Valis - Philip K. Dick | Crítica
Philip K. Dick é um daqueles autores que você pode não ter ouvido falar, mas conhece obras que vieram de sua mente ímpar. Considerado um dos maiores expoentes da literatura de ficção científica do século XX, excelentes filmes como Blade Runner, Minority Report e O Homem Duplo saíram de histórias deste autor.
E o livros Valis, que a editora Aleph traz ao Brasil junto com boa parte das obras do autor, é uma das obras mais perturbadoras e profundas de Philip K. Dick. Sendo citada até em séries como Lost (quem não se lembra das várias referências a livros no seriado?), Valis é um arcabouço de assuntos polêmicos ou controversos, como telepatia, teologia, câncer, viagens mentais no tempo e muita ciência.
A trama, que é uma espécie de alegoria biográfica do próprio autor, nos apresenta o protagonista Horselover Fat em suas angústias pessoais. Desanimado com sua vida, Fat redescobre o sentido de viver após um feixe rosa de luz lhe atingir, tornando-o crente de que se trata de uma inteligência maior e saindo em buscas de respostas.
Como a maioria dos livros de Philip K. Dick, nem tudo é o que parece e é preciso muita perspicácia para um livro cheio de referências à cultura vigente à época da publicação original do livro - na década de 1980 -, mas que continua atual. Leitura obrigatória!
Confira a sinopse de Valis, da editora Aleph:
A vida de Horselover Fat sempre foi repleta de paranoia e episódios depressivos. Apesar de tentar ajudar os amigos, nunca obteve muito sucesso. Presa de sentimentos confusos e pensamentos intrincados, ele ocasionalmente flertava com a ideia do suicídio. Mas tudo muda quando Fat (ou Phil, a distinção nem sempre é clara) é atingido por um intenso feixe de luz rosa. A partir de então, dá início a uma verdadeira jornada pessoal para entender o que aconteceu: se foi um momento de loucura ou se, de fato, uma entidade divina se revelou para mostrar-lhe a verdadeira natureza do mundo. Transitando entre a mística religiosa, o gnosticismo e a tecnologia extraterrestre, Fat sai em busca de um messias reencarnado que já teria passado pela Terra e acaba percebendo que as fronteiras da realidade começam a ficar cada vez mais difusas.
Um dos últimos livros escritos por Philip K. Dick, Valis
espelha o conjunto de experiências e ideais teológicos do autor. Sua narrativa
quase autobiográfica, repleta de digressões filosóficas e religiosas, é leitura
absolutamente essencial para compreender a visão de mundo de um dos mais
geniais escritores de ficção do século 20.