Estúdio entra com processo contra crítico de games e pede 10 MILHÕES de indenização



No dia 16 de março, no Arizona, a empresa Digital Homicide, um pequeno e basicamente desconhecido estúdio de videogames, abriu processo contra o crítico e Youtuber Jim Sterling, buscando uma indenização de 10 milhões por calúnia, difamação e agressão. O processo foi aberto em nome de James Romine, co-fundador do estúdio.

A alegação principal é que Jim Sterling “acusou falsamente e deliberadamente causou danos a empresa”. A Digital Homicide está representando a si mesma e não têm advogados, mas estava tentando angariar fundos para o julgamento através do Kickstarter, mas acabou tendo que cancelar o projeto, pois estava sofrendo represálias dos fãs de Sterling por lá.

A briga entre a Digital Homicide e do youtuber é antiga. Os vídeos de Jim Sterling envolvem ele jogando jogos aleatórios que ele encontra no Steam e como você pode imaginar, praticamente todos são jogos ruins. Fazer graça da (falta de) qualidade dos jogos é basicamente o que ele faz, é basicamente por isso que as pessoas o assistem.

Um belo dia de 2014, porém, Sterling publicou um vídeo de 10 minutos (que vocês veem abaixo) sobre o FPS Slaughtering Grounds, jogo produzido pela Digital Homicide. Dizendo que o game era “o novo candidato a pior jogo de 2014” e brincando que “o jogo não parava de ser horrível”. A consequência disso é que Slaughtering Grounds ganhou uma certa “atenção” após o vídeo, entretanto era a única atenção que o jogo ganhou e não era a atenção certa.



Sendo mais especifico, dentre as críticas de Sterling, estavam o fato de o jogo usar compostos e artes prontas e genéricas encontradas na internet, gratuitas ou compradas online. Fato que a Digital Homicide se defendeu dizendo que isso faz parte do fluxo de dinheiro que rola na comunidade indie, ainda afirmou que Sterling é um “sanguessuga” que "vive de quem trabalha duro" e que com as suas críticas “as vendas diminuem o que consequentemente reduz o dinheiro usado para comprar mais trabalho independente, o que impacta na forma de vida de muitas pessoas”.

As brigas entre o estúdio e o youtuber perduraram por meses, com Sterling fazendo outros vídeos nada lisonjeiros sobre outros jogos da Digital Homicide, como Galactic Hitman, que Sterling acusou o estúdio de ter tirado as suas artes e conceitos de um artista do DeviantArt. Além disso, ao investigar os membros por trás do estúdio, os irmãos Romine e seus colaboradores, Sterling viu que um deles estava ligado a uma empresa chamada ECC Games que tem o mesmo nome que um estúdio de games polonês e disse que havia intenção de falsidade ideológica, ao lançar jogos de má qualidade em nome de um outro estúdio, o que se for mentira, realmente se caracteriza como calúnia.

Em julho do ano passado, um dos irmãos fundadores da Digital Homicide, o Robert Romine, conversou diretamente com Jim Sterling através de uma ligação (bem esquisita) de Skype gravada no vídeo abaixo:



Em algum ponto, Romine diz que:
-
“Um dia você vai ter assinantes o suficiente em seu canal, você vai fazer dinheiro o suficiente com o seu Patreon e alguém vai se cansar da sua merda e eles vão te processar; Eu não estou dizendo que nós vamos fazer isso. Mas alguém vai ter dinheiro para te processar e eles vão ganhar.”
-
Acontece que oito meses depois, foram eles mesmo que iniciaram o processo, mas não antes de “solicitar múltiplas vezes”, de acordo com o estúdio de forma privada e pública, ao menos que “Sterling solicitasse o seu público que parasse de ataca-los”. E é aí que as coisas ficam interessantes, pois um dos irmãos Romine recebeu, vejam bem, UM PACOTE DE FEZES pelo correio.

Bem, apesar de tudo as coisas não mudaram, pois na semana passada mesmo Sterling publicou um vídeo de 6 minutos falando exclusivamente dos jogos da Digital Homicide, que você vê abaixo:



O site Kotaku procurou Jim Sterling para se pronunciar sobre o processo, mas tudo o que ele disse publicamente foi o seguinte:
-
“Não seria sábio eu me pronunciar sobre isso agora. Tudo o que eu posso dizer é que eu estou lidando com a situação e que eu estou totalmente confiante sobre ela”.
-
Em seu Twitter, entretanto ele postou ISSO no dia em que ficou sabendo e que pode ou não ter relação com o assunto.

A Digital Homicide atualmente tem um bom número de jogos sendo vendidos no Steam, além dos mencionados Slaughtering Grounds e Galactic Hitman. Você pode ver a página deles por lá clicando AQUI e vale notar que todos os seus jogos, exceto o mais recente, estão com péssimos reviews, o que significa que talvez eles tenham se esforçado mais no novo?

Além dos 10.76 milhões de dólares em danos, a Digital Homicide também quer “Um pedido de desculpas em vídeo como destaque no canal principal do Youtube de Sterling por um período de não menos que 5 anos”.

Ninguém me perguntou, mas particularmente parece realmente que há uma perseguição (por views) contra a Digital Homicide, mas o argumento do estúdio de que “críticas negativas fazem criadores perder dinheiro” não cola, pois sem opiniões honestas sobre produtos, são os clientes quem perdem dinheiro ao compra-los. Então, essa vai ser uma boa briga!
Patreon de O Vértice