A Maior transgressão de Deadpool é contra os advogados da Marvel Studios


Faz um tempo em que só se fala sobre filmes de herói em Hollywood, a esse ponto todo mundo já sabe que a Fox, a Marvel Studios e até a Sony têm os direitos exclusivos de certos personagens da Marvel Comics para adaptações cinematográficas. No caso da Sony, que tem o maior personagem da editora, os direitos não são mais exclusivos, embora o Homem Aranha ainda seja seu para adaptar.

A relação da Marvel Studios com a Fox nunca foi tão boa quanto parece ser a relação deles com a Sony, a Marvel retomou o Demolidor e já brigou e lutou até de forma suja para conseguir os direitos do Quarteto Fantástico de volta, usou personagens cujos direitos são divididos nos cinemas (Feiticeira Escarlate e Mercúrio) apesar da Fox já ter anunciado um filme com um deles e já confirmou que pode e deve usar se necessário os Skrulls, uma raça alienígena cujos direitos também são divididos.

Embora a “briga” entre os estúdios pareça ser inexistente quanto as PIs de X-men, talvez por a Marvel saber que Fox jamais largará esse osso não importa o que aconteça, ou pela Marvel achar difícil acertar com esses heróis nos cinemas, a Fox mesmo tem 8 filmes no universo de mutantes, e está prestes a lançar o 9° e acertou (com muita boa vontade) apenas em 3 deles, dentre eles o mais recente Deadpool, que talvez o melhor filme de super-heróis que o estúdio já fez ao lado de... X-Men: Primeira Classe.

O próprio diretor do filme, Tim Miller, confessou que os executivos do estúdio “não entenderam” o conceito de Deadpool e certamente não pediram para que alfinetassem a Marvel no filme, embora não fosse menos do que natural que isso acontecesse numa obra desse tipo. Miller, ao lado de Rhett Reese e Paul Wernick, roteiristas do longa, por outro lado pareciam mais dispostos a desafiar de forma bem arriscada os contratos legais entre ambos os estúdios. E eu não estou falando sobre a menção de Samuel L. Jackson nas cenas pós-créditos, afinal, aquilo é apenas uma menção a um personagem de cinema, eu estou falando de dois "easter-eggs" que são exclusivos da Marvel e que entraram no filme.

O primeiro deles é um personagem, que está no filme, mas que a Fox não tem direito a ele, que é o Bob, um dos capangas que Deadpool reconhece enquanto está se preparando para enfrentar o principal vilão do filme. Esse Bob, pela referência ao passado nas “Forças Especiais” a forma de falar e até o humor ao redor da cena, indicam que ele seja "Bob, o Agente da Hydra”.

Se você acha que é apenas uma coincidência o nome do personagem e o humor da cena, veja a declaração de Wernick abaixo:
Nós chamamos ele apenas de Bob, mas os fãs vão se perguntar ‘esse é o Bob da Hydra?’, mas ao mesmo tempo os advogados da Marvel não vão poder falar ‘espere, esse é o Bob da Hydra, eles não têm o direito sobre ele.’ Nós tomamos certas liberdades! A Fox tem uma lista de personagens que eles possuem e que nós podemos usar e Simon Kinsberg, que é um produtor do nosso filme, é o guardião do universo dos X-Men. Então ele foi uma grande fonte sobre o que nós podíamos usar e em como poderíamos nos encaixar na história maior do universo. Então Simon e os advogados nos guiaram e informaram sobre o que podíamos ter e então ficou por nossa contar pensar em como usar tudo isso criativamente.

Agora se Bob, O Agente da Hydra é um personagem vago para que os advogados da Marvel encrenquem com a Fox, o segundo “easter-egg” não é tão vago assim. Sabe na cena em que o Deadpool se despede do Bob e depois parte para o confronto final? Então, eles lutam em um navio, certo? Errado! Se você reparar bem, eles estão lutando em cima de um Helicarrier da S.H.I.E.L.D., ou se preferirem, um aeroporta-aviões.


Não há dúvidas, você pode ver na imagem acima, ou pode também ler a declaração de Emmanuel Shiu, que desenhou o cenário para o filme:
Eu fui convidado para redesenhar o Helicarrier de modo que parecesse diferente daquele que foi usado em Os Vingadores. Para parecer que tinha sido desmontado em vários lugares.

Agora a Marvel Studios vai encrencar com isso? Quem sabe processar a Fox por quebra de contrato, ou quem sabe até negociar esse processo em troca dos direitos do Quarteto Fantástico? Dificilmente. Assim como o Deadpool (o personagem) deixa a Míssil sem saída naquele lance de “ficar em silêncio ou ser rude”, Deadpool (o filme) também colocou a Marvel Studios na posição de brigar por seus direitos legais ou manter aquela postura de “gente boa” que o estúdio sempre tentou manter, especialmente por que as pessoas simplesmente amaram o filme.

Imagine na Variety, no Deadline, no THR, no Omelete, no Vértice a manchete: “Marvel Studios processa Fox por causa de Deadpool!”. Essa é a última notícia que eles iriam querer que seus fãs lessem.

Eu nunca imaginei que diria isso, mas... Ponto para a Fox!
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