Garoto de 13 anos NÃO morreu graças a League of Legends!


Se você se interessa por jogos e segue notícias gerais na internet certamente já leu em diversos sites a notícia de que um garoto de 13 anos morreu durante (ou após, as notícias variam) uma partida de League of Legends, ou partida de um “joguinho eletrônico”.

Vale ressaltar e na verdade todo esse post é apenas por isso, que o garoto em questão, Gustavo Riveiros Detter, de São Vincente - SP, se enforcou nesse domingo após perder uma partida de League of Legends sim, mas não foi um suposto vicio ou uma paixão irrefreável pelo jogo que levou o garoto a fazer isso e sim os seus amigos.

Ao que tudo indica nesse caso, o garoto e seus amigos tinham uma espécie de desafio onde quem perdesse uma partida precisava se asfixiar até quase perder a consciência, fosse com as mãos, cordas ou qualquer outro aparato. Tal desafio tem até nome e se chama Choking Game ou “jogo da asfixia”.

Em matérias como a do G1, por mais que se explique esse fato, o destaque que a matéria dá é “Menino morre após partida de game online e amigos notam pela webcam” e também “Tio alerta para perigo dos jogos” quando na verdade o que eles deveriam estar alertando é para brincadeiras imbecis e inconsequentes de adolescentes.

Mesmo no G1 que dentro da matéria esclarece o fato, embora dê informações dúbias no destaque (alguns outros sites sequer esclarecem alguma coisa) há comentários terríveis sobre jogos e sobre League of Legends para ser mais especifico.  Vale ressaltar o comentário abaixo que eu vi por acaso e ainda estou em dúvida se é real ou uma espécie estranha de sarcasmo:
-
“TA AMARRADO - eu amaldiçou a tecnologia e os games, uso a internet apenas meia hora por dia para não ficar amaldiçoado. Façam o mesmo, se protejam! — leitor do G1”

O tal do Choking Game, que eu só descobri que existia hoje, mas não é novo e nem raro de acontecer, pode se dar entre adolescentes não apenas que jogam League of Legends ou outros jogos eletrônicos, tecnicamente poderia ser com uma partida de futebol, sinuca, jogo da velha ou qualquer outra atividade competitiva até onde consta.

Então não, não foi por causa de um “joguinho eletrônico” ou por causa de League of Legends que essa tragédia aconteceu, até porque se LOL matasse alguém nós não teríamos mais crianças hoje e a Coreia do Sul estaria vazia. O garoto morreu por causa de inconsequência adolescente e da falta de supervisão adulta.
Patreon de O Vértice