Ficção Científica: Sucesso no cinema, esquecimento na literatura

Pare e pense quantos filmes de ficção científica (Sci-Fi) você conhece. Desde os mais intelectuais e distópicos, como Matrix, até aventuras como De Volta para o Futuro, o que não faltam são referências: Interstellar, Gravidade, Planeta dos Macacos, Avatar, Distrito 9, A Origem, Looper, Wall-E e Tron, apenas para citar filmes lançado na última década. Voltando um pouco no tempo, temos os clássicos Alien, Blade Runner, Exterminador do Futuro, 2001: Uma Odisseia no Espaço, Contatos Imediatos de 3º Grau e tantos outros. Na TV, quem não conhece Arquivo-X, Stargate, Star Trek e Battlestar Galactica? Jogos então, melhor nem começar a citar!

Mas na literatura, qual foi o último livro de Sci-Fi escrito neste século que você leu? Pois é, provavelmente nenhum. E olha que até temos filmes (de gosto duvidoso) de vários clássicos da literatura de Sci-Fi, como O Homem Bicentenário, Guerra dos Mundos, Minority Report, O Homem Invisível, A Máquina do Tempo e Eu, Robô.

Por que esse gênero, idolatrado por nerds, parece ter caído no esquecimento da literatura moderna? Assim como no cinema, todos os anos o mercado de livros lança alguns “blockbusters” de literatura, quase sempre de ficção fantástica (como As Crônicas de Gelo e Fogo e derivados) ou mistério/policial (Dan Brown e cia). Mas quando falamos de ficção científica, 99% do assunto envolve Asimov, Huxley, Orwell, Philip K. Dick e Arthur C. Clarke e nada mais. Ora, onde estão os novos livros e autores desse gênero?

robot

Alguns dizem que “o futuro chegou” e o tema está esgotado. Besteira. Há N livros lançados todos os anos. Nunca se teve tanto acesso à informação e tecnologia que o homem cria. Acho que o buraco é mais embaixo. Está faltando interesse. Interesse em pesquisar além dos Mais Vendidos, dos livros que viram séries, filmes, podcasts ou dos clássicos que são obrigatórios.

Leitores, por favor, pesquisem e descubram o apaixonante mundo da ficção científica atual. Claro, leiam os clássicos como a trilogia Fundação, Duna, TODOS de Philip K. Dick e riam muito com Douglas Adams. Mas oxigenem a mente e a estante. Procurem conhecer os vencedores anuais do Arthur C. Clarke Awards e do Hugo Awards tanto para livros quanto para contos. Pesquisem e leiam Neal Stephenson, Hugh Howey, Orson Scott Card (que ficará mais popular com o filme baseado no livro Ender’s Game saindo este ano), entre outros. Vocês não vão se arrepender!

Autores, usem a criatividade a favor da literatura de ficção e por favor coloquem a Ficção Científica onde ela merece estar: ao lado dos clássicos de fantasia, mistério/policial e dramas nas prateleiras de livrarias e estantes, não só dos nerds, mas de todos!
Patreon de O Vértice