Tropas Estelares - Robert Heinlein | Crítica

A editora Aleph traz ao Brasil mais um expoente da ficção científica, gênero tão amplo que é difícil de definir ou catalogar sob risco de simplificação. E Tropas Estelares explora mais uma vertente do gênero, mesclando temas militares com ficção científica social. Lançado originalmente em 1960, é preciso entender e analisar com olhos da época alguns temas espinhosos que o livro aborda, o que inclusive fez que Tropas Estelares fosse taxado em alguns casos como fascista ou mesmo racista. Porém, o autor Robert Heinlein utiliza um pano de fundo genial para justamente abordar estes temas espinhosos, sem necessariamente exalta-los. É um livro que definitivamente polariza opiniões.

A trama do livro nos apresenta o planeta Terra, em um futuro próximo, porém com a existência de uma federação interplanetária no comando, com forte viés militar. E é dentro desta federação que vemos a preparação de soldados para uma guerra contra os Insetóides, alienígenas aracnídeos que podem ameaçar a federação. Quase metade do livro foca o treinamento de Juan Rico, protagonista da obra e que nos apresenta, em primeira pessoa, todas as facetas desta organização militar e a guerra que explode.

9788576572206

Há alguns conceitos científicos interessantes, mesmo sem tanta explicação, sobre viagens planetárias e armaduras de exoesqueleto. Por estas e outras ideias, Tropas Estelares foi vencedor do Prêmio Hugo, o mais importante da ficção científica internacional, sendo aclamado por fãs e críticos da época, apesar de sua forte mensagem.

A edição recém lançada pela editora Aleph em 350 páginas é caprichada e com certeza deve fazer parte da coleção de qualquer fã de literatura sci-fi. Vale ressaltar que o livro foi (bastante) adaptado para o cinema pelo diretor Paul Verhoeven (Robocop) nos anos 90, mas sem grande sucesso, além de ter gerado mais dois horrorosos filmes lançados apenas nos EUA. Nada que manche a força e genialidade da obra original.

Confira a sinopse de Tropas Estelares, lançamento da editora Aleph:

Alistar-se no Exército foi a primeira – e talvez a última – escolha livre que Juan Rico pôde tomar ao sair da adolescência. Apesar do árduo e rigoroso treinamento pelo qual é obrigado a passar, o perseverante recruta está determinado a tornar-se um capitão de tropas. No acampamento militar, ele aprenderá a ser um soldado. Mas apenas ao final de seu treinamento, quando, enfim, a guerra chegar (e ela sempre chega), Rico saberá por que se tornou um. Vencedor do prêmio Hugo e um dos maiores clássicos da ficção científica mundial, Tropas estelares traz um enredo repleto de ação, tecnologia, superação de desafios, guerras espaciais e complexas relações políticas e humanas. A obra foi adaptada para o cinema pelo diretor Paul Verhoeven.
Patreon de O Vértice