Como Funciona o Oscar? | Parte 2


Continuando com a matéria explicando mais a fundo sobre como funciona o Oscar. Esse texto que você vai ler abaixo (ou só ver as figurinhas se quiser) é a segunda e última parte da matéria explicando tudo sobre a Maior Premiação do Cinema, nesse texto teremos coisas como particularidades sobre a cerimônia e como ela faz dinheiro, como funciona a audiência dela dentre e outras coisas sobre a festa em si.

Também vamos explicar em detalhes com direito a tabelas e ajudas visuais como funciona a votação final de Melhor Filme, dando exemplos práticos com os filmes que concorreram esse ano, onde o grande ganhador foi Birdman, será que no nosso exemplo ele também vai ganhar?

Se você ainda não leu a primeira parte da matéria eu aconselho que o faça antes de começar essa aqui, é só clicar no link abaixo e começar a leitura.


Então, vamos continuar a descobrir Como funciona o Oscar?

O Evento

Continuando essa matéria que deveria se chamar "Em defesa do Oscar", uma das maiores provas de que o Oscar não é “vendido” é a quantidade de filmes menores que são indicados pra ele. O evento ganha dinheiro principalmente por anúncios nos comerciais da sua exibição na TV e o preço desses anúncios variam de acordo com a audiência que eles geram, por exemplo, se no ano anterior a audiência foi X, eles podem cobrar baseado nessa audiência que eles esperam que retorne para o novo ano.

Dito isso, uma coisa é certa, o Oscar com maior audiência da história foi o que teve Titanic concorrendo, com 55 milhões de espectadores, o grande recordista de todos os tempos. Nas últimas décadas pelo menos, o segundo lugar ficou para o Oscar que teve O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei entre seus favoritos. O que os dois filmes tem em comum? São blockbusters. Todo mundo viu, todo mundo gostou e todo mundo quis ver os filmes serem premiados.

Por outro lado, no Oscar em que Crash ganhou o premio de melhor filme a audiência foi de 38.4 milhões de espectadores, baixíssima e a pior audiência da história foi quando o premio completou 80 anos e o vencedor foi Onde os Fracos não tem Vez.

Isso não impede a Academia de continuar apresentando indicados como Boyhood esse ano, que é um filme bem pequeno comparado a Capitão América 2, Guardiões da Galáxia e Transformers 4, que poderiam elevar a audiência deles as alturas. Pra falar a verdade, isso provavelmente geraria críticas em alguns casos, mas seria difícil alguém argumentar contra Guardiões da Galáxia concorrendo ao Oscar de melhor filme esse ano, o filme foi incrível e todos estavam empolgados com ele, mas se você já acha comercial demais que tal Garota Exemplar? Filme artístico de David Fincher com uma bilheteria espetacular para o estilo de filme que é e que não foi indicado para Melhor Filme e para quase nada do que ele merecia uma indicação? Garota Exemplar seria uma chance de alavancar bem pelo menos um pouco mais a bilheteria esse ano e ainda havia espaço para dois filmes concorrendo a Melhor Filme dessa vez, e ainda assim não rolou.

É difícil acusar a Academia mesmo de ser vendida para a própria audiência, o problema de audiência ela resolve chamando celebridades divertidas para apresentar as premiações e com mini eventos interessantes acontecendo por lá, o que não influencia em nada na credibilidade dos indicados e dos vencedores.

Por falar em vencedores, existe mesmo segredo entre os premiados?

Os Vencedores

No passado não havia segredo quanto aos vencedores do Oscar, internamente pelo menos. Já que todos os jornais e revistas especializadas ganhavam a lista de vencedores antes da cerimônia para dar tempo de colocarem em suas impressões seguintes. Só que antes mesmo da internet, os jornais se especializaram em velocidade e estavam lançando os vencedores em uma “Edição da Tarde”, antes da cerimônia acontecer.

A academia temendo que isso pudesse fazer as pessoas perderem interesse na cerimônia e os artistas não aparecerem para “não receber” prêmios, então adotou a postura de suspense. E os vencedores são conhecidos apenas pela empresa de contabilidade PricewaterhouseCoopers, que nós mencionamos no post anterior. Ou seja, quando o apresentador diz “E o Oscar vai para” nós descobrimos ao mesmo tempo que todo mundo ali, menos provavelmente algum contador ou dois que possam ter sido convidado para a festa, mas quem se importa com contadores?

Agora, como esse nome vai parar no envelope que é aberto quase sempre pelo vencedor anterior todos os anos? Depois da contagem anterior que explicamos na Parte 1 desse post, os vencedores são escolhidos de uma forma semelhante a da primeira votação, mas dessa vez limitadas aos filmes escolhidos previamente.

As mesmas regras se aplicam, a votação é feita em todos os filmes indicados em ordem de preferência e os membros da categoria só votam nos ramos a qual pertencem, Brad Pitt vota em Melhor Ator, Atriz e seus coadjuvantes, Emmanuel Lubezki vota em Melhor Fotografia, Spielberg vota em Melhor Diretor e assim por diante. Exceto Melhor filme onde todos votam e Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Animação que tem suas características próprias de votação.

Então, onde a votação dos Indicados difere da dos Vencedores? Na forma como o vencedor é contabilizado e escolhido.

Eu sei que nem de longe essa é a analogia ideal para explicar como funciona a votação dos vencedores do Oscar se eu quero manter a integridade do evento, mas... funciona de forma semelhante as nossas eleições. Se você não tem mais de 50% dos votos acontece um segundo turno. A diferença no caso é que o segundo turno do Oscar não acontece só entre os dois primeiros colocados, mas com todos exceto o último lugar, podendo acontecer então 4, 5, 6 ou mais turnos se necessário.

Sabemos que Birdman foi o vencedor do Oscar esse ano, mas não sabemos necessariamente se ele foi o mais votado no primeiro turno. Vou dar um exemplo mais preciso abaixo como se nossos colaboradores fossem membros votantes do Oscar, mas obviamente nós vamos ter só 7 votantes aqui para ilustrar e não 6 mil, por isso é só vocês pensarem na proporção certa.

N/A

O que se considera aqui é a quantidade de votos em primeiro lugar que o filme tem, nessa lista de votos acima Boyhood e Birdman estão empatados com 2 votos em primeiro lugar cada, mas mesmo se um deles estivesse ganhando de 3 a 2 eu ainda preciso que um filme tenha mais de 50% dos votos para ser considerado o vencedor, ou seja, como são 7 votantes aqui são no máximo 7 votos, então para um deles ganhar teria que ter 4 votos. Se nenhum deles tem 4 votos, como prosseguir?

Outra rodada começa com o último lugar descartado. Como vocês podem ver abaixo, três filmes dos 8 não receberam voto nenhum de primeiro lugar (bem difícil acontecer com 6 mil pessoas votando, mas lembre-se de pensar na proporção) então eles são descartados. Selma agora ficou em último lugar (empatado eu sei, mas se fossem 6 mil votos ia ser mais difícil empatar... proporção, vocês entenderam), então seu voto vai para o segundo lugar mais alto dos que ainda restaram na disputa. Selma foi a escolha do Votante Genérico 3, seu segundo lugar mais alto é Whiplash, que ganha então mais um voto. Selma então é descartado da disputa e Whiplash empata com Birdman e Boyhood, todos eles com 2 votos cada.

No terceiro turno o filme com menos votos a ser descartado é O Jogo da Imitação, quem votou nele para primeiro lugar foi o Votante Genérico 1, e seu segundo lugar é Sniper Americano, que foi descartado na primeira roda. O terceiro e quarto lugar da lista do Votante Genérico 1 são Selma e A Teoria de Tudo, os dois também já descartados da disputa, então seu voto vai ser contabilizado para o 5° lugar de sua lista, Boyhood, que passa de 2 votos para 3, ficando a frente dos demais.

No quarto e último filme sobram na disputa Whiplash com 2 votos, Boyhood com 3 votos e Birdman com 2 votos. Considerando que Whiplash está em terceiro (ok, eu sei que ele está empatado, mas finge que temos 6 mil votos no lugar de 7 e ele está um pouco abaixo de Birdman...) seus dois votos vão para seus respectivos segundos lugares da lista. Whiplash era a escolha principal do Votante Genérico 2, cujo terceiro filme na sua lista é Boyhood e o quarto Birdman, dando então a Boyhood 4 votos, o que já seria o suficiente para dar a vitória ao filme de Richard Linklater. Mas prosseguindo a contagem, o outro voto de Whiplash veio do Votante Genérico 3, depois da eliminação de Selma que era seu primeiro lugar.  Agora com Whiplash eliminado, o Votante Genérico 3 está dando o voto para seu terceiro lugar, Boyhood, decidindo de vez a nossa versão do Oscar com Boyhood sendo o grande campeão do ano.


Vejam abaixo uma tabela pra vocês entenderem melhor:

N/A

Então, no Oscar do Vértice o vencedor seria Boyhood, que não necessariamente era o filme com mais votos no nosso primeiro turno como você certamente percebeu. O que mais uma vez me faz crer que é quase impossível que a escolha final do Oscar seja pensada “politicamente” como muitos insistem em dizer, como se houvesse alguma política em premiar filmes como Onde os Fracos não Têm Vez e o Discurso do Rei., eu acredito que a escolha final esteja mais próxima de representar um ideal político de um grupo bem variado.

Se essa conta já não é tão simples com 7 votantes, imagine a dificuldade de manipular 6 mil votantes para dar o premio para "mandar uma mensagem" que ninguém escuta e todos criticam?

Conclusão

A intenção de fazer esse post foi pra esclarecer alguns detalhes da Maior premiação do cinema do Mundo que algumas vezes é má compreendida, especialmente aqui no Brasil quando nós vemos o nosso grande gênio, filosofo, cinéfilo e possuidor da verdade Rubens Edwald Filho comentando na TV a cabo (porque não temos muitas opções), nós escutamos ele dizer várias vezes que a “Academia não vai querer fazer tal coisa...” ou a “Academia vai premiar alguém por causa de um motivo...”, bem, eu não posso botar minha mão no fogo por ele, alias, a cada ano que passa e a cada pérola que ele solta eu coloco uma luva de amianto só em pensar em falar algo positivo sobre ele, mas eu acredito que ele quer dizer que ele entende tão bem aquele coletivo que ele pode prever as opiniões deles, e as vezes elas são previsíveis mesmo.

Mas quando muita gente escuta Rubens Edwald Filho dizer isso, o que eles entendem é “Aqueles 3 velhinhos que não entendem nada de cinema escolheram fazer isso porque eles acham que eles são os donos da verdade, porque tem alguma política envolvida, porque eles ganham dinheiro de alguém, porque illuminati...” e essas opiniões estão extremamente entranhadas por aqui. Uma prova disso é que estamos sempre ouvindo internet a fora a clássica frase pronta “se o Oscar fosse um premio sério, esse filme nunca teria ganhado”.

Como assim? O Oscar não é sério? O Oscar é nada mais que os membros da indústria premiando membros da indústria, são seus atores, diretores e roteiristas favoritos premiando os filmes favoritos deles naquele ano.

Isso é mais ou menos o equivalente a ter uma premiação dentro da sua empresa e os funcionários e chefes dessa empresa se reunissem pra premiar o funcionário do mês... só que é claro, com Lobby de estúdio e marketing envolvidos no processo.  Ainda assim, quem mais poderia escolher o funcionário do Mês na sua empresa? Pessoas de fora? Pode até dar certo, alguém que acompanha o trabalho da sua empresa certamente saberia quem é o melhor funcionário e quem merece o premio, ou pelo menos acharia que sabe, mas eu votaria na funcionaria mais bonita, sem hesitar.

Isso obviamente não significa que você não pode discordar com os prêmios, eu não concordo com uma sequencia de prêmios do Oscar nos últimos anos, incluindo aí Argo, Discurso do Rei e Guerra ao Terror, três filmes que eu acho terríveis, mas dizer que o Oscar não é sério é outra história, acho que nenhuma premiação de cinema pode ser mais séria que o Oscar, exceto talvez o Globo de Ouro que tem como votantes a Imprensa Estrangeira, mas isso fica para outra matéria.

Enfim, esse foi mais um trabalho bem feito (acredito eu) de eliminar uma dúvida e proteger quem não precisa ser protegido e que não me dá um centavo, mas se você ainda tem esse argumento: “Ah, o certo deveria ser as pessoas votarem, afinal os filmes são para nós, nós pagamos por eles com a bilheteria e não para a Academia”... sim, você tem seu ponto, num mundo ideal isso funcionaria, mas aí eu te peço pra assistir uma coisa no nosso mundo real, o MTV People’s Choice Awards, um baita premio sério #sqn.

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