Pedra no Céu - Isaac Asimov | Crítica

O que esperar do livro que iniciou a carreira do mais célebre autor de ficção científica de todos os tempos? Nada menos do que uma história inesquecível. E é assim que Pedra no Céu, que retorna em uma nova e caprichada edição da editora Aleph, deve ser tratado.

Estreia do gênio Isaac Asimov, Pedra no Céu surgiu como um conta ainda na década de 1950. Posteriormente a história foi alterada e complementada, se tornando um livro com quase 300 páginas nesta nova edição e sendo parte do universo de Fundação, obra-prima do escritor.

A trama nos apresenta Joseph Schwartz, residente do planeta Terra. Graças a um acidente ocorrido em um laboratório próximo de onde caminhava, Schwartz é transportado no tempo, indo parar no futuro longínquo. Conhecemos então o Império Galáctico, que nem sabe aonde a humanidade surgiu, embora esteja em busca de vestígios. Acompanhamos então como Schwartz reage a toda esta reviravolta e como existe uma conspiração que tenta esconder a verdade sobre as origens do Império.

Tudo o que existe de melhor na literatura de Asimov está presente neste livro: personagens fortes, bons e inteligentes diálogos, ideias que mais parecem premonições por partes do autor, além de a capacidade de nos fazer mergulhar de cabeça no universo criado pelo "bom doutor". Leitura mais que obrigatória para qualquer fã de uma boa ficção!

Confira a sinopse de Pedra no Céu, da editora Aleph:

Qualquer planeta é a Terra para aqueles que nele vivem. O alfaiate aposentado Joseph Schwartz desfrutava de uma pacífica caminhada de verão quando, devido a um acidente em um laboratório na mesma cidade, foi involuntariamente transportado milhares de anos para o futuro. Chega então a uma Terra marginal e abandonada, cuja superfície é quase toda inabitável, e que fica às margens de um grandioso Império. Publicado pela primeira vez em 1950, Pedra no Céu foi o romance de estreia de Isaac Asimov e é um marco do que se tornaria o Império de sua mais famosa obra, Fundação. Complemento fundamental às outras histórias do autor, este romance também serve como porta de entrada para apresentar o leitor ao universo de Asimov.
Patreon de O Vértice