Estúdio que processou crítico, agora processa 100 jogadores anônimos do Steam em 18 MILHÕES [ATUALIZADO]

[ATUALIZADO]

A Valve parece não ter gostado mundo de receber a intimação para liberar o nome real e os dados dos usuarios que a Digital Homicide está processando e como resposta retirou os jogos do estúdio da Steam.

Em pronunciamento sobre o assunto a Valve disse:
-
A Valve parou de fazer negócios com a Digital Homicide por eles serem hostis com os clientes da Steam.

Acho que isso deixa claro que a Valve não deve liberar os nomes dos usuários, mas precisamos ver oficialmente a resposta da empresa, que pode recorrer na justiça para se negar a cumprir a intimação. Confira a matéria original abaixo.

[FIM DA ATUALIZAÇÃO]

Vocês por acaso lembrado do estúdio Digital Homicide? Bem, nós falamos sobre eles AQUI há alguns meses atrás, quando na época o co-fundador do estúdio, James Romine, decidiu processar Jim Sterling, um crítico e youtuber por suas constantes críticas negativas aos seus jogos, pedindo 18 milhões de dólares em indenização. Bem, esse processo continua em andamento, mas ele não é mais o único litígio que os advogados do estúdio estão tendo que coordenar, pois agora a Digital Homicide está processando 100 usuários anônimos do Steam.

O processo dessa vez é graças aos usuários terem formado um “grupo de ódio e assédio” contra o estúdio e dessas vez Romine está pedindo 18 milhões de dólares dos mais de 100 membros do tal grupo. 

Veja a introdução do processo:
-

“O Requerente acredita e, portanto, alega que, em todos os momentos aqui mencionados, cada um dos réus aqui processados foi durante os eventos listados e/ou atualmente é membro de um grupo de ódio e perseguição organizada ou auxiliava o dito grupo que foi especificamente formado [no Steam] para destruir financeiramente e assediar O Requerente e outros desenvolvedores alvos. (...) Este grupo de ódio e perseguição chamado Digital Homicides Poop Games, foi criado a partir do nome da empresa do Requerente Digital Homicide Studios LLC.”

Vale dizer que Digital Homicide Poop Games significa algo como "Jogos Bostas da Digital Homicide", algo que deve ser bem divertido de ser falado em voz alta em um tribunal. O grupo ainda existe na Steam e você pode acha-los AQUI, mas aparentemente eles retiraram o “Poop Games” do seu nome desde que o processo começou.

O processo é longo e bem detalhista com diversos prints de posts que de acordo com a Digital Homicide foram criados para causar “dano financeiro e emocional” aos membros do estúdio. Dentre os posts estão comentários e spams, “falsas acusações”, críticas negativas fabricadas e muitas outras coisas que de acordo com Romine foram usadas para prejudicá-los.

Além do processo contra os anônimos em si que atendem por nomes como “DemonSword”, “Nathos”, “Gana”, “brandino”, e o melhor “JDude330#Haeisback” dentre outros, está também uma intimação para a Valve para que essa revele os nomes reais e os dados desses usuários. Particularmente essa discussão pode ficar ainda mais interessante aqui nesse ponto, quando a Valve decidir se vai ou não liberar os dados requisitados pela justiça, vamos tentar ficar de olho para ver no que isso vai dar nas próximas semanas.

Quanto a questão geral, o que a Digital Homicide vem fazendo tem dois lados, um ponto é que isso parece uma espécie de censura de uma empresa que quer continuar lucrando sua graninha enquanto faz produtos terríveis e pode ou não estar enganando outros para comprar esses produtos. O outro ponto, é que por menor que seja a empresa, ela está fazendo alguma coisa real contra bullies de internet, seja a causa dela justa ou não, esse tipo de coisa certamente pode fazer as pessoas ficarem menos seguras atrás do anonimato online e assim muitos problemas modernos podem ser diminuídos.

Se por algum motivo você se sentir no clima de ler o processo inteiro de 123 páginas, não sei porque você gostaria de fazer isso, mas se quiser ele segue na integra abaixo: 

Patreon de O Vértice