Tecnologia antipirataria de games Denuvo é quebrada e jogos protegidos são pirateados


Por muitos anos a tecnologia Denuvo foi considerada a melhor defesa contra pirataria na indústria dos games. Alguns jogos que usaram esse sistema de encriptação de fato ficaram longe dos sites de Torrent por muito e muito tempo, mas parece que os hackers já começaram a destruir a tecnologia e já conseguem crackear jogos protegidos por ela com mais facilidade.

Ainda que grupos como o 3DM, um famoso grupo hacker chinês que crackeava jogos tenha se aposentado e se “rendido” a Denuvo e até afirmado que “em dois anos não haveriam mais jogos piratas”, parece que alguns grupos mais insistentes discordam da afirmação.

Jogos como Rise of the Tomb Raider e Just Cause 3 que ficaram longe dos torrents por algum tempo, já podem ser baixado em qualquer site por aí de uma forma jogável, já que embora alguns hackers tenham crackeado a tecnologia da empresa austríaca Denuvo antes, ao ponto de você conseguir ligar e jogar o jogo, a forma como a tecnologia funciona poderia fazê-lo impossível de ser jogado após algumas horas.

O primeiro hacker que conseguiu destravar a Denuvo de forma parcial foi um hacker búlgaro chamado Voksi e ele tornou Doom, Total War: Warhammer e Just Cause 3 jogáveis, mas isso não durou muito e logo os jogos foram bloqueados novamente, mas foi logo depois que o grupo CONSPIR4CY finalmente conseguiu lançar uma versão jogável e pirateada definitiva de Rise of the Tomb Raider, jogo que muitos consideravam que seria impossível de piratear.

O record de game que mais demorou para ser crackeado provavelmente foi Lords of the Fallen, que demorou 9 meses para receber um crack completamente funcional.

O mais interessante, contudo, é que a Denuvo nunca clamou que seu objetivo era fazer um jogo impossível de ser crackeado, apenas fazer o jogo impossível de ser crackeado em um período curto de tempo e assim protegendo a janela de lançamento do game, não impactando nas vendas principais... isso infelizmente (ou felizmente?) está ficando cada vez mais difícil, pois a mais nova notícia sobre o assunto é que Inside, foi crackeado em apenas 6 semanas, tudo bem, 1 mês e meio para um jogo indie já pode ser considerado “fora da janela de lançamento”, mas para alguns jogos maiores não.

Mas vamos ver o que acontece com Deus Ex: Mankind Divided, que usa a mesma tecnologia de proteção, se ele for crackeado tão rápido quanto Inside, isso significa má notícias para os membros da indústria que esperava ter dado um golpe fatal e definitivo na pirataria.

Patreon de O Vértice