Deadpool está criando uma tendência pronta para o fracasso


Eu tenho uma regra antes de criticar alguém, especialmente uma indústria inteira, que é pensar: “toda essa gente que faz milhões de dinheiros não pode ser simplesmente idiota”. Esse pessoal não é idiota por ter confirmado Transformers 8 ou Velozes e Furiosos 10, eles são de fato muito espertos. Embora as conversas nos e-mails vazados da Sony há um tempo atrás não advoguem exatamente a favor da sua esperteza, os dólares sim. Mas como James Gunn disse um dia desses; “Hollywood vai compreender errado o sucesso de Deadpool”. E ele estava certo, compreenderam errado num nível que beira o de um idiota que não vê a big picture do seu próprio negócio e de quem o consome.

Desde que Deadpool foi se confirmando como um sucesso de bilheteria, meia dúzia de filmes já se anunciaram como “para maiores de 18 anos”, meia dúzia foi o que eu consegui contar, mas provavelmente existem outros. O mais estranho nisso, porém, é a ideia de que até duas semanas atrás, qualquer estúdio iria esperar seu filme, especialmente um blockbuster, estar pronto para brigar por uma classificação menor. O próprio Deadpool só foi confirmado como “maiores de 18” há uns dois ou três meses atrás, depois que seu corte final estava pronto, mas agora longas que nem têm diretor envolvido no projeto estão sendo anunciados pelo estúdio como “para maiores de 18” como se eles fossem inserir violência e sexo para bater uma cota ou se juntar a um grupinho seleto de filmes. Alias, um grupinho seleto de poucos bem sucedidos.

Acha que eu estou exagerando no número? Bem, olha a lista bem recente de filmes que anunciaram que seriam para maiores de 18:
  • It, A Coisa
  • Wolverine 3
  • Death Note
  • Musical sem título de Channing Tatum e Joseph Gordon-Levitt
  • X-Force
  • Batman v Superman (no dvd/blu-ray)
Dentre esses filmes, o caso mais interessante é o de It. Cary Fukanaga, um grande diretor, disse que saiu do filme justamente pelo fato do estúdio querer um filme de terror convencional e simplista, enquanto ele queria fazer uma obra mais sofisticada, digna dos livros de Stephen King. Dentre as muitas coisas que o estúdio queria, era o fato do filme ser básico e de fácil acesso, ou seja, não para maiores de 18 anos para começar. Entretanto um belo dia, uma semana e meia atrás BANG! O estúdio mudou de ideia e agora quer um filme R Rated. Infelizmente, sabemos que não importa a classificação, dificilmente alguém dirigirá uma obra igual à que Fukanaga pretendia dirigir e depois das declarações que ele deu, é difícil que o estúdio o traga de volta.
É natural que X-Force seja para maiores de 18, ou se não seria só mais um X-men, mas nessa última semana foi confirmado que Wolverine 3 também será e por mais que isso faça sentido com a ideia original do personagem, isso não faz o menor sentido com o personagem de Hugh Jackman nos cinemas. E sabe do que mais? Depois de um péssimo e um medíocre filme com o personagem, não vai ser colocar mais sangue e mais mortes que vai fazer o último da trilogia um bom filme. Sabe o que vai fazer Wolverine 3 ser um bom filme? Ele ser um bom filme, assim como Deadpool foi.

Sobre o musical do Channing Tatum e Joseph Gordon-Levitt eu nem sei muito o que dizer, pode até não ser parte dessa tendência, pode realmente estar enraizado com sua premissa original, mas sinceramente eu duvido, especialmente por que esse não é o tipo de coisa que se anuncia antes do filme sequer começar a ser feito.

Agora sobre Batman v Superman eu tenho muito a falar. De acordo com Zack Snyder a versão de blu-ray do filme terá um corte para maiores de 18 o que NÃO FAZ O MENOR SENTIDO. A menos que tenha uma aparição do Coringa no filme, não há nada num longa de fantasia com um homem vestido de morcego e um alienígena de capa vermelha que seja violento ou sexual o suficiente para ganhar essa classificação e se tiver... desculpe, o filme está errado com a caracterização desses personagens que conhecemos. O que não me espanta as audiências teste do filme estarem gostando apenas moderadamente do que viram, segundo rumores.

Mas até se tiver uma ponta do Coringa no filme, se um filme do estúdio tiver que ser para maiores de 18, esse filme deveria ser Esquadrão Suicida. Mas sabe do que mais? Apesar de não ter sido nada mencionado sobre a classificação do filme até agora, não duvido que a Warner incluía nos cronogramas algumas refilmagens para fazer o filme ganhar o selo R Rated.
Eu lembro de Batman: O Cavaleiro das Trevas, um dos melhores filmes de quadrinhos de todos os tempos, O MELHOR para qualquer fã da DC. Nesse filme, Christopher Nolan brigou para ter uma classificação 12 anos e por favor, não me digam que o Coringa de Heath Ledger é menos ameaçador, menos divertido ou menos cool por isso. Jared Leto pode até superar ou fazer um Coringa no mesmo nível que Ledger fez, mas certamente não vai ser por que teve mais sangue nas cenas dele. A atuação é o que vai contar.

Wolverine 3 não vai ser melhor só por que Hugh Jackman vai decepar cabeças com suas garras, não faria mal ver isso vindo do Wolverine de vez em quando, entretanto não é isso que faz um filme bom, mas um roteiro digno quem sabe ajude.

O Superman não vai, como o Deadpool fez, mandar o Batman “chupar um pau”, e provavelmente não transará com Lois Lane por cinco minutos semi-explícitos no filme, muito menos explodir pessoas em poças de sangue. Se fizer, na boa Zack Snyder... para!
O sucesso de Deadpool é bem fácil de compreender se você estiver prestando a atenção, ele é um personagem único que muita gente ama nos quadrinhos e que tinha potencial para mais gente amar em uma mídia mais mainstream, de maior acesso e mais democrática. E ele foi adaptado sem se perder no processo, ele é um personagem violento, desbocado, sexual e o filme foi fiel ao personagem. As pessoas gostam dele exatamente assim nos quadrinhos, trouxeram ele de forma fiel, e o mais importante, de forma bem-feita para as telas. Pronto, sucesso! Não vale também esquecer de mencionar o marketing brilhante do filme, que não teve medo de brincar com as pessoas, quase no mesmo nível que seu personagem faria.

Ah, talvez Hollywood somando o sucesso de Deadpool e a preguiça de tentar entender o porque desse sucesso, com aqueles comentários de Youtube onde nós vemos o pessoal dizendo que querem filmes para maiores de 18, mas já tá mais que provado que as pessoas ou não sabem o que querem, ou fingem que querem algo que não compram. Tem diversos estudos sobre isso!

Ansiar por limitar o seu público para seguir uma tendência que não é existe quase soa com a atitude de alguém idiota, que tal deixar a obra fluir e ver se ela precisa de sangue e violência antes de exigir e anunciar que ela terá? Vamos lá Hollywood, vocês são mais espertos do que isso, foram vocês que fizeram bilhões e bilhões de filmes baseados em bonequinhos, parques de diversões, ideias requentadas, jogos de tabuleiro, nostalgia...
Patreon de O Vértice