Especulação #005 – Em qual época se passará a nova animação de Star Wars?
Ao mesmo tempo que a Lucasfilm anunciou o “fim” da série animada Star Wars: The Clone Wars dizendo que acabou, mas tem mais episódios por vir (vai entender), a empresa também anunciou uma nova série animada que de acordo com as palavras oficiais da empresa vai narrar eventos de uma época ainda intocada por filmes ou programas de televisão... ou seja, intocada pelo Canon, certo? Na verdade não, Force Unleashed é Canon e é um game... será que isso significa algo?
De qualquer forma uma coisa que nós aqui do Eden Pop e todos os fãs esperam é que Dave Filoni e a equipe criativa por trás de Clone Wars volte para essa nova série, agora o que não esperamos mesmo é EM QUE ÉPOCA SE PASSARÁ A HISTÓRIA?
Relacionado: Crítica dos episódios de The Clone Wars!
Assim como fazemos em toda coluna Especulação, vamos tentar adivinhar o futuro e falar um pouco sobre todas as épocas disponíveis e o que há de interessante a se narrar nelas.
[heading style="1"]1 – Durante a Velha Republica[/heading]
O período conhecido como a Velha Republica acontece mais ou menos 3.500 anos antes dos filmes. Essa era já foi muito explorada por HQs e jogos, especialmente jogos como o Star Wars: The Old Republic, um dos poucos MMO que eu tive paciência de jogar por mais de uma semana.
A época é popular e cheia de boas histórias pra contar, com certeza é a primeira opção que todo fã da série pensa ao escutar falar de uma nova série da Saga.
O que há para contar?
Muito, provavelmente A Velha Republica seja a época mais rica de Star-Wars depois da época dos filmes, temos o Amanhecer dos Jedi, os conflitos contra os Sith, temos os grandes Lords Sith como Darth Revan e Darth Malgus para serem mostrados e até mesmo Darth Bane, que tem uma trilogia de livros sobre ele, mas o personagem não faz parte do Universo Expandido e sim do Canon, já que foi inventado pro George Lucas e está na novelização de A Ameaça Fantasma.
Para constar Bane inventou a “Regra dos Dois” seguida por Palpatine, que fez com que ele tomasse o poder da republica e a transformasse em Império assim.
[heading style="1"]2 – Um período neutro Pré-Darth Vader![/heading]
Provavelmente enquanto A Velha Republica é a melhor e mais provável opção, uma era genérica muito posterior a Velha Republica e Muito Anterior ao Episodio 1 é a pior e menos provável opção, mas não é impossível que a série aborde esse período.
O que há para contar?
Muito pouco conhecido, em parte isso é bom porque dá mais liberdade para criar. Pelo menos podemos ter um pouco da juventude de Yoda, lembra do gancho em Clone Wars sobre a épica história não contada do primeiro sabre de luz do mestre Yoda? Quem sabe também poderíamos ter conflitos Mandalorianos e a Queda ou Ascenção do Clã Viszla. Um pouco da origem das Irmãs da Noite não seria nada mal.
[heading style="1"]3 – Uma Prequel da nova trilogia[/heading]
Uma opção estranha, mas com certeza tentadora para a Lucasfilm, pois há personagens incríveis e muito o que mostrar. Mesmo que no fundo essa história não importe muito, já que sabemos onde vai dar. A única importância talvez é que vejamos o momento magico ou sinistro em que Anakin é gerado, ele nasceu mesmo de uma virgem ou teve a influencia de Darth Plagueis? Uma duvida que todos os fãs da série tem.
O que há para contar?
MUITO. Primeiramente temos dois protagonistas, Qui-Gon Jin e seu Padawan Obi-Wan Kenobi. Só a partir daí podemos ir para Mandalore e contar mais da história de amor de Obi-Wan com a Duquesa Satine e a tragédia de Qui-Gon contra seu mestre caído, Conde Dooku. Além deles podemos ter histórias de Yoda, Mace Windu e Jango Fett, mas com certeza duas importam mais que as outras...
Mais detalhes da origem de Darth Maul, já que o personagem ganhou mais contornou durante Clone Wars, porque não explora-los mais, assim como a Mãe Talzin e As Irmãs da Noite? E a outra e ainda mais interessante histórias é a de Darth Plagueis e Darth Sidius. Mestre e Aprendiz Sith, Sidius conta um pouco a Anakin sobre a história deles durante o episodio 3 e ela parece incrível, imagine ver isso em uma animação?
A trama pode terminar com a ascensão de Padme como Rainha de Naboo e o cerco ao planeta.
[heading style="1"]4 – Entre o Episodio 1 e 2?[/heading]
Uma época pobre de histórias devo dizer, mas renderia duas ou três boas temporadas se necessário.
O que há para contar?
Novamente temos um protagonista. Obi-Wan Kenobi. Ainda teríamos para mostrar Ahsoka Tano sendo descoberta pelo Mestre Plo-Kon, Asaji Ventress sendo entregue ao Conde Dooku, Anakin já se tornando um Padawan, o inicio das movimentações das Guerras Clônicas e os problemas políticos que pavimentaram o caminho para a guerra.
Maquinações de Sidius e a aliança dele com Dooku também não poderiam ficar de fora.
[heading style="1"]5 – Entre as trilogias. Star Wars: Underworld?[/heading]
As chances são grandes que a próxima série animada se passe nesse período, afinal, vocês se lembram da famigerada série em Live Action chamada Star Wars: Underworld que nunca saiu do papel, porque de acordo com George Lucas era cara demais para ser feita na TV? Pois bem, já temos tudo pronto para essa série, roteiro de dezenas de episódios, design e ambientação, basta trocar o Live-Action por animação.
O que há para contar?
Muita coisa, e o melhor, temos duas protagonistas para a série. Ahsoka Tano e Asajj Ventress. As duas já formaram um time no último arco de Clone Wars e Dave Filoni, apesar do fim da série disse em uma entrevista recente. “A melhor coisa sobre as duas terem perdidos seus Sabres de Luz é que nunca se sabe como e de qual cor serão os próximos.” Então as duas ainda devem ser usadas em algum ponto da saga, estou certo?
Além das aventuras de Ahsoka, Asajj e provavelmente Lux Bonteri, temos outros personagens de Clone Wars que poderão aparecer, como Hondo Ohnaka, Aurra Sing e Cad Bane. Isso é especialmente bom, por causa da ascensão do Submundo na trama.
Temos ainda a chance de ver Han Solo e Lando Calrissian aparecendo vez ou outra, assim como Boba Fett, Grande Morf Tarkin e o próprio Darth Vader. Alguém aí quer uma luta de Darth Vader contra Ahsoka Tano?
Outro plot a ser abordado pode ser a vida de Bail Organa e a tentativa de criar sua filha, conhecida como Princesa Leia e ainda assim iniciar uma rebelião. R2D2 e C3PO também podem estar presentes nessa trama.
Também temos a mudança de Rank no Império a ser abordada. A troca que Palpatine faz de Clone Troopers para os Storm Troopers.
[heading style="1"]6 – Entre o Episodio 4 e 5. Rebelião?[/heading]
Muito dessa era foi explorada pelo Universo Expandido, mas nada muito bom ou importante veio daí, então, está na hora da Lucasfilm contar o que realmente aconteceu com esse espaço de três anos onde Luke, Leia e Han Solo fizeram seus nomes como grandes guerreiros da rebelião?
O que há para contar?
Algumas coisas, mas ao mesmo tempo pouca coisa relevante. A menos que seja feito como foi feito em Clone Wars, não há nada para se contar nesse espaço de tempo de realmente relevante ou que não acabe com a cronologia. Por exemplo, o romance de Han e Leia não foi a lugar algum, o treinamento Jedi de Luke também não. Luke não encontrou mais Darth Vader...
Enfim, a menos que coloquem novos personagens para a trama, no melhor estilo Clone Wars com Ahsoka, Asajj, Satine, Pre Viszla... não há o que contar nesse período de relevante, ainda que coisas cools possam sair, especialmente de Han Solo e quem sabe poderemos ver o que realmente aconteceu em Ord Mantell.
PS: O caso dos personagens sobressalente de Clone Wars poderiam aparecer aqui também, assim como o StarKiller de Force Unleashed, mas dificilmente um deles seria o protagonista, em uma época onde Luke Skywalker já é um Jedi.
[heading style="1"] 7 – A Nova Republica [/heading]
Entre a trilogia original e a nova “nova” trilogia. Não foi definido quando vai se passar o Star Wars: Episodio 7, mas só de olhar para as rugas de Harrison Ford, Mark Hamill e Carrie Fisher, praticamente confirmados no próximo filme, sabemos que algumas décadas se passaram desde o Retorno de Jedi, portanto temos ai um período de décadas não explorados (Universo Expandido não conta) que podem render ótimas histórias e ainda criar Hype para o novo filme.
O que há para contar?
Difícil adivinhar o que está por vir, mas com certeza a paz que Luke, Leia e Han finalmente conseguiram ter seria uma abordagem. O nascimento dos filhos de Han e Leia que podem ou não ter a mesma configuração de sexos e nome dos que existem no UE, quem sabe Luke arrumando uma mulher (que pode ou não ser a Mara Jade) para perpetuar o legado Skywalker que de outra forma se perderá...
A formação da nova republica, a formação de uma nova academia Jedi, no caso de a trama realmente se passar aqui, a nova academia Jedi pode ter como Mestra Ahsoka Tano, ainda há alguns vilões por aí também. Darth Maul, Barriss Offee são só alguns...
Outra vantagem em ter a série focada nessa era, é que isso pavimentaria algumas coisas para a nova trilogia que não precisariam ser explicadas em tela.
[heading style="1"]8 – Num futuro muito distante...[/heading]
Sabemos que o futuro em que se passa a nova “nova” trilogia é de apenas algumas décadas na frente, e a nova “nova nova” trilogia, Star Wars: Episodio 10, 11 e 12, não avançam tanto assim no tempo também, então que tal contar uma história com mais de mil anos de distancia do filme original? As vantagens são as mesmas de fazer uma sobre a Velha Republica, liberdade quase total, as desvantagem é que seria difícil se engajar com a série sem ter nenhum dos personagens clássicos.
O que há para contar?
Vai saber... No Universo Expandido há a série em quadrinhos Legacy, que conta a história de Cade Skywalker contra o Sith Krayt que formou um novo império, mas sabemos que isso vai ser ignorado especialmente por ser ruim, mas por isso mesmo há muito o que contar e nada para se especular...
Uma série passada nessa época seria para Star Wars o que Star Trek: Nova geração é para os Trekkies, mas a Lucasfilm ia ter que correr o risco de acabar com o lado mais épico do fator “tudo pode acontecer” no Episodio 7, 8 e 9 fazendo isso. Afinal, se uma versão de Coruscant aparecer na animação futurista, sem ser chamada de Nova Coruscant, saberemos, por exemplo, que Coruscant não foi destruída na nova “nova” trilogia. Parece pouco, mas com vários detalhes desse tipo algumas coisas vão se perder na experiência de assistir aos novos filmes.
[divider top="0"]
Essas são nossas apostas para a nova série animada de Star Wars, que provavelmente será anunciada em alguns meses, na próxima Star Wars Celebration. Assim que a série for anunciada faremos a especulação sobre o que teremos no Episodio 7, já baseado no que teremos antes com essa animação.
E você concorda ou discorda com as especulações propostas aqui, há algum período que não falamos (não há...), há alguma abordagem diferente que vocês imaginam que um desses períodos possam ter? Dê sua opinião nos comentários.