Lendas do e-Sport | Daigo Umehara vs Justin Wong na EVO 2004 (Street Fighter III: Third Strike)


Diferente do que muita gente pensa, o esporte eletrônico não é uma novidade e nem nasceu nos últimos anos. A prática existe há mais de uma década, sempre sustentada e movimentada essencialmente pelos fãs e apaixonados por videogames. Hoje o e-Sport abraçou de vez o mainstream, se tornando um mercado bilionário, com estrelas mundiais e eventos gigantescos, porém um dos maiores momentos da história da modalidade aconteceu a doze anos atrás.

O ano era 2004, o campeonato era o Evolution Championship Series (EVO), realizado em Pomona, Califórnia, e o jogo era Street Fighter III: Third Strike. A competição seguia animada, com o público torcendo e acompanhando embates acirrados, combos perfeitos, reviravoltas inesperadas, triunfos e quedas de seus jogadores preferidos. Tudo se desenrolava dentro da perfeita normalidade de um torneio de videogames, até o momento em que Daigo Umehara e Justin Wong assumiram os controles e se prepararam para  a disputa.

Acredito que em toda competição esportiva, seja ela qual for, o público sempre alimenta uma silenciosa esperança de presenciar algo épico. Assim como todo jogador, lá no fundo, espera ser capaz de protagonizar um outplay inesquecível. Seja o drible desconcertante para o golaço da virada aos 48 do segundo tempo ou a hail mary para o touchdown da vitória, o desejo e a expectativa de presenciar ou executar um momento como esses estão sempre presentes na plateia, nos times e nos atletas. Talvez seja apenas uma pequena parte que compõe a atmosfera de excitação e tensão dos eventos esportivos, mas por menor que seja, ela está sempre presente.

E naquele dia da EVO 2004, não era diferente. Provavelmente, a tal esperança rondava o coração de todos presentes no evento, mas ninguém realmente estava preparado para ver o nascimento de um dos momentos mais épicos da história do e-Sport, que você pode conferir (e apreciar) no vídeo abaixo.


Essa jogada ficou conhecida como “Moment #37” e estima-se que já foi reproduzida mais de 25 milhões de vezes na internet, somando todos os diferentes uploads feitos com o decorrer dos anos. Apesar de parecer algo relativamente simples de compreender, existem alguns detalhes importantes que ajudaram a eternizar esse único minuto em um momento lendário.

Antes de tudo, é preciso esclarecer que essa partida não aconteceu na final do campeonato e nem mesmo foi o último jogo da série entre os dois player. Wong, jogando de Chun-Li, era um dos poucos norte-americanos remanescente na briga pelo título, enquanto o japonês Daigo (também conhecido como The Beast) era um dos grandes nomes presentes no evento e uns dos melhores jogadores do mundo na época.

Ainda sim, naquele round em questão, Wong conseguiu garantir uma boa vantagem sobre o japonês, deixando seu adversário com apenas poucos pixels de vida. O americano era conhecido por colocar em prática um estilo de jogo bem conversador com sua Chun-Li, dependendo sempre de defesas certeiras e contra-ataques pontuais para ganhar. Por outro lado, Daigo sempre foi um jogador agressivo, que tinha como característica impor seu ritmo no jogo.

O choque entre esses dois estilos totalmente opostos vinha favorecendo Wong até aquele momento. Já Daigo, com o round praticamente perdido decide parar com a imprudência e esperar. E é nesse momento que toda a complexidade da jogada merece ser explorada.

Wong era uma das poucas esperanças norte-americanas ainda vivas no torneio, que estava sendo realizado nos Estados Unidos, e ele enfrentava um dos grandes nomes mundiais da categoria. Fora isso, a vitória do round estava nas suas mãos, faltando apenas um único ataque para garantir a vantagem na série. Sob pressão, ele precisava agir e decidiu encerrar o jogo apostando no especial (super) de Chun-Li.

Enquanto isso,  Daigo sabia que a responsabilidade da vitória estava nas mãos de seu adversário. Naqueles  poucos segundos ele compreende que está jogando um round quase perdido, onde qualquer mínimo hit selaria sua derrota. Então ele decide esperar e começa a espelhar os movimentos de Wong, prevendo o especial inimigo e calculando a distância exata para poder se antecipar ao movimento.


Na época, Street Fighter III foi um dos primeiros jogos a introduzir a mecânica de aparar (parriyng). Ela é diferente de apenas “defender” o golpe inimigo, principalmente porque quando executada corretamente o personagem não toma nenhum dano e ainda se coloca em uma posição vantajosa para contra-atacar. Para aparar um ataque, é preciso mover o direcional no timming exato do hit inimigo. Além disso, nesse jogo aparar ou defender o primeiro ataque de um especial não garantia mais a defesa de todo o combo.

Eis que Daigo e seu Ken conseguem o impensável: o parry perfeito de cada um dos hits do super e o contra-ataque para garantir a vitória. Apesar de a mecânica impecável do japonês ser incrível de assistir, a vitória vai muito além disso. A leitura perfeita da jogada, o calculo exato da distância e o sangue frio em executar a defesa com tanta maestria são alguns dos ingredientes que transformaram esse momento em algo memorável.

E não se engane, não há nenhum resquício de sorte em toda essa jogada. Executar o parry de um especial era uma das mecânicas mais difíceis do jogo porque era preciso mover o direcional antes da animação do super começar, ou seja, basicamente na exata hora em que a tela piscava. E além disso, acertar o timming perfeito de todas as animações dos hits é algo absurdamente complicado. Mas Daigo conseguiu, ao vivo, na frente de uma grande platéia e em uma competição oficial.

Alguns rounds depois, o japonês venceu a série, eliminando Wong da competição e chegando até a final, onde perdeu para Kenji "KO" Obata, ficando com a segunda colocação do torneio. 

Esses 57 segundos de ação conseguem traduzir quase que perfeitamente a essência do e-Sport: o equilíbrio ideal entre a mecânica apurada, a execução estratégica e o preparo mental, tudo isso com uma platéia em êxtase ao fundo servindo como trilha sonora genuína e digna de um dos jogos inesquecíveis da história do esporte eletrônico mundial.
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Lendas do e-Sport é uma série de artigos sobre players, equipes, jogos e campeonatos que marcaram o esporte eletrônico, com o único objetivo de contar um pouco das histórias dessas figuras e momentos icônicos que ajudaram o e-Sport a se tornar esse fenômeno que é hoje.
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