Os Melhores filmes de super-heróis de todos os tempos - parte 10


Essa é a polêmica master da lista finalmente chegou, sabemos que tem muita gente que não gosta de Watchmen e novamente, eu não faço sequer ideia do motivo disso. Além de Alan Moore, que não gosta de nada mesmo, as pessoas não gostarem de Watchmen me surpreende.

O filme é completamente baseado e extremamente fiel na HQ mais premiada de todos os tempos nos pontos que mais importam e ainda melhoram alguns pontos medianos, como o monstro gigante no final que vamos ser honestos, não cola.

O filme é ainda corajoso, tem sexo evidente (e um pouco desnecessário), violência, sangue, conceitos subversivos, história alternativa não tão patriótica assim e ainda 3 horas de duração, obviamente o filme não foi um sucesso de bilheteria com isso tudo e Watchmen é a maior prova de que não dá para fazer filmes desse tamanho com uma classificação 18 anos, mas se ao menos Watchmen provou algo talvez ruim e impediu muitos outros filmes de serem feitos da forma mais natural, ao menos foi uma boa despedida para os filmes 18 anos do gênero.

Eu poderia assistir Watchmen diversas vezes sem cansar, a história é complexa, o ritmo é lento e a duração é exagerada, mas tudo funciona tão lindamente que eu só tenho a agradecer ao mundo por Zack Snyder ter dirigido esse filme.

A propósito, eu não sou fã de Zack Snyder como diretor, mas curiosamente dois de seus filmes estão no topo da lista, Homem de Aço que é um filme que eu gosto e Watchmen que está até hoje incluso nos meus favoritos de todos os tempos.


Guardiões da Galáxia chegou para provar que a Fase 2 da Marvel realmente não estava perdida, assim como Capitão América 2 – O Soldado Invernal já tinha feito um pouco antes. James Gunn sabia exatamente o que estava fazendo em cada segundo de Guardiões da Galáxia, ele criou um universo com visual arrebatador e nada genérico, entretanto seria sábio ter maneirado no excesso de piadas, porque nem todas funcionam, mas as que funcionam acabam sendo em grandes diálogos proferidos por grandes personagens.


E sobre os personagens, Rocket rouba o filme com sua personalidade e carisma. Mas o Rocket de Bradley Cooper é só um grande personagem num grupo espetacular que inclui o “ladrão charmoso” de Chris Pratt, a Árvore falante de Vin Diesel e o brutamontes que não entende metáforas de Dave Bautista, além da sempre linda Gamora de Zoe Saldana.

James Gunn conseguiu fazer algo que todos estavam muito céticos há 2 ano atrás, fazer um filme bom baseado na pior estirpe de personagens da Marvel, os personagens cósmicos. Com a exceção de Surfista Prateado e Galactus todo o universo cósmico da Marvel sempre foi do último escalão da editora, por isso é mais do que surpreendente que um filme baseado nesse universo seja tão espetacular.


Esse é unânime, por mais que eu diga que eu gosto muito do reboot do Homem Aranha e que prefiro o Andrew Garfield ao Tobey Maguire e isso é verdade, não tem como não afirmar que Homem Aranha 2 é o melhor filme do aracnídeo e por muito tempo, de 2004 até 2008 pelo menos, ele foi o melhor filme de quadrinhos de todos os tempos.

Sério, Sam Raimi erra muito, mas ele guardou todos os erros para outras obras suas porque Homem Aranha 2 é simplesmente perfeito, sério, não há 1 vírgula a se reclamar do filme. O Doutor Octopus é um vilão incrível, Harry Osborn (mesmo sendo o James Franco) está sensacional no filme, o humor está extraordinário as mensagens de heroísmo e abdicação são emocionantes e a ação está qualquer outro adjetivo que eu ainda não tenha usado.

Pessoalmente eu acho que como uma franquia, a nova trilogia é superior a primeira, mas analisando individualmente cada filme, se Marc Webb quiser fazer o melhor filme do Homem Aranha de todos ele vai ter que melhorar muito até chegar aos pés desse filme.

Sabe o que mais Homem Aranha 2 ainda tem de impressionante? Seu trailer, numa época em que lançavam no máximo uns 2 trailers por filme, diferente de hoje que o filme inteiro é exibido picotado em mais de 6 trailers e 20 clips. O trailer de Homem Aranha 2 marcou os cinemas, mesmo dando Spoilers numa época em que as pessoas eram menos chatas com isso, mostrando cenas chaves e com uma linda versão de Lacrymosa que combina e ao mesmo tempo contrasta muito bem com o tom épico, mas jovem do filme.

Veja esse trailer abaixo e relembre um dos grandes clássicos do cinema moderno.

A morte de Heath Ledger foi provavelmente a pior coisa que aconteceu para os fãs da cultura pop na última década, Ledger criou um personagem tão sensacional que saber que nunca mais o veremos é simplesmente terrível.

Existem pessoas que argumentam que Batman: O Cavaleiro das Trevas não é o mesmo filme se você tirar o Coringa da equação, se ele fosse extraído o filme seria inferior, bem, talvez, mas acho que é impossível tirar uma parte de uma equação e ainda deixar o que sobrou uma equação.

Ainda assim analogia com números não é de todo mal, afinal, O Cavaleiro das Trevas é mais um filme de Christopher Nolan, um cara que sabe como trabalhar com uma precisão quase numérica. O segundo filme de sua trilogia apesar de ser o melhor dos três, ainda tem algumas falhas em seu roteiro, Nolan sempre se explica demais, mas talvez por seus filmes serem mais complexos do que o seu publico alvo, e o Coringa em certos momentos é onisciente, mas os problemas ficam todos de lado porque a direção o filme é simplesmente primorosa.

Acho que tudo o que havia de ser dito sobre Batman – O Cavaleiro das Trevas já foi dito desde 2008; Nolan entrou em uma ascensão sem precedentes depois do filme e o Coringa marcou história, falar mais do que isso é ser repetitivo, basta saber que por muito tempo ele foi considerado o melhor filme de quadrinhos de todos os tempos e meu favorito até por uma certa época. Ainda tem hoje muita gente que o considera assim e apesar dele não ocupar a 1° posição dessa lista, bem, quem acha que essa bela obra prima é o melhor filme do gênero não está errado, apesar de discordarmos só um pouquinho…


Joss Whedon era uma aposta, Buffy e Dollhouse por um lado, Firefly por outro, mas ele escreveu roteiros de Os Fugitivos em certo ponto e isso já o credenciava pra mim, mas era uma aposta, afinal a Marvel estava trabalhando nesse filme desde 2006 e o fato de tudo dar certo no final realmente é um alivio, um alivio bilionário devo dizer.

Os Vingadores não é o filme perfeito, provavelmente as duas posições abaixo dele são artisticamente superiores, mas em Os Vingadores aconteceram coisas que nunca aconteceram com outros filmes do gênero, a realização de um sonho adolescente, um crossover entre diversos universos no cinema, múltiplos super-heróis distintos interagindo em um só filme e principalmente a apresentação de todo um universo de HQs e quadrinhos para uma geração enorme que nunca tinha pego uma revista dessas na mão.

Mais do que um filme, Os Vingadores foi um grandioso evento.

Por mais que Batman – O Cavaleiro das Trevas seja um filme extraordinário, o publico médio o conhece principalmente pelos filmes do Tim Burton ou ainda antes pelas séries (toscas) de TV. Homem Aranha sempre foi um desenho animado de sucesso e estampa merendeiras da criançada desde sempre. Já o Homem de Ferro, o Capitão América, o Thor, a Viúva Negra, o Gavião Arqueiro e o Hulk (esse nem tanto) eram até esse momento personagens exclusivo dos quadrinhos no consciente popular e ainda assim esse filme rendeu 1 bilhão de dólares.

Como eu falei, o filme pode ser artisticamente inferior quando comparado a Batman – O Cavaleiro das Trevas e do que Homem Aranha 2, mas sinceramente, a diversão que ele proporciona supera os dois a qualquer hora. Não tem como não amar ver o Tony Stark interagindo com gente tão extrema quanto ele, em especial o Loki, que é o segundo mais carismático personagem do estúdio e que tem diversos momentos brilhantes no filme em especial aquele com o Hulk.

Os Vingadores te faz rir, tira seu fôlego e te deixa extremamente empolgado e somado a isso, ainda mudou o paradigma dos filmes do gênero, criando algo único nos cinemas e é claro, é a mais perfeita adaptação do espírito dos quadrinhos e do que são os super-heróis na telona.

Patreon de O Vértice