10 Referencias e easter-eggs escondidas na 2° temporada de Demolidor
Mais uma temporada de Demolidor, mais uma obra da Marvel, significa mais uma vez algo cheio de referencias a outras obras do estúdio e mais uma vez nós fizemos uma listinha para você não se perder e quem sabe descobrir algo novo que você possa ter perdido na série.
Separamos abaixo uma lista com 10, ou na verdade bem mais, das que achamos ser as melhores das centenas de referências que achamos nessa segunda temporada.
Confira a lista:
10 – Referencias rápidas
Aqui algumas listas de referências bem rápidas que deixariam esse post bem longo se fossem explicadas uma a uma com detalhes. Mas vale lembrar que são referências rápidas em geral, há algumas outras pequenas referencias que se encaixam nas categorias das próximas posições.
• Em julgamento, o número do Justiceiro era 1986, número que corresponde ao ano em que foi lançada a primeira HQ solo do personagem.
• O caso do julgamento em questão se chama “O Povo contra Frank Castle” que é o nome de uma HQ do Justiceiro também.
• Quando Stick salva Matt e Elektra, ele chuta um ninja da Mão dentro de um poço, de forma semelhante a cena clássica de 300 (This is Sparta!!!). Tanto 300, quando Stick, foram criados por Frank Miller.
• Stick também corta a mão de uma ninja da Mão, além de ser uma brincadeira com os nomes, a Marvel estava com o constante easter-egg em todos os filmes de sua segunda fase de cortar mãos e braços em homenagem a Luke perder o braço no segundo Star Wars. Na 2° temporada de Agents of S.H.I.E.L.D. o próprio Coulson perde o braço e aqui alguém perde também.
• Existe uma empresa chamada Atlas Investimentos na série e Atlas é o nome original da empresa que se transformou em Marvel Comics.
09 – Jessica Jones, Luke Cage & Punho de Ferro
Demolidor terminou com um teaser para a temporada de Luke Cage, mas tem muito mais referência ao personagem e a Jessica Jones nessa temporada. As mais óbvias de todas são Claire mencionando para Foggy que ela se meteu em problemas por ajudar alguém com poderes e que era maior e mais forte que o Demolidor, obviamente uma menção a ela ter ajudado Luke Cage no final da 1° temporada de Jessica Jones.
Jessica Jones também é mencionada pelo seu nome e pelos seus maus hábitos pela ex-namorada de Foggy e é claro que Jeri Hogarth, a personagem de Carrie Fisher faz uma ponta.
Agora o menos óbvio é que a Promotora Samantha Reyes, que tem uma participação grande na série, apareceu antes no último episódio de Jessica Jones e talvez você tenha esquecido, mas é a cena onde a promotora acusa Jessica de ter assassinado Kilgrave a sangue frio e Hogarth aparece para defende-la. Além disso, seu parceiro menciona uma frase de um tal de Detetive Clemons, que é um personagem que morreu em Jessica Jones.
O advogado de Wilson Fisk, Benjamin Donovan, é um personagem dos quadrinhos de Luke Cage, o que deve significar que ele pode aparecer novamente na série do personagem.
Agora para terminar uma referência BEM escondida, foi uma menção em um dos muitos jornais mostrados na série a uma “cidade perdida”, o que provavelmente é o lugar “bem mais longe que a China” que a Madame Gao mencionou na primeira temporada, ou seja, K’un-Lun, a cidade mística onde Danny Rand ganha seus poderes e se transforma no Punho de Ferro.
08 – Bloco de Celas D
O Bloco de Celas D, onde Wilson Fisk e o Justiceiro ficam preso e onde ocorre aquele “massacre” é um cenário conhecido de uma das fases clássicas das HQs.
Na história onde o Bloco de Celas D é mostrado, é quando após descoberta a identidade do Demolidor, Matt é preso e passa algum tempo lá em uma história de Ed Brubaker chamada “O Demônio no Bloco de Celas D”, o que faz o fato do Justiceiro e do Rei do Crime estarem lá ou uma referência ao que está por vir, ou simplesmente uma referência.
Não sabemos se a Marvel um dia vai adaptar essa história, mas tudo indica que há uma possibilidade.
07 – Roxxon
A Roxxon mais uma vez é uma empresa mencionada na série até com alguma importância, nesse caso para a Elektra.
Deve haver alguma coisa planejada no futuro para essa Roxxon, pois essa empresa foi mencionada antes e até com certo destaque nessas obras em:
- Homem de Ferro
- Homem de Ferro 2
- Homem de Ferro 2
- Agents of S.H.I.E.L.D.
- Jessica Jones
- Agent Carter
Além é claro de menções nas duas temporadas de Demolidor.
06 – Cena Clássica no telhado
Além da referência a outras histórias dos quadrinhos do Demolidor e do Justiceiro, tem uma referência quase imagem a imagem de um momento clássico dos dois personagens nos quadrinhos.
Esse easter-egg nós já sabíamos desde o trailer que teria, mas foi bacana ver o quão fiel essa história foi.
No original, essa é uma cena da HQ O Justiceiro #3 de Garth Ennis, onde o mesmo acontece, mas com um final diferente. Nos quadrinhos, o Demolidor não é tão “anti-morte” quanto na série, portanto ele puxa mesmo o gatilho contra o Justiceiro, mas a pistola está danificada e aquilo não passava de um teste.
Agora um easter-egg extra, nessa cena um senhor aparece no telhado e ele e Frank conversam sobre o Vietnan, como nos quadrinhos os personagens duram para sempre sem nunca envelhecer, foi o próprio Frank quem lutou no Vietnan na exata mesma companhia que aquele senhor, na série o Frank lutou no Afeganistão para fazer mais sentido com a sua idade.
05 – Ascensão e queda de Elektra
Como era de se esperar, a trama de Elektra na série segue fielmente algumas das partes da HQ, incluindo ela acabar sendo a líder da Mão, embora isso não aconteça na série, não por mais do que um minuto, há indícios de que isso acontecerá no futuro.
Embora você pergunte agora, mas como se ela morreu?!
Pois é, a Elektra morrer é uma das bases fundamentais da sua história, ela também morre nas HQs e até naquele filmeco do Demolidor com Ben Affleck. A única diferença é que quem assassina ela na série é Nobu, enquanto nos quadrinhos e no filme do Ben Affleck é o Mercenário, ao menos ambos usam a sua própria sai para fazê-lo.
Então sim, fiquem tranquilos que a Elektra vai voltar!
04 – Finn Cooley
Quando o ótimo ator, Tony Curran aparece como o vilão irlandês que busca vingança contra o Justiceiro, poucos notaram que seu personagem, Finn Cooley, é um dos vilões do Justiceiro nos quadrinhos.
Agora sabe o que é mais legal? Se você notar a aparência de Cooley nos quadrinhos, na imagem abaixo, você verá que ele não tem uma parte do rosto e nós vimos como o Justiceiro o finalizou na série, com um tiro de Shotgun no meio da cara.
Se por algum motivo houver uma série do Justiceiro e a equipe resolver trazer de volta esse (ótimo) personagem, dizendo que o tiro não o matou, sabemos pelo menos que ele pode retornar de forma mais fiel ao seu visual das HQs.
03 – Gladiador
A primeira temporada teve O Gladiador como um dos easter-eggs mais legais e esse easter-egg volta com força total para a segunda.
Melvin Potter, o construtor que faz a roupa do Demolidor e da Elektra, assim como a arma clássica que o Demolidor usa nos quadrinhos, também é o equivalente ao vilão Gladiador. E nessa segunda temporada ele até mostra o seu uniforme especial, que é extremamente semelhante ao que o personagem usa nos quadrinhos.
Além disso, quando Matt fala algo que o deixa ameaçado, ele imediatamente pega uma serra circular como arma, que também é o que o personagem usa como arma nos quadrinhos. Para completar na sua parede tem um pôster de um filme chamado La Venganza de los Gladiadores, mais uma referência ao seu personagem original.
Mais um extra aqui, durante o final da série a armadura do Demolidor se danificou levemente na área do coração, tenho certeza que na próxima temporada nosso querido Melvin vai inserir um DD ali.
02 – Microchip
O final da história do Justiceiro mostra Frank voltando a sua antiga casa e a destruindo pega um CD escondido atrás de um dos quadros, antes de ir embora deixando a casa ser consumida pelas chamas. No CD está escrito “MICRO”.
Essa é uma referência ao “sidekick” do personagem, se é que podemos chamar assim, chamado Microchip. No caso, Microchip é um vendedor de arma e um Hacker que o ajuda de tempos em tempos, mas em geral é um personagem bem importante para o personagem, embora em algumas histórias tenha se tornado seu inimigo.
Agora aproveitando mais referencias do Justiceiro, Kandahar, parece um cliffhanger para outra história sua dos quadrinhos, o Coronel Ray Shoonover também é um personagem importante de suas histórias, porém o vilão Blacksmith, não tem equivalente na Marvel, exceto por um Skrull de mesmo nome. E já que falamos em Skrulls, há uma história onde há uma ligação forte entre Skrulls e Elektra. Será?
01 – Agents of S.H.I.E.L.D.
Há duas menções definitivas que ligam Demolidor a Agents of S.H.I.E.L.D. mais uma vez, isso considerando que na primeira temporada já houveram algumas.
Para começar, a gangue de motoqueiros Dogs of Hell que aparece nos primeiros episódios dessa segunda temporada de Demolidor, até com bastante importância, já apareceu antes em um episódio de Agents of S.H.I.E.L.D., mais especificamente o episódio em que a Asgardiana Lorelei invade a terra e usa os motoqueiros para lutar por ela.
Além disso, a Cybertek e o episódio sobre a criação do Deathlok, coisas de Agents of S.H.I.E.L.D. são mencionadas nos jornais de Hell’s Kitchen.
Além disso, o Orfanato St. Agnis, onde Matt e Skye viveram em sua infância, aparece em uma lembrança de Matt com uma freia que pode acabar se revelando a sua mãe.
Por último, o personagem Microchip, que mencionamos agora pouco como o "sidekick" do Justiceiro, já foi mencionado com um Hacker amigo de Skye.
--
E aí, faltou alguma referencia legal que nós não encontramos? Deixe nos comentários!