fazer um jogo do zero, agora chamado Paladins, uma mistura da temática sci-fi de Global Agenda e da fantasia cartoonizada de Aurum.
O estúdio admite que quando o Paladins ainda estava em pré-produção e Overwatch foi anunciado, eles se preocuparam com as semelhanças que os jogos pareciam conter e ponderaram se deveriam mudar a direção do jogo, mas embora eles não quisessem competir com a Blizzard, o game já estava em um estágio de desenvolvimento muito avançado.
Além disso, a Hi-Rez admite também que algumas coisa de Overwatch foram tão legais que eles implementaram em Paladins, como as Kill Cams e certas nomenclaturas, coisas pequenas desse tipo, afinal quando Overwatch foi lançado Paladins ainda estava em beta-fechado, tecnicamente seria impossível um estúdio do tamanho da Hi-Rez clonar Overwatch em tão pouco tempo, mas copiar algumas pequenas ideias não.
Mas sinceramente, esse papo todo é bastante chato e não chega a lugar nenhum, afinal estúdios chineses clonam alguns jogos em questão de poucos meses e há sempre algum argumento valido para a defesa e a "promotoria" aqui, então vamos deixar de argumentos e vamos para a parte legal dessa história, vamos para as provas e podemos começar por esses vídeos de Global Agenda, eu vou só deixar com vocês e vocês tirem suas conclusões por si mesmo.
Sniper feminina com uma mina venenosa:
Tank com um martelo gigante e escudo:
Suporte com uma cura a base de laser:
Tem muitos outros vídeos semelhantes de personagens de Overwatch com personagens de um jogo desenvolvido há 11 anos atrás pela Hi-Rez que você pode ver mais no post do estúdio no Reddit alguns parágrafos acima, então eu pergunto: Quem é que deve processar quem aqui?
Alias, veja esse vídeo abaixo do IGN, uma fonte neutra, com Paladins jogável, mostrando 14 minutos de gameplay do personagem Ruckus e se prepare para apontar para a tela e gritar “Olha que cara de pau, é um clone da D.Va!”
Pois é, completamente clone de D.Va, exceto que essa personagem, uma das mais carismáticas do jogo, foi anunciada em Overwatch com um trailer em Novembro de 2015, já Ruckus de Paladins estava jogável em Agosto de 2015, como você pode ver na data do vídeo acima.
Para finalizar, alguns números. Overwatch tem cerca de 100 habilidades, Paladins tem cerca de 80 até agora. A maioria das habilidades de Paladins vieram de jogos anteriores da Hi-Rez, como aquela do vídeo engraçado em que uma tartaruga puxa um inimigo para perto e depois dá um tiro nele, idêntico ao Roadhog no jogo mais famoso, pois é, dois personagens de Smite tinham essa habilidade, embora hoje só um deles tenha. Das habilidades de Overwatch e Paladins, 42 delas são extremamente similares e dessas 42, 36 já estavam em Global Agenda antes e apenas 6 foram vistas antes em Overwatch do que em Paladins... ou seja, de 42 habilidades idênticas, 36 foram vista antes em jogos da Hi-Rez, mas foram eles que clonaram o jogo da Blizzard?
Veja bem, eu não estou aqui dizendo que a Blizzard é quem clonou Paladins, a própria Hi-Rez admite que ambos os jogos na verdade se inspiraram e muito a Team Fortress 2, eu estou dizendo que as vezes coincidências acontecem e mesmo se você não quiser acreditar em TANTAS coincidências, porque realmente são muitas, talvez você queira considerar os fatos acima para decidir quem acusar quando a quantidade de coincidências ultrapassam o limite bom senso.