A roupa faz o homem? Frank Underwood!


Vamos assumir que não fomos só nós que passamos 13 horas do nosso último final de semana assistindo a nova temporada de House of Cards e por isso estamos empolgadíssimos com a série e falando de vários aspectos dela.

As coisas mais interessantes dessa que foi a primeira grande série da Netflix são seus personagens, especialmente o protagonista, Frank Underwood. Dentre as características mais marcantes de Frank, está a sua capacidade de parecer estar no controle de tudo, mesmo com o mundo desmoronando ao seu redor, obviamente a maior parte disso vem da atuação primorosa de Kevin Spacey, mas uma pequena parcela se deve assumidamente ao seu guarda-roupas.

Eu digo assumidamente, pois mesmo dentro da narrativa a roupa exerce poder, não só em Frank, mas em Claire também, como vemos nas suas sempre difíceis escolhas entre marfim e preto. Mas no caso de Frank, apesar de menos acentuadas na narrativa, elas também acontecem, como em algumas vezes que ele e sua esposa decidem o melhor terno para cada ocasião, como no último episódio, onde para deflagrarem o caos no mundo, ela pede para que ele use o “azul marinho”.

Johanna Argan, a figurinista de House of Cards, admite que enquanto a roupa de Frank Underwood não influencia diretamente a trama, é uma das formas que eles criaram para o personagem se comunicar com a audiência.
Ter algo que lhe cabe corretamente, automaticamente muda a forma que ele se comporta. Como um dos homens mais poderosos do mundo ele não pode parecer desleixado. Um grande alfaiate é inestimável. Tudo é pensado nos mínimos detalhes, desde os colarinhos dos paletós que diminuem na parte de trás até a escolha das lapelas e do colarinho da camisa, que valoriza e equilibra a linha do seu maxilar.
Para compor tudo isso, Argan conta com um time completo de alfaiates da Hugo Boss que criaram mais de 45 ternos sob medida para Frank Underwood usar só nessa temporada, o que deu a figurinista as variações e amplas possibilidades para vestir o presidente para diversas situações diferentes, incluindo na simbólica cena final da temporada.

Podemos reparar no vestuário de Underwood do último momento da série nesse ano (imagem no topo do post), que sua vestimenta é um simulacro da bandeira norte americana em tons muitos mais escuros, talvez para representar o que ele vem fazendo e o que ele vai fazer, usando o poder de todo um país. Além de deixa-lo elegante e mostrar que ele tem tudo sob controle, há muitos simbolismos em suas roupas e em como ele as veste. Isso por que não estamos falando de Claire, aí teríamos um post provavelmente duas vezes mais longo.

Parece que para ser o líder do mundo livre a primeira coisa sob seu controle deve ser o seu guarda-roupas!
Patreon de O Vértice