A interação online única de Dark Souls 3 – Praise the Sun!
Pense em um game onde geralmente a sua principal forma de interação vocal com ele seja por meio de palavrões? Não há ninguém que nunca nomeou os bosses e inimigos de Dark Souls com apelidos carinhosos como Arqueiros Filhos da P&%¨#, ou Esfumaçado do Ca*$#@, Montador de Dragão de Maldito e por aí vai.
E como é a relação entre as pessoas, seres humanos de verdade, em um jogo tão frustrante? Bem, naturalmente a relação entre gamers não é boa em game algum, palavrões, desrespeito, implicâncias bobas, trollagens e até bullying mais sério estão em toda parte e eu nem estou falando só dos HueHueBr está realmente em toda parte. Em Dark Souls um jogo tão estressante por natureza não dava para esperar o contrário, certo?
Errado! Em Dark Souls as relações humanas são contraditoriamente respeitáveis, divertidas e de uma estranha e anacrônica honradez. Talvez porque sabemos que todos estão na mesma jornada tão difícil, ou talvez apenas porque a From Software acertou em cheio a forma única como a interação entre jogadores acontece.
Se você nunca jogou Dark Souls na sua vida (porque você faria isso?) talvez você precise da explicação de que há basicamente dois tipos de multiplayer em Dark Souls, o cooperativo e o PVP, no caso do PVP há duas formas de fazê-lo, usando itens para invadir o mundo de outro jogador para matá-lo (para conseguir itens para missões secundárias) e que é um pouco deselegante ou deixando um sinal de invocação hostil, que fará você ser invocado apenas por quem quer uma luta.
Além disso, não há microfone ou qualquer tipo de chat, você não precisa ouvir insultos de uma criança sul-coreana após ela te destruir numa batalha, a forma de comunicação do jogo é feita através de gestos dos personagens. Então é bem comum que dois jogadores que em qualquer outro jogo estariam começando uma batalha de PVP se xingando como aquecimento, em Dark Souls eles estão se curvando em respeito ao duelo e ao oponente e sabe do que mais... isso faz toda a diferença. É difícil você não respeitar um outro jogador que acabou de se curvar a você, quer você o tenha derrotado ou quer tenha perdido a batalha.
Mas se até o PVP é respeitoso, imagine o modo cooperativo.
Para você invocar alguém para te ajudar você tem que
Não é difícil imaginar que a pessoa que lhe invocou está há horas tentando vencer aquele inimigo, ou mesmo há dias e quem sabe até pensando em desistir e xingando a mãe de Hidetaka Miyazaki de todos os nomes imagináveis e inimagináveis e até pensando em como expressaria esse sentimento ao sujeito em japonês com requintes linguísticos se a chance de tal se apresentasse.
E é aí você é invocado para ajudar tal jogador, talvez até com mais uma pessoa, um trio de guerreiros desconhecidos que acabaram de se encontrar e que sabem apenas que enfrentam as mesmas agruras, os três enfrentando um semideus, as vezes chamando a atenção desse inimigo incrivelmente superior para que quem estava sendo atacado tenha chance de se recuperar, muitas vezes entrando na frente de um golpe que pode ser fatal para salvar um companheiro, outras vezes aproveitando brechas e distrações para acabar com o inimigo mais rápido possível e então ler “Sua missão foi Cumprida” e ver o seu invocador se curvando em agradecimento ou simplesmente dando um pulinho de alegria finalizado com um feliz soco no ar.
E a interação não se resume apenas a contato entre personagens, você também pode deixar mensagens alertando jogadores, indicando passagens secretas escondidas ou indicando que alguém estará caindo em uma armadilha se entrar em tal lugar despreparado. Muitas vezes dando dicas do que fazer e de como vencer os inimigos.
Assim como a limitação dos gestos dos jogadores, essas mensagens são escritas em formatos pré-estabelecidos e com algumas poucas palavras que o jogo lhe permite usar e é imensamente divertido ver como os jogadores usam essas palavras e esses formatos para transmitir mensagens criativas (algumas vezes pornográficas quando entendemos o contexto das palavras na forma como estão sendo usadas), não é difícil encontrar também mensagens de “eu falhei” em frente a porta de um boss ou mensagens como “tente esperar então viva o gorducho” que lhe diz para não subir em certo elevador, pois um determinado personagem aparece em determinado lugar se você esperar.
Há também muitas mensagens de incentivo e outras simplesmente engraçadas como “tente dar uma surra e então viva a vitória” e é claro, há mensagens de “Praise the Sun” ou “Louve o Sol” em cada lugar que passamos, “Louvar o Sol” nesse caso é um dos gestos que o personagem pode fazer, um gesto ritualístico pertencente aos Guerreiros do Sol, que apesar de ser apenas um dos muitos Pactos do game, ele parece ter virado a religião oficial dos jogadores de Dark Souls desde o primeiro jogo.
Ajudar as pessoas em Dark Souls 3, seja através de mensagens divertidas ou realmente úteis ou realmente ajudar a combater um boss ou passar por uma área mais difícil é extremamente gratificante, é gratificante em um nível que a maioria das pessoas que ainda não experimentou a franquia mal pode imaginar.
O mais incrível disso é que toda a ideia por trás dessa interação única que a franquia Dark Souls tem, é que o jogo simplesmente limita suas formas de comunicação, obrigando o seu personagem a ser apenas respeitoso e na pior das hipóteses brincalhão e a ideia de respeito, honradez e diversão do personagem acaba contagiando o jogador, o que por sua vez acaba tornando toda a comunidade de um jogo tão hostil muito mais amigável que a de outros games mais simples e convidativos, o que é apenas mais uma conquista ao rol de conquistas que essa saga tem.
Ah sim, mas é claro, como o vídeo abaixo mostra... não interrompa um Sunbro enquanto ele louva o sol!
Numa sessão bônus, fique com diversos vídeos divertidos de PVP em Dark Souls 3 e lembrem-se PRAISE THE SUN!
É uma Armadilha:
Confundindo as Cores (clássica):
--