Star Wars: Battlefront foi mesmo um sucesso?


Como medir o sucesso ou fracasso de um jogo? Número de vendas? Reação da crítica? Se for esses dois casos o jogo Star Wars: Battlefront foi um sucesso retumbante. O game vendeu 13 milhões de copias na época do lançamento e a crítica em geral foi positiva, ainda que não tão positiva quanto se esperava. Entretanto, não dá para não sentir um amargor de fracasso quando nós falamos sobre o resultado atual do jogo. 

No nosso próprio review eu elogiei bastante o game, mas fiz questionamentos sobre a qualidade da diversão a longo prazo e mencionei o quão repetitivo e pouco recompensador o game poderia ficar meses após o lançamento.

Talvez as vendas tenham sido impulsionadas pelo hype de vermos Star Wars no cinema novamente, talvez a crítica tenha sido influenciada pela imersão e fidelidade visual a franquia e a sensação de nostalgia que o game nos passa, eu não sei explicar o aparente sucesso de Star Wars: Battlefront no lançamento confrontado com o fato de que houve uma queda absurda de jogadores.

No Brasil o game sempre pareceu consideravelmente injogável para quem tem pouca paciência, eu não sei exatamente o que tecnicamente influencia isso (Limitações de servidores locais? Preferência de área?), mas só era possível achar partidas vazias ou ficar horas esperando até encontrar mais pessoas jogando em uma partida completa, não foi assim no lançamento, mas semanas depois essa era a situação. 
Desconsiderando os problemas de matchmaking nacional, quantos jogadores jogam Star Wars: Battlefront hoje? O game tem uma média de 40.000 jogadores online por hora num dia de semana, um pouco mais durante o final de semana. Isso em todas as plataformas, com o Playstation 4 liderando o número de jogadores para mais que a metade do total, acompanhado pelo Xbox One em 2° lugar e depois o PC em último, provavelmente devido a grande exigência de hardware do jogo.

40.000 jogadores por hora em três plataformas não parece ruim o suficiente? Então vamos as comparações: Battlefield 3, que já é um jogo bastante antigo, tem apenas 12.000 jogadores por hora num dia de semana, contudo o número é puxado para baixo porque duas das três plataformas em que o jogo está disponível são os ultrapassados Xbox 360 e Playstation 3. Na única plataforma que ambos os jogos estão, o PC, Battlefield 3 tem 40% a mais de jogadores.

Ainda falando de jogos da DICE, o Battlefield 4, que teve críticas mistas, tem 105.000 jogadores por hora num dia de semana, tudo bem que BF4 está em dois consoles a mais nessa conta, mas se tirarmos o PS3 e o X360 ainda temos 84.000 jogadores. Apenas no Playstation 4, maior plataforma de jogadores de BF4 (seguido por PC em 2° e XB1 em 3°) temos 35.000 jogadores por hora, só em uma plataforma.
Tudo bem que os números ficam menos feios quando comparados aos de Battlefield Hardline, que tem cerca de apenas 20.000 jogadores onlines por hora num dia semana, contudo Battlefild Hardline não vendeu o que Star Wars: Battlefront vendeu. Se considerarmos apenas os números de lançamento divulgados, aqueles 13 milhões e nada mais, a quantidade de jogadores online por hora de Star Wars: Battlefront é de menos que 0,5% dos jogadores que compraram o jogo.

Eu não sei se essa é uma tendência de jogos que vendem muito, talvez valeria uma pesquisa sobre outros jogos além dos games da DICE e esses dados não são fáceis de se obter, mas para sinal de comparação, dados do segundo semestre de 2015 sobre Destiny (jogo lançado em 2014) diziam que o game tinha em média 150.000 jogadores onlines por hora em todas as plataformas, mais do que o triplo de Star Wars: Battlefront.

Esses são dados curiosos e eu não sei se podemos chamar Star Wars: Battlefront de “sucesso” depois de avaliarmos por essa perspectiva. E vocês, o que acham que pode causar essa queda de jogadores tão brusca no game?
Patreon de O Vértice