Karoshi - Um assunto sério abordado sutilmente nos animes


Desde sua estreia, o anime Boruto: Naruto Next Generations já trouxe diversas discussões para as redes sociais sobre os acontecimentos da serie, o anime vem abordando atualmente o dia a dia do filho de Naruto Uzumaki e da nova geração de Ninjas da Vila Oculta da Folha e um mistério envolvendo pessoas que estão ganhando força sobrenatural e causando desastres dentro da vila.

Durante os 12 episódios já exibidos do anime uma discussão especifica entre os fãs sempre se manteve em alta, os motivos para o personagem titulo da serie demonstrar sentir ódio por seu pai estar sempre fora trabalhando no posto de Hokage e não dar atenção para a própria família. Quem acompanhou os animes anteriores do universo do manga, criado por Masashi Kishimoto, deve lembrar que o sonho de Naruto era se tornar Hokage e que este é o mais importante cargo dentro da Vila da Folha, aonde o Hokage serve como administrador da vila e general dos Shinobis que defendem o País do Fogo.

Muitos anime já abordaram sobre o assunto de filhos que afirmam odiar os pais devido eles trabalharem mais do que ficam em casa, mas Boruto esta abordando de forma bastante sutil um assunto muito sério atualmente no Japão, o Karoshi (ou morte por excesso de trabalho em tradução literal).

O Karoshi é um assunto muito antigo dentro do Japão mas ganhou destaque novamente na mídia após a noticia de que uma funcionaria de uma das principais agencias de publicidade do país se suicidou após supostamente trabalhar até a exaustão. Após investigação do governo foi descoberto que a empresa descumpria leis trabalhistas e que seus funcionários faziam até 80 horas extras por mês. Apesar deste tipo de ocorrência ser incomum no Ocidente, na sociedade japonesa existe o costume de se praticar uma extrema dedicação/fidelidade a empresa em que se trabalha.

Após este ocorrido o governo japonês e a iniciativa privada vieram a tomar medidas para evitar o excesso de trabalho entre seus funcionários, como a implantação da Sexta-feira Premium (aonde o funcionário sai mais cedo na ultima sexta do mês) e também a implantação de mais 16 feriados anuais. O principal objetivo destas ações é que estes funcionários fiquem com mais tempo livre para passar com sua famílias, façam a roda da economia do pais girar (pois ela esta estagnada a quase dois anos) e aumentem a taxa de natalidade (que esta caindo a cada dia no Japão). Porem essas praticas não são obrigatórias e algumas empresas podem não aderir ou incentivar os seus funcionarios a trabalhar menos. Mas é ai que entra o entretenimento como uma forma de critica social.

Atualmente Boruto é bastante popular dentro do território japonês e muitos dos fãs antigos (agora adultos e provavelmente com filhos) da obra também assistem a animação do filho de Naruto. Como dito no inicio do texto a abordagem do anime ao Karoshi é feita de forma sutil, mas perceptível para quem é adulto.

Durante os episódios já exibidos o publico já viu o Naruto exausto, tendo que pegar roupas extras em casa para voltar ao trabalho durante a noite, em episodio recente ele abandonou o jantar com a família para priorizar um chamado de emergência que já estava sendo atendido por outro personagem, além de um personagem ter citado que uma hora Naruto iria acabar desfalecendo de tanto trabalhar.

Esta não e a primeira vez nos ultimos anos que o Karoshi é abordado de forma sutil no entretenimento japonês, durante a exibição da serie Doubutsu Sentai Zyuohger (que faz parte de uma franquia popular por crianças, adolescentes e adultos e que normalmente suas series são adaptadas para virar Power Rangers no Ocidente) o personagem Yamato Kizakiri não tem relações com seu pai desde a infância por culpa-lo por trabalhar demais e não estar presente junto ao jovem nem no momento em sua mãe faleceu por uma doença.

Já no anime/mangá Bakuman, o personagem Mashiro Moritaka passou por situações aonde ficava trabalhando por muitas horas seguidas para conseguir terminar os capítulos de seu mangá dentro do prazo para ser publicado e mesmo internado o personagem não queria parar o seu trabalho com os mangás, sendo que no inicio da serie é citado que o tio de Mashiro faleceu após se forçar a trabalhar para criar uma nova obra de sucesso.

Apesar de ser tratado de forma sutil no entretenimento japonese, o Karoshi é um assunto extremamente sério e que ira depender, principalmente, de uma mudança cultural da população japonesa para ser solucionado. Segundo uma reportagem da BBC, as mudanças implementadas recentemente pelo governo japonês pode não dar resultado de imediato, mas pode ser o inicio para que os jovens saiam mais cedo em algumas sextas-feiras e assim comecem a adotar uma rotina de trabalho mais equilibrada no futuro.
Patreon de O Vértice