Como Star Wars Conquistou o Universo - Chris Taylor | Crítica


Dizer que todo o mundo, ou 99% dele, conhece Star Wars não deve ser nenhuma revelação. Mas, analisando as décadas de sucesso, o hype criado a cada novo filme, HQ, livro, série ou jogo lançado, como explicar este fenômeno que começou no cinema e hoje está presente de várias formas?

A árdua tarefa de compilar histórias e tentar analisar a saga criada por George Lucas - e agora propriedade da Disney - coube ao jornalista Chris Taylor, conhecido por seu trabalho como editor no site Mashable, no recém-lançado Como Star Wars Conquistou o Universo, da editora Aleph.


Taylor criou uma obra com mais de 600 páginas para explicar, sem exageros mas com muito fan service, como Star Wars se tornou o que é hoje. Desde detalhes sobre a produção do primeiro filme, passando pelas histórias sobre cenários, contratos de marketing, situações curiosas e claro, muitos dados e informações de cair o queixo.

Este é um livro que poderia estar na seção de livros de Negócios e Administração de livrarias, pois mostra muito bem como criar e desenvolver uma marca. Isso sem deixar de ser uma peça mais que obrigatória para fãs de Star Wars. Vale o investimento e a leitura ávida.

Confira a sinopse de Como Star Wars Conquistou o Universo, lançamento da editora Aleph:

Por várias gerações, Star Wars tem arrastado fãs de todas as idades aos cinemas, às lojas de brinquedos, às livrarias — praticamente a todo lugar que se vai, Star Wars está presente como uma entidade maior do que os filmes da saga. É indiscutivelmente o maior fenômeno da cultura pop, tão abrangente em todos os sentidos que mesmo aqueles que não assistiram ao filme conhecem a figura de Darth Vader e a maior revelação da história criada pelo cineasta George Lucas. Em um trabalho jornalístico surpreendente, Chris Taylor revela segredos que até o fã mais radical desconhecia, derruba e confirma antigos mitos e rumores sobre sua produção, e dá voz a todo mundo que foi relevante na criação de Star Wars como um todo, de aliados a desafetos de George Lucas. Porém, apesar de falar sobre Star Wars, o livro vai muito além: fala sobre cinema em geral, administração, gerenciamento de marca e até determinação pessoal.
Patreon de O Vértice