Vá ler um livro! Episódio 3: A Batalha do Apocalipse
Feriados e finais de semana são épocas ótimos para descansar e aproveitar a vida! Que maravilha, não? Hora de assistir um bom filme no cinema, sair com os amigos, jogar alguns jogos… E LER LIVROS!!!
Pensando nisso e para lhe ajudar a escolher bons livros, para fazer a leitura valer a pena, O VÉRTICE lança a série “Vá ler um livro!”, com resenhas de livros clássicos e que deram origem ou foram referências a séries, filmes, jogos e HQs. Nas próximas semanas, vamos apresentar várias obras excepcionais, dos mais variados gêneros e períodos, pra você criar coragem, sair das telas de LED e LCD que dominam a sua vida e ler um bom livro!
Já falamos sobre os livros Um Estudo em Vermelho e 1984. Vamos falar agora de um dos maiores lançamento da literatura de ficção nacional nos últimos anos: A Batalha do Apocalipse!
O livro de estreia do (agora famoso) autor brasileiro Eduardo Spohr retrata um universo pouco explorado no mundo da fantasia (ainda mais comparado com a enxurrada de Vampiros e Zumbis): anjos e demônios, inclusive com a criação e explicação de castas.
A Batalha do Apocalipse nos conta a história do anjo renegado Ablon, que vive na Terra após ter sido expulso dos céus (sem grandes spoilers, para não estragar a leitura). Ao longo das páginas, vemos o passado do anjo e uma explicação muito bem planejada sobre a existência de anjos e demônios e como eles estão em contato com o “mundo material”. O enredo se desenvolve ao apresentar a história de Ablon no Rio de Janeiro dos dias atuais, e sua percepção de que a guerra santa pelo destino do mundo se aproxima. As quase 600 páginas da obra passam rápido ao misturar flashbacks de Ablon e a apresentação de outras personagens relevantes para a história (sejam vilões ou aliados).
O universo criado pelo autor é rico e ainda deu origem a duas outras obras, e uma terceira está em produção. Ao mesclar a realidade com acontecimentos fantásticos, Eduardo Spohr tornou a história mais real e próxima ao dia a dia, ainda mais dos brasileiros, já que boa parte de A Batalha do Apocalipse se passa no Rio de Janeiro. Leitura recomendada sobre um tema interessante e que foge do padrão da literatura fantástica atual.
Eduardo Spohr pode ser considerado o precursor de um levante de publicações nacionais de ficção fantástica, rejuvenescendo e atraindo uma nova legião de leitores, acostumada a livros e autores americanos e ingleses, em sua grande maioria. Isto é fundamental para a criação de conteúdo nacional cada vez com mais qualidade, seja na literatura, cinema ou TV.
Título: A Batalha do Apocalipse – Da queda dos anjos ao crepúsculo do mundo.
Autor: Eduardo Spohr.
Por que você deve ler: Ficção nacional atual e de qualidade.