O que faz um produtor de cinema?


O que faz um produtor de cinema? Sempre que assistimos a nossa dose anual de Oscar, vemos as pessoas que recebem o prêmio de Melhor Filme subindo ao palco e nos perguntamos “quem são esses caras”?

Como no caso da imagem acima onde temos da esquerda para direita, posando para uma foto do Hollywood Reporter; Charles Roven (Trapaça), Dede Gardner (12 anos de Escravidão), David Heyman (franquia Harry Potter), Michael De Luca (Capitão Phillips), Pam Williams (O Mordomo da Casa Branca) e o último vocês talvez conheçam como Mark Wahlberg, um ator bem famoso, mas que também é produtor de mais de 20 filmes.

Por sorte sempre tem um péssimo apresentador/tradutor simultâneo para nos explicar que eles são os produtores, aí lembramos que sempre vemos esse termo nos créditos, produtor, produtor executivo, produtor associado, co-produtor e então pensamos por último “o que esses caras fazem no filme afinal”?

É uma pergunta muito válida, especialmente porque não fica muita claro para o público qual a função deles num filme, a pergunta é ainda mais valida porque naturalmente se pensa que o Diretor é a pessoa mais importante por trás de uma obra cinematográfica, então porque diabos é um produtor que recebe o prêmio máximo?

Bem, acontece que embora exista uma variação de caso a caso, na maioria das vezes o produtor é a principal pessoa por trás de um filme e não o diretor, e abaixo vamos explicar exatamente o porquê disso, para o caso de você sempre ter tido essa curiosidade.

O que faz um produtor de cinema? 




Produtor

Para começar vale dizer, algo que eu digo normalmente nesse tipo de coluna, mas “cada caso é um caso”. As funções ou até existência real de um produtor pode variar em alguns filmes, especialmente filmes pequenos e indies, se uma pessoa perguntar a 5 produtores diferentes para eles descreverem seu trabalho, existe a chance de você ganhar 5 respostas diferentes, mas estou aqui falando nesse post sobre a maioria dos casos, onde o produtor é também conhecido por muitos como quem faz tudo e não leva a fama, ou pior, leva uma má fama.

Geralmente um filme começa a partir de uma ideia de um produtor, ou pelo menos de uma ideia que alguém deu a um produtor.

Um exemplo disso é o do filme Rocky, onde em um encontro casual, Sylvester Stallone comentou com o produtor Robert Chartoff sobre uma ideia de um roteiro de um filme de boxe e perguntou se Chartoff leria aquele roteiro, após a afirmação, Stallone apareceu seis semanas depois com o Primeiro Rascunho do roteiro pronto e no fim disso Rocky estava sendo indicado a vários Oscars, graças em parte a todos os passos dados por Chartoff entre ler aquele roteiro, contratar uma equipe, financiar a produção e tudo mais que foi necessário para colocar Stallone em frente às câmeras.

Mas de qualquer forma, seja lá como a ideia surgiu, com a ideia pronta o primeiro passo é um produtor contratar um roteirista para desenvolver a ideia. Esse trabalho do roteirista geralmente é chamado de “First Draft”, ou o primeiro rascunho/primeiro esboço da obra. A partir de então, com o roteiro pronto há dois passos a seguir, cujo as ordens podem variar, que é conseguir um financiamento ou conseguir um diretor.


Seja lá qual passo for dado primeiro, é tarefa do produtor ir atrás tanto do diretor quanto do financiamento do filme. Geralmente produtores são bem relacionados o bastante para ter acesso a estúdios e conseguir o financiamento necessário para isso. Em alguns outros casos os produtores já são funcionários desses estúdios e já tem de antemão uma verba pré-aprovada para projetos interessantes que eles encontrarem.

Quando ambos os passos acima já foram dados, o trabalho dele ainda continua, dessa vez trabalhando ao lado do diretor o produtor escolhe o elenco do longa. Ainda na pré-produção produtores definem orçamentos, aprovam cronogramas de filmagens negociam locações e diversos outros detalhes do filme, incluindo aí negociações de product placement antes das filmagens.

Depois que a pré-produção acaba, o diretor assume completamente o trabalho criativo do filme, mas é claro que sob supervisão do produtor, que muitas vezes assiste diariamente tudo que é filmado e permanece no SET de filmagens para se certificar que não aconteça nenhum problema por ali. Nesse ponto muitos produtores são odiados na indústria, por “se meterem” demais na parte criativa do trabalho, mas muitos abrem mão de serem ditadores e deixam os diretores comandarem o filme como querem, apenas com algumas ressalvas que envolvem cronograma e coisas mais técnicas do tipo.

Quando as filmagens do filme acabam e começa a pós-produção, o produtor volta a ter um trabalho mais ativo e menos de supervisor, onde ele precisa contratar funcionários ou empresas para cuidar do marketing da obra, supervisionar todas as campanhas, trailers e clips que estão sendo produzidos, trabalhar para conseguir uma distribuição para o seu trabalho, conseguir aprovação do estúdio e mais uma miríade de detalhes desse tipo até finalmente o filme ser lançado.

Acredito que olhando sob essa perspectiva fica claro o tipo de função e da importância que um produtor tem, o que não fica claro é como um cara consegue fazer tudo isso sozinho, e a resposta é… ele não faz sozinho, por isso você vê nos créditos dos filmes mais uma centena de Produtores Executivos, Produtores Associados, Co-Produtores e outros mais, por isso vamos falar um pouco deles abaixo. 

(imagem: Howard Hughes, lendário produtor de Hollywood acima e Kevin Feige, produtor da Marvel Studios abaixo)
PRODUTOR EXECUTIVO

O Produtor Executivo, ou o EP (Executive Producer), como é mais conhecido no ramo, é o cara do dinheiro, geralmente um produtor executivo pode ser muitas coisas, incluindo nada, mas geralmente para alguém ser produtor executivo ele precisa ter pessoalmente financiado até 25% do filme em questão, ou ser o dono dos direitos de uma obra que está sendo adaptada ou ser o representante de uma empresa que financiou o projeto.

Na maioria dos casos, o produtor executivo tem ZERO controle criativo sobre a obra, mas geralmente ele está sempre de olho em possíveis mudanças nela que possam acontecer no SET e que possam ir contra ao projeto inicial apresentado para conseguir o investimento.


A maioria dos Produtores Executivos, diferente dos produtores comuns, não tem relação nenhuma com trabalhos artísticos, e estão envolvidos na indústria apenas como financiador e muitas vezes estão financiando dezenas de filmes ao mesmo tempo, por isso passa menos tempo no SET de cada filme do que deveria.

Algumas vezes um produtor executivo pode ser considerado aquela pessoa que é dona da ideia que gerou o filme, mas como eu falei acima também, algumas vezes produtores executivos não são nada, como no caso do filme Longe do Paraíso (2002) de Todd Haynes, onde George Clooney é creditado como Produtor Executivo apenas para gerar publicidade, já que Clooney sequer foi ao SET do filme e mal sabia sobre o que se tratava ele. Entretanto, esse tipo de caso é muito mais comum nos tipos de produtores que citaremos abaixo.

CO, DE LINHA e ASSOCIADOS
Como você deve imaginar graças ao nome, um Co-Produtor, ou Co-Produtor Executivo, Assistente de Produção ou seja lá como são chamados, são aquelas pessoas que fazem parte do trabalho dos produtores maiores, basicamente alguns diriam que esses títulos são apenas uma forma de falar que a pessoa em questão é uma secretária glorificada e eu não vou discordar muito.

Produtor Coordenado e Produtor de Linha são dois tipos um pouco mais específicos de produtor, no primeiro caso o Produtor Coordenado é a pessoa responsável por (vejam só) coordenar o trabalho entre os diversos produtores, são especialmente úteis quando dois filmes de uma franquia estão sendo filmados ao mesmo tempo. Já o Produtor de Linha cuida da supervisão dos aspectos mais físicos do filme, como a fabricação de cenários, limites de orçamento para cada coisa criada ou comprada e geralmente evita que crises e desperdícios aconteçam.

Agora a questão mais polêmica é a do título Produtor Associado, a descrição das tarefas de um Produtor Associado não diferenciam muito das tarefas de co-produtor, mas é amplamente conhecido o fato de que Produtores Associados geralmente são cargos dados ao bel prazer por produtores como forma de recompensar alguém por alguma coisa.

Muitas pessoas dentro da indústria dizem que o cargo de Produtor Associado “é o que você dá para uma boa secretária, no lugar de um aumento”. Porém essa é uma prática desaprovada pela PGA (Producers Guild of America), que arruma encrenca com alguns filmes e até distribui algumas multas por usar o título indevidamente.

Na série The Newsroom, existe uma situação do tipo já no primeiro episódio, onde a Mackenzie McHale promove Maggie Jordan de assistente (quase uma menina do café) para Produtora Associada só porque ela é fiel a uma causa e não por mérito, conhecimento, experiência ou coisa do tipo. Na série isso não soa necessariamente como uma coisa ruim, até por Mackenzie é retratada como uma personagem bem inteligente e Maggie é bem importante para a série e se torna uma boa produtora (associada), mas a tendência de que qualquer pessoa pode ocupar esse cargo se um produtor quiser é evidenciada.

Mas por falar em série de TV, na TV os cargos acima existem normalmente, mas o principal produtor tem um apelido bem famoso, chamados Showrunner, as coisas funcionam um pouco diferente com eles.
 

SHOWRUNNER

Nas séries de TV os produtores são mais importantes que os diretores e roteiristas, mesmo na visão do público em geral. Isso se deve ao fato de que, com raras exceções (como True Detective), séries são feitas por muitos diretores e muitos roteiristas diferentes, por isso quem dá a visão unificada acaba sendo o produtor, que nesse caso é conhecido como Showrunner.

De fato, o trabalho de um Showrunner não é tão mais complicado ou diferente do que o de um produtor principal de um filme, entretanto essa noção de que os diretores e roteiristas acabam sendo variados, muda a perspectiva sobre a real importância no trabalho de um Produtor.

Entretanto o termo “Showrunner” em si não existe oficialmente, muitas pessoas se perguntam “O que é um Showrunner?” com razão, já que nos créditos da série não existe esse termo. Porém alguns créditos de séries têm o “Created By” ou Criado Por, onde geralmente o nome é do showrunner, exceto em séries muito longas onde o produtor principal já foi mudado, como é o caso que aconteceu com Gilmore Girls, The Walking Dead e Doctor Who, para dar exemplos. Nesse caso existe o “Produced By”, ou Produzido Por, que indica quem é o produtor atual e ao mesmo tempo sem tirar os créditos do Showrunner e criador original da série que por algum motivo já a abandonou.

Normalmente um Showrunner é um ex-escritor ou um ex-co-produtor ou qualquer pessoa envolvida com produção de TV anteriormente, já que o mercado é extremamente limitado em qualquer lugar do mundo, dificilmente alguém de fora da TV vira showrunner sem antes passar por estágios menores.

Enquanto alguns defendem que o trabalho de Showrunner é mais glorificado do que deveria, muitos também defendem que o de um produtor de cinema recebe menos importância do que deveria, então é basicamente um fato de saber reconhecer o valor em ambas as profissões, já que no fundo, ambos fazem quase a mesma coisa.

(imagem abaixo: Alex Gansa, showrunner de Homeland)
——
Para finalizar, agora ficou fácil entender o porquê em uma premiação do Oscar de melhor filme, são esses caras, muitos deles desconhecidos e outros nem tantos, que sobem ao palco para receber os prêmios e não os diretores que são os “verdadeiros artistas” por trás das câmeras.

É bacana entender melhor essa profissão se você gosta de cinema, porque muitas vezes se esquece que cinema não é só arte, e sim uma Indústria que envolve a arte e indústrias desse tipo não precisam só de artistas, mas de gerentes que conseguem enxergar a Bigger Picture do mercado e de sua obra.
Patreon de O Vértice