A Nintendo ainda não entendeu como a venda digital... ou a indústria funciona

Reggie Fils-Aime, o presidente da Nintendo Americana deu uma recente entrevista para o Polygon, onde ele falou um pouco sobre o mercado que a Nintendo trabalha e também sobre o paradoxo que é uma empresa achar que é inovadora lançando os mesmos jogos há mais de 20 anos e sem saber como funciona vendas digitais de games.


[su_quote]“Quando nós olhamos para o nosso negocio de software, eu acho surpreendente, quando você pensa sobre isso, que há uma mistura nas vendas de jogos digitais para diferentes tipos de jogo. Clientes querem ter o jogo em jogos como Smash Bros 3DS, um jogo onde os clientes investem tempo aprendendo movimentos e se tornando expert com certos personagens. Apesar de que não vá acontecer, o cliente sente medo de que vá perder seus dados, por isso eles compram a versão física, eles se sentem mais seguro possuindo a copia.”[/su_quote]


Eu acredito que existam muitos prós e contras em se possuir uma copia física de um jogo no lugar de uma digital, mas é quase inadmissível que em 2015 uma empresa que fabrica jogos de videogame ainda ache isso “surpreendente” e ainda entenda o conceito apenas de uma forma.


Particularmente eu me sinto muito mais seguro tendo uma copia digital, já que na minha opinião as chances da nuvem da Microsoft ou da Sony bugar ou os seus servidores explodirem do dia para a noite são bem menores (e nós sabemos que se isso acontecer eles tentarão nos compensar de alguma forma) do que a chance de um disco arranhar, embora é claro nós possamos sempre citar o caso do P.T. que foi tirado da PSN, mas o jogo era grátis e tecnicamente era um teaser, então é outra história. Por outro lado eu me sinto melhor tendo jogos digitais porque eu não sou muito adepto a troca de jogos, mas eu sei que é muito comum e existe uma comunidade inteira que compra games, joga e os troca por outro meses depois e esse é só um dos muitos fatores que podem influenciar a decisão entre uma compra física ou digital.


Além disso, Fils-Aime na mesma entrevista deu uma alfinetada na Sony e Microsoft dizendo que a empresa é inovadora graças ao fato de que a Nintendo está sempre pensando no futuro do videogame porque a companhia não “vende TV ou sistemas operacionais”, novamente sem entender como grandes empresas funcionam talvez, ou apenas fazendo uma crítica sem fundamento afim de fortalecer seu argumento. Porque não é possível mesmo que ele ache que a Sony e a Microsoft são o mercadinho da esquina onde o mesmo cara que arruma prateleira é o cara que cuida do caixa, como se quem trabalhasse em no Xbox ou no Playstation não trabalhassem apenas nisso, focados nisso e pensando nisso o tempo todo.


Inclusive, Fils-Aime se gabou de algumas inovações que sua empresa trouxe para a indústria, como a Tela touch screen para o Nintendo DS, porque afinal, não há nada mais inovador na história do que um aparelho mobile com tela touch screen, se ao menos a Apple tivesse pensado nisso a tempo eles poderiam até ter lançado um celular. Enquanto isso a Sony e a Microsoft veem aí se arrastando nesse mercado não inovador deles, anunciando o Morpheus, um óculos de realidade virtual e o Hololens, que basicamente cria hologramas com os quais você pode interagir.


Que pena mesmo que só a Nintendo é inovadora nesse mercado, se os concorrentes fossem como ela aí sim nós teríamos um bom mercado competitivo e quem sabe até mesmo teríamos menos copias digitais, que outras empresas nos dão de graça todo mês, e teríamos apenas as versões físicas mais caras e que podem estragar com mais facilidade e é claro, poderíamos conquistar nosso sonho de jogar apenas Mario para o resto da eternidade.

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