Veja em 5 passos como trailers de filmes são todos iguais


Faz algum tempo e eu escrevi sobre uma das tendências do cinema, mais especificamente na cinematografia dos filmes, que é a obsessão pelas cores azul e laranja como tons principais de... tudo. Você pode ler mais sobre o caso AQUI, mas dessa vez eu queria falar de outra tendência dos cinemas que é a de fazer trailer de certa forma bem especifica.

Existem pelo menos 5 coisas que os estúdios geralmente têm em mente quando constroem um trailer para ele ficar legal, dinâmico, cheio de ação e de fato eles ficam muito bons, mas quando todo mundo está fazendo o mesmo, a coisa começa a ficar repetitiva e o que parecia legal antes, começa a ser só o comum.

No título do texto eu digo TODOS os trailers, mas para ser honesto existem exceções, mas quando o assunto é blockbuster pelo menos, as exceções são raríssimas e você vai começar a perceber isso nos próximos parágrafos.

01 - Narração / Diálogos & Música Lenta / Pop

Uma música pop, de preferência num tom abaixo do normal, distorcida ou em slow-motion, diálogos, que não necessariamente precisam dizer alguma coisa do filme, ou diálogos misteriosos que falam sobre o algo que você ainda não entende, quem sabe se os diálogos não forem dos melhores ou não apresentarem bem os personagens, uma narração em off também serve, some isso tudo e BOOM, você tem pelo menos os seus 30 ou 40 segundos iniciais de trailer.

Geralmente essa Narração / Diálogo somado a Trilha Sonora especifica de trailers mostram cenas genéricas, é muito comum termos um shot de uma cidade ou de um cenário qualquer, de pessoas correndo ou olhando para o céu, quem sabe até olhando dramaticamente por cima dos ombros ou para o lado. Em alguns casos quando o filme está muito no inicio da sua pós-produção, os diálogos mostram cenas de pessoas conversando mesmo.

Pode testar em casa que não há perigo, se você tiver feito um filme caseiro, picote algumas cenas de diálogo, ou uma narração enquanto cenas qualquer passam na tela, bote uma música legal de fundo, de preferência se ela estiver distorcida de alguma forma e pronto, você tem o início perfeito do seu trailer.

Dúvida que isso seja uma tendência? Ok, veja os primeiros segundos dos exemplos abaixo:

Exemplo 1: X-Men Apocalipse (de 00:10 até 01:20)

https://www.youtube.com/watch?v=3vYpPwBKJ28

Exemplo 2: Esquadrão Suicida (de 00:01 até 01:02)

https://www.youtube.com/watch?v=8pYp4T8TdP4

Exemplo 3: Guardiões da Galáxia (de 00:14 até 01:00)

https://www.youtube.com/watch?v=al58nMA13OM  

Exemplo 4: Star Trek - Além da Escuridão (00:01 até 00:52)

https://www.youtube.com/watch?v=hqk73zflryw

02 - Corneta (de A Origem) / Som Alto

Ok, esse está começando a cair em desuso, mas ainda é usada e há poucos anos, talvez meses, esse era o maior clichê dos trailers de blockbusters, a buzina / corneta de A Origem, ou pelo menos um som muito alto que sirva para um propósito semelhante, sonorizar o corte de cenas mais tensas e pesadas, geralmente que são precedidas e seguidas por uma tela preta que se desvanece lentamente. As vezes a sequencia de "corneta dramática" (como eu chamo) pode ser substituída ou substituir o próximo item, mas normalmente ela é uma preparação para a Montagem Frenética.

A minha teoria é de que se essa corneta está caindo em desuso, é graças ao fato de que os filmes estão tentando parecer menos densos e sombrios e mais divertidos e descolados, pelo menos alguns. Quem sabe isso é uma síndrome baseada no sucesso da Marvel, que faz os seus filmes sempre mais leves, descolados e divertidos possível.

Curiosamente enquanto muitos blockbusters hoje tentam passar essa “aura Marvel” nos trailers, esquecendo a “corneta dramática”, os próprios filmes da Marvel sempre tentam parecer mais tensos do que são de verdade e fazem o uso da corneta e torto e a direito nos trailers.

Enfim, não importa quais cenas você vai usar, se elas meramente parecerem dramáticas, coloque-as no trailer e coloque esse som alto entre os cortes que vai dar tudo certo. Ah, quase esquecendo, essas cenas com cortes a base de corneta também servem, além de dar o tom dramático, muitas vezes para fazer seu herói ou heróis parecerem legais, com cenas deles de costas, caminhando, correndo ou coisas legais do tipo.

Veja exemplos:

Exemplo 1: X-Men Apocalipse (de 01:20 até 01:45)

https://www.youtube.com/watch?v=3vYpPwBKJ28

Exemplo 2: Transformers 3 (de 00:15 até 00:55)

https://www.youtube.com/watch?v=E-Sg_zJrDxc

Exemplo 3: Tron - O Legado (de 01:00 até 01:55)

https://www.youtube.com/watch?v=1Ay_H0p2YDk

Exemplo 4: A Origem (bem, nesse caso praticamente o trailer e o filme inteiro)

https://www.youtube.com/watch?v=TxiZoP9LTUU

03 - Montagem de Ação Frenética

Ok, por mais que a corneta do ponto anterior esteja caindo em desuso, esse nunca falha, a montagem frenética de cenas de ação que duram um segundo. Geralmente até revelando coisa demais para quem não piscou ou para quem, você sabe, assiste o mesmo trailer mais de 30 vezes.

Geralmente essas dezenas de cenas, algumas de menos de um segundo, são embaladas pela música, a montagem pode ser um pouco menos frenética se a música ainda estiver em slow-motion (geralmente quando o filme ainda está no início da pós-produção e não tem tantas cenas de ação prontas, com efeitos especiais e tudo mais), mas ela vai acontecer, geralmente quando a música está assim as cenas costumam durar 2 segundos ou até, pasmem, 3! Sempre com mais diálogos ou narração que não tem qualquer ligação com as cenas.

Geralmente essa montagem tem explosões, golpes, pulos, alguém chorando ou gritando e qualquer coisa nesse sentido que esteja em alguma parte do filme, muitas cenas do terceiro ato do filme acabam parando aí. Provavelmente o estúdio exige essa montagem para exibir e fazer valer os milhões gastos naquela explosão, naquele raio laser ou no salário daquele duble.

Veja exemplos:

Exemplo 1: X-Men Apocalipse (de 01:45 até 02:14)

https://www.youtube.com/watch?v=3vYpPwBKJ28

Exemplo 2: Esquadrão Suicida (de 01:03 até 02:04)

https://www.youtube.com/watch?v=8pYp4T8TdP4

Exemplo 3: Avatar (de 02:40 até 03:20)

https://www.youtube.com/watch?v=5PSNL1qE6VY

Exemplo 4: Jogos Vorazes: A Esperança - O Final (de 01:00 até 01:40)

https://www.youtube.com/watch?v=rcjZIrWXrIY

04 - Queda de Ritmo

Cenas cortadas com pulos, explosões, violência, choro, a dica de que alguém vai morrer no final e tudo isso num ritmo absurdo explicado no nosso item anterior e aí vem o próximo clichê dos trailers, que dessa vez acontece invariavelmente depois da montagem ação frenética, que é... a quebra de ritmo.

Geralmente a quebra de ritmo acontece para mostrar uma cena muito importante, que vai representar algo especifico para você, esse algo pode ser resumir o espírito do filme, te mostrar um trechinho da principal cena de ação da qual as pessoas vão falar pela semana inteira, determinar a ameaça que os heróis sofrem, te contar uma piada muito boa ou a cena simplesmente está lá porque a quebra de ritmo dá um tom legal a qualquer edição.

Geralmente essa quebra de ritmo acontece com um som eletrônico característico que pode ou não ser uma variação remixada da corneta de A Origem que eu mencionei acima, mas certamente haverá um som e se a música de fundo, seja ela em slow-motion, seja ela um épico instrumental ou simplesmente uma música pop maneira ainda estiver tocando, ela vai parar de forma abrupta, assim como tudo que está acontecendo.

Depois dessa cena muitas vezes vem o logotipo do filme e algumas informações sobre ele e então... os clichês de trailers ainda não terminaram, mas antes de ir para o “então”, veja exemplos da quebra de ritmo:

Exemplo 1: X-Men Apocalipse (de 02:15 até 02:22)

https://www.youtube.com/watch?v=3vYpPwBKJ28

Exemplo 2: Esquadrão Suicida (acontece duas ou três vezes a partir de 01:03, mas principalmente em 02:04)

https://www.youtube.com/watch?v=8pYp4T8TdP4

Exemplo 3: No Limite do Amanhã (de 02:05 até 02:10)

https://www.youtube.com/watch?v=yUmSVcttXnI

Exemplo 4: Mad Max: Estrada da Fúria (01:45 até 01:55, mas eles usam o recurso no início do trailer também)

https://www.youtube.com/watch?v=OeszhEbFEoY

05 - Piscadinha Final

Geralmente depois que o trailer termina, depois que vem o logotipo e a página de créditos, os filmes quase sempre têm algo a mais para te mostrar, geralmente é uma coisa engraçada, uma piada do filme que não caberia na narração ou nos diálogos desconexos iniciais, nem na montagem dramática com a corneta e muito menos nas cenas de ação da montagem frenética. Talvez não seja uma piada em si, mas só uma “piscadinha” para o público se a obra já for conhecida, como se fosse uma cena de “fã para fã”. É o que o trailer-zeiro por trás da edição considera a cereja no topo do bolo!

Esse é provavelmente o clichê de trailer mais usado e talvez o mais antigo de todos, mas para ser sincero ele está mudando um pouco, talvez seja a era da internet fazendo isso com os trailers, mas essa piada ou "piscadinha" final se tornou em alguns casos a cena após a quebra de ritmo ou ela é uma segunda quebra de ritmo, porque aparentemente os jovens não conseguem aguardar 2 segundos de logo e créditos para ver se tem mais uma cena no trailer.

Engraçado que essa tendência da internet está fazendo a Fox, principalmente a Fox, a aplicar a linguagem de Youtube aos seus trailers, fazendo um resumo de cenas rápidas no trailer logo nos 5 primeiros segundos, para repeti-las depois nos próximos 2 minutos, o que é bem estranho, especialmente porque isso normalmente é feito para convencer as pessoas de que vale a pena ver um vídeo longo ou uma propaganda, se bem que, trailers são propagandas, então talvez seja válido.

Exemplo 1: X-Men Apocalipse (de 02:29 até 02:33, mostrando o novo Professor Xavier, finalmente careca)

https://www.youtube.com/watch?v=3vYpPwBKJ28

Exemplo 2: Esquadrão Suicida (de 02:04 até 02:13, mostrando o espírito do filme e dos personagens)

https://www.youtube.com/watch?v=8pYp4T8TdP4

Exemplo 3: O Hobbit: A Desolação de Smaug (de 01:30 até 01:45 e 01:45 até 01:55)

https://www.youtube.com/watch?v=e9UOlJr_izQ

Exemplo 4: Star Wars 7 (o trailer 2 segue mas essas regras, mas o 1° de 01:28 até 01:32 tem o "Chewie, Estamos em Casa")

https://www.youtube.com/watch?v=qJnNp9I3BtM

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Agora eu não sei se você percebeu, provavelmente sim, mas eu usei em todos os exemplos cabíveis os trailers de X-Men Apocalipse e o trailer novo de Esquadrão Suicida, que só não tem uma das categorias, que é a “corneta dramática” porque o trailer não tenta te passar drama ou tensão nenhuma, e sim te mostrar que o filme é divertido e descolado, com uma bela vibe pop, talvez mais uma Marvelização dos publicitários de plantão, mesmo sendo para o filme da concorrência.

Mas enfim, eu selecionei esses dois trailers porque apesar de a técnica ser a mesma e apesar de não sabermos se os filmes são bons de fato, afinal não assistimos nenhum deles ainda, a qualidade nos trailers são completamente diferente. Enquanto o trailer de Esquadrão Suicida é fantástico, o de X-Men: Apocalipse é terrível, ambos usando exatamente a mesma técnica, o mesmo formato e os mesmos tipos de cenas.

Trailers podem enganar, tanto para o bem e para o mal, lembra de X-Men: Primeira Classe, já que estamos falando na franquia, que tinha trailers pavorosos e posters ridículos? Pois é, o filme foi sensacional. E você lembra do trailer lindíssimo, que também está em um dos exemplos acima, de Star Trek: Além da Escuridão? Bem, o filme dividiu opiniões e eu particularmente detestei e o próprio J.J. Abrams já confessou que se arrepende de diversos aspectos do filme.

O que eu quero dizer com isso é que não é porque existe essa formula tão óbvia para se fazer trailers que isso significa que eles são ruins, nem que eles são bons, e melhor, trailers também não querem dizer se o filme vai ser bom ou ruim, já que muitos deles nem te dão uma ideia mesmo de como o filme será, ele apenas copia cenas do longa e as edita com base em um formato comum, estabelecido e repetitivo, alguns se saem melhor que outros nesse processo, especialmente se você tem tocando no fundo uma das música mais legais de todos os tempos, como a Bohemian Rhapsody, do Queen.

PS: Apesar desse formato de trailer ser novo, não significa que a "indústria perdeu a criatividade" como todo mundo gosta de dizer para pagar de inteligente, já que mesmo antes de atingirem esse formato, também haviam formatos repetitivos diferentes nas suas respectivas décadas, ou você esqueceu do "cara da voz profunda dos trailers"?
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