Pokémon Go e No Man’s Sky não sobreviveram ao hype e já perderam MUITOS jogadores
No Man’s Sky era um dos jogos mais esperados da história e acabou criando uma espécie de culto que louvava o game como se ele fosse ser a obra de arte que mudaria toda a história dos videogames... bem, o resultado é que nós sabemos agora que na verdade No Man’s Sky é um jogo apenas um pouco melhor que “medíocre”, o que não seria um problema, não é crime um jogo ser apenas legal, o problema era obviamente o marketing que vendeu o game como se ele fosse um divisor de aguas e um evento histórico.
Pokémon GO por outro lado foi o oposto, o marketing do game era bacana, mas ninguém esperava que ele fosse se tornar o sucesso que se tornou, na verdade, Pokémon GO se tornou um fenômeno mundial que pegou o mundo de surpresa.
Se os dois são opostos nesse sentido, eles são parecidos em uma coisa, ambos estão perdendo jogadores muito rápido. No caso do jogo da Hello Games, foi informado que no PC, onde esses números são mais acessíveis, o game perdeu exatos 91% dos seus jogadores já na segunda semana de lançamento.
Uma queda brusca de um jogo tão hypado quanto No Man’s Sky não é incomum, contudo a velocidade e o tamanho da queda certamente são de espantar. The Division, por exemplo, outro jogo com um baita hype e que também não entregou toda a qualidade prometida, só foi computar 80% da queda de jogadores dois meses após o lançamento, no caso de No Man’s Sky a queda foi maior e muito mais rápida.
Isso contudo não reflete o número das pessoas jogando no Playstation 4, mas como esses números não são informados pela Sony, podemos apenas especular que eles não estejam tão diferentes assim.
O caso de Pokémon GO é diferente, a queda é bem menor em termos de porcentagem, mas o número total de jogadores que abandonou o game é de bem mais de 10 milhões depois de um mês de lançamento, computando mais ou menos 22% de queda, o que normalmente não seria um número alarmante em apenas um mês, seria até um bom número, o problema na verdade é que pelo fato do jogo ter se tornado um fenômeno tão grande, 22% representa um número absurdo de pessoas e se isso for uma tendência, em mais um ou dois meses o jogo deixará de ser o fenômeno que é e se tornará só mais uma app de celular.
Obviamente essas quedas de números não significam tanto assim para as empresas, no caso da Niantic e seu Pokémon GO ainda tem muita gente jogando e rendendo um bom dinheiro para o jogo e no caso da Hello Games e No Man’s Sky, considerando que o game não é multiplayer e que já vendeu bastante levando em conta que foi feito por uma empresa tão pequena, o resultado não será tão prejudicial assim, embora a Hello Games certamente nunca mais vai conseguir lançar qualquer coisa com uma proposta ambiciosa sem receber um descrédito massivo de todos os lados, mas essas informações servem como lição de que o hype inicial não significa sucesso.
Pokémon GO por outro lado foi o oposto, o marketing do game era bacana, mas ninguém esperava que ele fosse se tornar o sucesso que se tornou, na verdade, Pokémon GO se tornou um fenômeno mundial que pegou o mundo de surpresa.
Se os dois são opostos nesse sentido, eles são parecidos em uma coisa, ambos estão perdendo jogadores muito rápido. No caso do jogo da Hello Games, foi informado que no PC, onde esses números são mais acessíveis, o game perdeu exatos 91% dos seus jogadores já na segunda semana de lançamento.
Uma queda brusca de um jogo tão hypado quanto No Man’s Sky não é incomum, contudo a velocidade e o tamanho da queda certamente são de espantar. The Division, por exemplo, outro jogo com um baita hype e que também não entregou toda a qualidade prometida, só foi computar 80% da queda de jogadores dois meses após o lançamento, no caso de No Man’s Sky a queda foi maior e muito mais rápida.
Isso contudo não reflete o número das pessoas jogando no Playstation 4, mas como esses números não são informados pela Sony, podemos apenas especular que eles não estejam tão diferentes assim.
O caso de Pokémon GO é diferente, a queda é bem menor em termos de porcentagem, mas o número total de jogadores que abandonou o game é de bem mais de 10 milhões depois de um mês de lançamento, computando mais ou menos 22% de queda, o que normalmente não seria um número alarmante em apenas um mês, seria até um bom número, o problema na verdade é que pelo fato do jogo ter se tornado um fenômeno tão grande, 22% representa um número absurdo de pessoas e se isso for uma tendência, em mais um ou dois meses o jogo deixará de ser o fenômeno que é e se tornará só mais uma app de celular.
Obviamente essas quedas de números não significam tanto assim para as empresas, no caso da Niantic e seu Pokémon GO ainda tem muita gente jogando e rendendo um bom dinheiro para o jogo e no caso da Hello Games e No Man’s Sky, considerando que o game não é multiplayer e que já vendeu bastante levando em conta que foi feito por uma empresa tão pequena, o resultado não será tão prejudicial assim, embora a Hello Games certamente nunca mais vai conseguir lançar qualquer coisa com uma proposta ambiciosa sem receber um descrédito massivo de todos os lados, mas essas informações servem como lição de que o hype inicial não significa sucesso.