Sobre os últimos dias, a mudança e O Vértice 5.0




Você deve ter percebido, espero que tenha, que O Vértice andou meio parado nos últimos dias, com pouco conteúdo e com uma certa instabilidade. Estávamos ficando fora do ar de vez em quando e não postávamos quase nada com frequência, exceto uma ou outra coisa que não conseguíamos segurar.

A resposta para isso é simples, como talvez você tenha notado a barrinha do R7 acima do site e abaixo dele não existe mais, sim, a nossa parceria com o portal acabou e estamos completamente independentes como não estávamos há uns 4 anos. A consequência disso é que precisamos mudar de servidor, saímos dos poderosos datacenters do R7 para um servidor comum e simples que obviamente, mesmo depois do site otimizado até não poder mais, não aguentou o tamanho da nossa audiência nem por meia hora e nos derrubou.

Sem uma verba abrangente para um servidor dedicado (que está ainda mais caro que o normal nessa crise) e mesmo esse tipo de hospedagem não estava funcionando tão bem para nós há dois anos atrás, nós nos vimos com duas opções: Tentar algo louco ou simplesmente aceitar o destino de muitos sites que chegam nesse momento derradeiro de suas vidas, que é deixar de existir.

Bem, escolhemos tentar algo louco e assim deixamos todas as maravilhas e possibilidades do Wordpress para trás e achamos um refúgio desconfortável e limitado no Blogger, sabe o Blogger do Google? Pois é, sim, embora não pareça para os leigos em webdesign, agora o site está no Blogger e sim, demoramos exatamente três semanas e meia para conseguir migrar o conteúdo da antiga plataforma para nova, enquanto deixávamos o visual o mais bonito possível e é claro, reformatávamos tudo que perdemos e dávamos um jeito de que o Google não nos odiasse por essa bagunça toda.

Como vocês podem ver ainda temos muito trabalho a fazer, alguns menus ainda não levam a lugar nenhum, mas vão levar ainda essa semana, algumas páginas ainda não existem e alguns posts estão sem formato e sem imagem, mas tudo vai se endireitar aos poucos nos próximos dias.

O mais chocante entretanto é que dos 10.000 posts que faziam parte do nosso arquivo e da nossa história ao longo desses 5 (quase 6) anos de O Vértice, pouco mais de 7.000 deles se perderam para todo o sempre. Estranhamente eu não me desespero tanto com essa parte do problema e me preocupo ainda menos em esconder essas questões internas de você, o nosso público, para passar aquela aura profissional que aparentemente hoje todos devemos passar. Porque se esses quase seis anos trabalhando com O Vértice me ensinaram algo é que não é a quantidade de conteúdo que importa e sim a qualidade. Os quase 3 mil posts que restaram no site são os nossos principais artigos, os melhores textos que eu e os outros autores do site já escreveram. As matérias que nos dá mais orgulho sobreviveram, eu lutei por elas contra limitações de uploads do Blogger, limitações técnicas dos servidores do R7 para usuários externos e lutei contra a minha incapacidade de aprender sequer a usar um app de Python.

Coincidentemente isso vai de encontro com a nossa mudança de linha editorial que estávamos aplicando já nos últimos três ou quatro meses. A nossa missão hoje é de produzir somente o melhor e mais importante conteúdo para seus olhos e para a sua mente. Nada de notícias sem importância do dia a dia, ou rumores infundados sobre coisas que nunca acontecerão. Só o que há de mais urgente e impactante dentre as notícias do dia a dia vão parar em nossos textos e colocamos a nossa mente jornalística para pensar, opinar e informar sobre o que há de mais legal acontecendo em lugares que a maioria dos veículos do nicho não exploram.

Apesar de tudo que aconteceu nos últimos dias e nas últimas noites sem dormir tentando aprender Python para converter arquivos, lendo linhas e mais linhas de CSS para deixar o Blogger com a nossa cara e com um trabalho mecânico e enfadonho para formatar parte do conteúdo para ficar visualmente lindão para vocês, nós finalmente estamos de volta com a produção de conteúdo a todo o vapor.

Vale dizer que se você encontrar algum bug no O Vértice 5.0 é só nos falar que vamos dar uma olhada em como resolver. Aproveitando, fiquem abaixo com o registro da nossa mudança visual do O Vértice 4.5 para a versão atual:

PS: Durante esses problemas nós criamos um Patreon que você pode acessar AQUI, ainda não o divulgamos formalmente, mas se você estiver lendo esse post e estiver a fim de contribuir conosco, já sabe como fazer! :)


Patreon de O Vértice