Top Pop - Os 10 Melhores Filmes de 2012

A lista demorou MESES para sair, porque eu queria assistir todos os filmes que foram lançados originalmente em 2012, mas que só chegaram ao Brasil em 2013, como é o caso do último colocado dessa lista que só chegou semana passada, ainda que eu não tenha conseguido assistir todos os filmes do ano passado (faltou Anna Karenina e Holy Motors por exemplo) eu acho que consegui montar uma lista que demonstra bastante da minha opinião final, sobre os filmes de 2012.


Mas lembrando, estamos falando dos filmes lançados originalmente em 2012 e não dos que chegam ao Brasil em 2012...


E vocês o que acham? Quais os 10 melhores filmes de 2012? Façam suas listas nos comentários.


Vamos à lista:


[heading style="1"]10 – Ginger & Rosa[/heading]


ginger-top-popUm filme singelo e interessante sobre a vida de duas garotas que em meio a Guerra Fria, precisam conviver com diversas emoções da adolescência. O filme em si é mal dirigido, mas seu roteiro, seu tema e sua protagonista, Elle Fanning, valem a posição.


Pensando bem, 10° lugar talvez seja muito para um filme tão simples, mas como isso é um lista mais pessoal e não uma lista do EdenPop (da equipe), mas do editor dele, vale incluir sim Ginger & Rosa, pois existem certas mensagens ali que de certa forma são profundas e que conseguiram me atingir em cheio.


Um belo filme apesar de seus defeitos.


Leia a crítica de Ginger & Rosa!


[heading style="1"]9 – Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge[/heading]


batman-top-popOs Batmans de Nolan são filmes incríveis, especialmente o segundo, mas esse terceiro consegue a magia de nos fazer ficar maravilhados com o que vimos, para depois pensarmos que não foi isso tudo. O filme é incrível, Tom Hardy é maravilhoso como Bane e tudo mais, o plot é diferente do padrão, Anne Hathaway está ótima de mulher gato, MAS... o filme é uma enxurrada de furos de roteiro absurdas.


Sério, o link da crítica abaixo foi escrito na empolgação logo após ter assistido o filme então é valido desconsiderar muito dessa crítica, especialmente quanto ao roteiro peneira do filme, mas ainda assim todo resto é valido.


A Origem ainda é meu filme preferido de Nolan, seguido de Batman – O Cavaleiro das Trevas, mas esse final de trilogia é muito digno.


Leia a crítica de Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge


[heading style="1"] 8 – O Mestre[/heading]


The-Master_Spanish-posterPPP-209x300Filmes de Paul Thomas Anderson estão dentre os mais difíceis de se aproveitar hoje em dia, ao lado dos filmes de Terrence Malick, que são maravilhados demais com a natureza e com a vida para o meu gosto, os de Anderson são mais duros e realistas, ainda que muitas vezes foquem em analogias abstratas para isso.


O Mestre é um filme complexo, que provavelmente não vai te ganhar na primeira vez que você assistir, mas acredite, se você não gostou muito, tente novamente que você pode se surpreender.


Não há crítica dele, pois eu o assisti tardiamente.


PS: Atuações brilhantes de Joaquim Phoenix e Philip Seymour Hoffman.


[heading style="1"]7 – As Vantagens de ser Invisível [/heading]


wallflower-top-popPrimeiro filme com Emma Watson pós Harry Potter. As Vantagens de ser Invisível é delicado e tocante, maravilhoso e por mais que Watson seja quem chama mais atenção pelo seu nome, novamente ela está em um trio na qual ela é a inferior como atriz.


Watson é adorável, mas ainda não mostrou totalmente a que veio fora de Harry Potter (Bling Ring deve mudar isso), por outro lado Ezra Miller destrói em seu papel, seu segundo papel forte e interessante, antes desse filme ele fez o Kevin de Precisamos falar sobre Kevin, onde novamente se saiu extremamente bem.


Cheio de frases marcantes e profundas, As Vantagens de ser Invisível deveria ser um clássico do cinema adolescente, se os adolescente que vão ao cinema hoje não estivessem preocupados em assistir lixos como Crepúsculo, 16 Luas e afins...


Leia a crítica de As Vantagens de ser Invisível!


[heading style="1"]6 – As Aventuras de PI[/heading]


pi-top-popUm filme absurdo. Conheço algumas pessoas que o colocariam no topo dessa lista e com certeza não tiraria a razão delas, pois para umas pessoas mais do que outras, PI deve significar muito.


Não fiz uma crítica dele, pois o assisti tardiamente, tão tarde quanto eu fiz essa lista, mas vale dizer que apesar de ser um pouco literário demais (não me espanta, já que foi baseado em um livro) é uma jornada incrível e bastante emocionante. Os efeitos especiais são extraordinários e a direção de Ang Lee é perfeita.


Não da para descrever tão bem a sensação de assistir As Aventuras de PI só em 2 parágrafos, então assista você mesmo se ainda não o fez.


[heading style="1"]5 – A Hora mais Escura[/heading]


hora-mais-escura-top-popAgora começamos a falar sério.  Eu detesto a diretora Kathryn Bigelow e desprezo seu último filme, Guerra ao Terror, acho fraco, maçante, vazio, confuso, não gosto de Jeremy Renner e é um filme pedante demais. MAS, apesar de A Hora mais Escura ser um pouco de tudo isso também, ele é extraordinário em diversas coisas.


Na verdade eu acredito que o único defeito de A Hora mais Escura seja a sua diretora, que anseia em “chatificar” o filme para que ele pareça mais relevante, ou mais sério por ser chato, ou algo assim. Uma pena que Bigelow parece não entender o cinema e como ele funciona, especialmente nesse filme, onde ela tem uma das maiores histórias “reais” a ser contada nos últimos anos e ela fez um filme que é só incrível enquanto poderia ser um clássico eterno do cinema politico americano.


Mas não me entendam mal, o filme tem seus problemas, mas é brilhante ainda assim e a atuação de Jessica Chastain é memorável.


Leia a crítica de A Hora mais Escura!


[heading style="1"]4 – Os Vingadores[/heading]


avengers-top-popO filme supremo de ação!


Desculpe-me Batman e os DCnautas, mas Os Vingadores é melhor que Batman em tudo, não que Batman seja ruim, afinal está nessa lista dos 10 melhores do ano, mas Os Vingadores não tem medo de ser um filme de super-heróis e só isso.


O filme já é um dos 3 mais vistos de todos os tempos, melhor do que os dois primeiros por sinal e pode se dizer que é o maior evento Nerd que o cinema já experimentou. Obviamente o filme tem seus problemas, mas está tudo imerso em tanta AWESOMENESS que fica difícil nota-los.


Sem contar que a dupla Hulk e Homem de Ferro e as discussões Loki e Homem de Ferro são incríveis e criaram frases próprias e marcantes para o cinema. Que venha mais Marvel Studios e mais Joss Whedon.


Leia a crítica de Os Vingadores.
Leia tudo sobre Os Vingadores 2!


[heading style="1"]3 – O Lado Bom da Vida[/heading]


silver-lining-top-popDavid O. Russel é um dos diretores mais injustiçados do Oscar nesses últimos anos, enquanto Steven Spielberg vem ganhando prêmios com mediocridades e Ben Affleck vem ganhando prêmios de consolação porque fez uma coisa boa em uma carreira de estupidez, O. Russel vem trazendo um filme sensacional por ano e não tem levado nada.


Antes com O Vencedor e agora com O Lado bom da Vida, filme incrível de comedia romântica com a melhor atuação da carreira de Bradley Cooper e uma atuação sensacional de Jennifer Lawrence. Lawrence é uma das minhas atrizes preferidas hoje em dia por vários motivos, seu comportamento no Oscar passado é um deles.


A atuação em O Inverno da Alma é outro moptivo, mas foi em O Lado bom da Vida que ela mostrou de verdade ao que veio, fazer uma personagem sofrida como a Ree Dolly de Winter’s Bone é ligeiramente mais simples, mas uma personagem cheia de nuances como a Tiffany é bem mais complicado e Lawrence tirou as duas personagens de letras.


Vamos ser sinceros, até um ícone teen que tinha tudo para ser idiota (leia-se Katniss Everdeen de Jogos Vorazes) a Lawrence fez incrivelmente bem.


Leia a crítica de O Lado bom da Vida!


[heading style="1"]2 – Django Livre[/heading]


django-top-popTarantino está cada vez melhor. Não entendo certas pessoas que dizem que todos só gostam de Django Livre por ser de Tarantino, enquanto as mesmas gostam de Bastardos Inglórios, na minha humilde opinião é exatamente o contrario.


Bastardos Inglórios como filme só não é o pior de Tarantino porque ele tem A Prova de Morte (não adianta defender para tentar ser cool ou do contra, o próprio Tarantino acha que o filme é terrível) e Jackie Brown.


Django Livre tem alguns probleminhas que eu vejo também em Bastardos, mas em uma escala muito menor. A grandiloquência recém-adquirida de Tarantino está aqui, mas em grau menor que permite mais o filme ser filme do que ser uma grande brincadeira de estilo.


Além do mais, temos atuações impecáveis de Leonardo DiCaprio, provando que pode ser um bom vilão e de Christoph Waltz, provando mais uma vez que é incrível quando está sendo guiado por Tarantino.


Leia a crítica de Django Livre!


[heading style="1"]1 – O Hobbit – Uma Jornada Inesperada[/heading]


hobbit-top-popAhhh as críticas negativas de O Hobbit, não consigo entendê-las.


O filme é lento? Bem, o primeiro O Senhor dos Anéis era ainda mais lento. O filme não termina? Por favor, o primeiro Senhor dos Anéis também não terminada, o segundo nem começa e ainda assim, O Senhor dos Anéis é um clássico idolatrado do cinema enquanto O Hobbit não...


Uma pena as pessoas terem torcido o nariz para o Hobbit, o filme com certeza foi o meu preferido no último ano, talvez eu seja muito fã de Tolkien, ou talvez muito fã da duplinha Tolkien + Peter Jackson para enxergar alguns defeitos apontados, mas aonde alguns viram defeitos eu só vi qualidade.


O Hobbit foi mais que um filme, foi um espetáculo cinematográfico e já estou absurdamente ansioso pelas próximas duas partes.


Leia a crítica de O Hobbit!


[divider top="0"]

Patreon de O Vértice