Dicas de como escolher um bom layout para meu site




Escolher o layout de um site pode ser uma das maiores dificuldades para quem está começando a criar um site.

Uma empresa não pode ficar mudando seu layout com frequência. Além de essa prática demonstrar falta de profissionalismo, confunde o consumidor, que pode ter dúvida se aquela é mesmo a empresa que procura ou se é confiável.

Felizmente, na maioria das plataformas para criação de sites, temos layouts adaptáveis, com uma grande possibilidade de mudanças nele.

Para lhe ajudar, abaixo listamos as melhores dicas de como escolher um bom layout!

Escolha o seu objetivo com o site

Ao criar um site ou criar um blog, tenha em mente o que você pretende passar ao público com ele. Defina se é apenas institucional, blog ou um e-commerce.

Você pode, futuramente, adicionar um botão que leve para o seu e-commerce. Mas se seu objetivo inicial é já iniciar com a loja virtual, aposte em um layout próprio para este fim.

Definir o seu objetivo inicial com o site é uma forma de evitar que futuramente você precise fazer diversas alterações nele.

Escolha uma paleta de cores

As cores de um site podem fazer um usuário desistir de navegar nele. Isso porque as cores podem passar a imagem da sua marca e a despertar o sentimento de confiança no usuário.

Imagine a seguinte situação: Você tem uma marca que no logotipo utiliza 2 cores. Essas duas cores precisam ter desdobramentos e combinações mínimas e simples, como com preto das letras, branco da página de leitura, e mais algumas outras.

Atente-se para que a combinação não brigue com as cores principais da sua marca nem com outras ao redor. Por exemplo, vermelho em fundo preto. Isso causa ruído aos olhos, sendo difícil a leitura.

Pesquise em sites de concorrentes, diretos e indiretos, nacionais e internacionais a paleta de cores que eles usam. Procure ser um pouco diferente para evitar que o seu consumidor se confunda e pense que toda marca é igual!

Procure, na Internet, sites que apresentem paletas de cores para sua inspiração e uso, ou contrate um webdesigner para montar essa estrutura.

Mas, atenção: cuidado na quantidade de cores em uma única página. Não faça do seu site um carnaval!

Cuide com a quantidade de elementos

Assim como os tópicos acima, os elementos de um site podem indicar profissionalismo. Você não deseja aparecer amador, ainda que tenha criado o site há pouco tempo.

Verifique se as caixas de texto estão em tamanho agradável para leitura do seu cliente. Tipografia, tamanho e cor da fonte também são elementos a se ter cuidado. Não utilize mais que no máximo 3 tipografias, bem organizadas.

As caixas de popups para assinar e-mail podem ser uma boa forma de fidelizar clientes, mas veja o tempo para que elas se fechem. Assim como uma alta quantidade de popups de propaganda podem atrapalhar a leitura.

A quantidade de colunas também deve ser avaliada. Não deixe uma informação muito próxima a outra. Use barras visíveis entre as caixas e as colunas (com traço fino e minimalista!).

Escolha um bom tema 

Apesar da maioria dos temas ser responsiva e adaptável é preciso se assegurar que ele não seja tão pesado a ponto de prejudicar o seu site.

Como um tema pode prejudicar? Com o peso dele. Alguns temas que possuem um peso muito grande pode provocar, além de erro na página, certa lentidão.

A navegação é muito importante para o usuário. Uma navegação lenta, especialmente logo na página inicial do site, pode fazer alguns usuários desistirem de conhecer a sua empresa!

Dependendo da lentidão de um site, o usuário pode abandoná-lo rapidamente e assim impactar no desempenho das visualizações do site. Caso o usuário desista em poucos segundos, ele não será considerado uma visita.

Opte pode layouts responsivos 

A quantidade de acessos a sites por meio de smartphones e tablets já supera os acessos feitos por meio de computadores.

Assim, escolher um layout responsivo e adaptado para o mobile é extremamente importante para garantir o número de acessos a ele.

É necessário testar todas as abas do site no celular após fazer a aplicação, nas configurações de layout, para a conversão em mobile. Essa é uma forma de verificar como o seu público vai visualizar as informações da página.

Conclusão

Coloque-se no lugar do seu cliente e pense em como você gostaria de ter facilidade de navegação no site.

Teste antes de aplicar diferentes layouts sem fazer a divulgação do site para o público. Isso auxilia na usabilidade e evita erros que precisarão de tempo para a correção.

Nós indicamos criar o seu site com uma plataforma especializada nisso como Wordpress, Joomla ou Magento (em caso de e-commerces).

Por fim, pensar no layout faz toda a diferença para o seu projeto web, pois é ele quem irá proporcionar uma boa experiência de navegação ao usuário.  
Patreon de O Vértice