Vainglory e o e-Sport na tela do celular


Quando falamos em esporte eletrônico logo imaginamos uma cena com jogadores sentados de frente para computadores, mexendo freneticamente em mouses e teclados, ou empunhando controles de consoles enquanto toda a ação é transmitida por monitores potentes. Esse cenário já tão tradicional em games como Counter-Strike ou Street Fighter ganhou um novo componente no último ano, que apesar de também ser um e-Sport, é totalmente diferente do que estamos acostumados.

Vainglory é um MOBA desenvolvido e adaptado exclusivamente para dispositivos móveis, como celulares e tablets. Apesar de o jogo possuir vários elementos de um multiplayer online battle arena clássico, como torres e minions, ele trás algo completamente novo para o gênero: o touchscreen.

O game é o primeiro título da desenvolvedora Super Evil Megacorp e só em 2015 conseguiu alcançar a marca de mais de 20 milhões de visualizações em streams. O cenário competitivo também obteve um crescimento gigantesco em pouquíssimo tempo, com vários campeonatos presenciais e online ao redor do mundo, inclusive com parceria da ESL, uma das maiores e mais tradicionais organizadoras de torneios de e-Sport. Foram mais de $350 mil distribuídos em prêmios apenas nos últimos meses, com direito até a um Invitational realizado na Coreia do Sul que contou com a participação de jogadores e equipes de todo o mundo.

Não é nenhuma novidade que o mercado de esporte eletrônico esteja em plena ascensão. As projeções do mercado financeiro dizem que a indústria deve movimentar cerca de $1 bilhão em 2019 e todo esse crescimento e adesão de um título exclusivo para dispositivos móveis chega como uma (ótima) surpresa no cenário.


Vainglory oferece algo novo em quase todos os sentidos. O game está livre de todos os cabos e aparatos necessários em computadores e consoles, assim como oferece a liberdade de ser jogado em qualquer lugar e a qualquer hora, necessitando de nada mais do que um conexão decente à internet e um smartphone. Além disso, o título trás um gênero de jogo muito consumido pela comunidade gamer e muito bem adaptado para o touchscreen, apresentando uma dinâmica de jogabilidade totalmente nova, ao mesmo que tempo que mantem a essência dos jogos mais tradicionais.

Se pegamos a estimativa de que hoje o mercado possua entre 700 e 800 milhões de computadores gamers e cerca de 3 bilhões de smartphones, fica fácil compreender o quão importante é o sucesso de Vainglory para a indústria de e-Sport. Indo um pouco mais além, ainda é possível traçar um paralelo entre o perfil de jogadores que um game para celular consegue alcançar. Enquanto o principal público dos maiores esportes eletrônicos da atualidade é composto por jovens adultos do sexo masculino, Vainglory já mostra uma adesão muito maior do sexo feminino, até revelando vários times compostos apenas por mulheres na cena amadora, coisa bastante rara nos jogos atuais.

Apesar de ainda existir um certo ceticismo da indústria sobre a viabilidade e sobrevivência de um cenário competitivo de jogos para dispositivos móveis, várias organizações já adquiriram equipes para a modalidade, como é o caso da Team Secret, G2, SK Gaming e, a mais recente,  Team Solo Mid, mostrando que grandes empresas da área estão dispostas a explorar e contribuir com o desenvolvimento do jogo no mundo do e-Sport.

Porém, é sempre importante lembrar que esse mercado milionário é algo novo e apesar de seu imenso crescimento nos últimos anos, a indústria ainda está aprendendo e buscando formas de solidificar um ambiente saudável e autossustentável. Com Vainglory e outros jogos competitivos para dispositivos móveis não será diferente. Apesar de promissor, só o tempo irá dizer se a modalidade chegou para de fato garantir sua fatia nas futuras cifras bilionárias que a cena tende a movimentar.

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