Valve vai ajudar desenvolvedores lançarem Battlefront 3 com novo nome e sem permissão da Disney


Galaxy in Turmoil! Esse é o novo título de um game que até alguns anos atrás era chamado de Star Wars: Battlefront 3 e que foi cancelado quando a Disney comprou a Lucasfilm e licenciou a franquia de mesmo subtítulo para a EA/Dice lançarem o Battlefront sem numeração mais recente (que pode ou não ter sido mesmo um sucesso, como vimos AQUI!).

Você provavelmente deve ter visto alguns vídeos de qualidade bem duvidosa com Battlefront 3 ainda no início de seu desenvolvimento pela Free Radical Studios, bem, é esse jogo que Frontwire Studios está dando sequencia. Entretanto, como vocês podem imaginar, esse trabalho não tem qualquer relação com a Disney, atual detentora da marca Star Wars, eles não têm licenciamento, permissão, benção ou sequer noção do que a empresa do Mickey acha do projeto.

Veja abaixo um trailer do desenvolvimento do projeto, que embora ainda esteja em fase bem inicial, parece já estar caminhando melhor que o game que estava sendo desenvolvido em 2008:


Se você se pergunta “o que eles têm então?” e já ficou desanimado com a possibilidade de ver esse projeto sendo cancelado com um Cease-and-Desist em breve, bem, saiba que nesse caso eles têm a Valve e a Steam ao lado deles.

Tony Romanelli, diretor da Frontwire Studios afirma que embora esteja confiante, sempre bate o temor da Disney tentar desmanchar o projeto, por outro lado esse temor termina quando ele vê que a Valve está do lado dele e que a empresa de Gabe Newell está bem segura de que nada do tipo vai acontecer.

A segurança toda vem do fato de que a Galaxy in Turmoil será distribuído de graça na Steam, o nome não contém a marca Star Wars e não foi levantada nenhuma espécie de dinheiro para o jogo, o que faz com que o game se enquadre dentro da descrição de parodia e eles têm a prerrogativa do Fair Use. Obviamente Romanelli sabe que se uma empresa como a Disney quiser com todas as forças acabar com o projeto eles vão conseguir, mas ele conta também com a Disney não querendo alienar seus fãs com uma ação contra o projeto tão próximo ao lançamento de Star Wars: Rogue One. Além disso, de acordo com o próprio Romanelli, a Disney não enviou nenhum cease-and-desist para nenhum projeto de fãs de Star Wars desde que ela comprou a Lucasfilm em 2012.

Galaxy and Turmoil obviamente vai usar veículos, personagens, armas e conceitos da saga Star Wars indiscriminadamente, entretanto não usará nenhuma música da franquia e nem a marca para nomear qualquer coisa. A nova trilha sonora do jogo está sendo produzida nesse momento, ainda que o trailer postado acima contenha os arranjos clássicos de John Williams.

Apesar do game ser em seu espírito o  Battlefront 3 que nunca foi feito, a Frontwire recomeçou o projeto do zero e não está usando uma linha de código sequer daquele game que vimos e que foi cancelado em 2008. O jogo está sendo reconstruído na Unreal Engine 4 e embora ainda não tenha data de lançamento anunciada, a Frontwire espera que entre 6 a 9 meses o primeiro beta do jogo seja aberto ao público.

E aí, o que você acha do projeto, será que ele vai para frente?
Patreon de O Vértice