Como a Disney melhorou Star Wars Rebels sem melhorar nada de fato

A Disney num movimento estranho exibiu dois episódios da 2° temporada de Star Wars Rebels em sequencia essa semana, para continuar a temporada em setembro. O porque disso ainda não é muito claro, mas se eu tivesse que apostar e provavelmente eu erraria se apostasse, eu diria que ela quis exibir o quanto sua série melhorou desde a primeira temporada.


Na minha crítica da 1° temporada eu dei nota 4 para a série e embora muita gente discorde de que ela está “tão ruim assim”, todo mundo concorda que ela tem graves problemas, especialmente quando comparamos com Star Wars: The Clone Wars, que conseguia mesclar temas adultos e infantis com excelência e era uma das melhores séries animadas da TV e também um dos melhores produtos da marca Star Wars como um todo.


Contudo, as duas primeiras temporadas de Clone Wars também eram péssimas, em muitos aspectos eram tão ruins ou piores que Star Wars Rebels, ainda que pelo menos visualmente ainda havia mais cuidado, mas não só visualmente, Clone Wars sempre teve uma coisa que Rebels ainda não tem (ou não tinha) e que é, não o único, mas seu maior problema agora; bons personagens.


the-siege-of-lothal-37_7ba0d528


Star Wars: The Clone Wars desde seu inicio tinha Anakin Skywalker, Obi-Wan Kenobi, Yoda e outros personagens que já gostávamos, anda que eles não fossem bem escritos no inicio da série, eles estavam lá, havia uma bagagem com eles, nós sabíamos tudo sobre o que foi e o que seria deles e por isso nós gostávamos um pouco mais da série logo de cara, aquelas pessoas que amávamos estavam ali.


Relacionado: Leia a nossa crítica da 1° temporada de Star Wars Rebels!


Mas em The Clone Wars também tínhamos Ahsoka Tano, a padawan de Anakin Skywalker que por muito tempo foi uma personagem sofrível, ela era chata, boba e mal escrita. Com o tempo, Dave Filoni e Ashley Eckstein fizeram a personagem evoluir tanto que hoje eu me sinto bem em ter um action-figure dela em minhas prateleiras e não só isso, eu acho Ahsoka a melhor personagem feminina de Star Wars como franquia... mas isso levou tempo e se alguém tivesse me dito que eu acharia isso na 2° temporada daquela série eu não acreditaria.


the-siege-of-lothal-14_1b4c891a


Da mesma forma que eu ainda não acredito que Ezra, Zeb e Sabine serão bons personagens algum dia e nem que Hera e Kanan serão mais do que personagens medianos. E  esses péssimos protagonistas, como eu mencionei acima, são o maior defeito da série que tem tudo para engrenar, mas não engrena.


Ainda assim, se você leu a crítica dos nossos parceiros do Focados em Série (leia AQUI) vocês viram que eles rasgaram elogios para esses primeiros episódios da 2° temporada de Star Wars Rebels e apesar de não concordar com tudo, eu tenho que concordar que eu também adorei o episódio e sabe do que mais... a série continua exatamente a mesma coisa do que antes, com todos os seus defeitos e problemas, mas ela conseguiu melhorar ainda assim.

O visual de Star Wars Rebels continua mal trabalhado, os movimentos dos personagens ainda não são fluidos e são bem mal feitos na verdade, Ezra, Sabine e especialmente Zeb ainda continuam insuportáveis, as batalhas espaciais melhoraram um pouco, mas ainda falta dinâmica a elas e o roteiro basicamente é um ruído de diálogos de personagens falando frases aleatórias (que deveriam ser engraçadas) durante a ação.


Header


Todos os defeitos que a série tem continuam lá, então o que exatamente a fez melhorar? Três pequenas coisas, Darth Vader, Ahsoka Tano e a Aliança Rebelde, a mitologia de Star Wars em si, o universo de Star Wars que é o que faz da franquia tudo isso o que ela é hoje.


Não importa o quão ruim a série seja, apenas estar um pouco mais inserida no universo Star Wars já faz dela um pouco melhor, afinal, até a trilogia prequel não é tão ruim assim quando a gente leva em consideração o universo riquíssimo no qual ela se passa e o mesmo acabou valendo para esse episódio. Nós tivemos não apenas menções a uma rebelião maior enquanto nós acompanhamos um grupo de patetas num planeta feito por designers preguiçosos, dessa vez nós tivemos a Aliança Rebelde ajudando esse grupo de patetas naquele planeta sem estruturas. Nós não tivemos apenas uma menção a um mal maior, nós tivemos Darth Vader em carne queimada, plástico preto e pura maldade. Nós não tivemos menções a personagens maiores e heróis antigos, nós tivemos a própria Ahsoka Tano, o episódio duplo The Siege of Lothal foi um ponto de virada para a série, porque finalmente em Star Wars Rebels nós tivemos Star Wars e não apenas o clima de Star Wars e pessoas segurando sabres de luz, apenas isso já melhorou a série, mesmo sem ela ter melhorado em nada, afinal, mesmo um péssimo Star Wars ainda é Star Wars.


Vamos torcer para que a Disney siga por esse caminho em setembro e quem sabe um dia, Ezra e sua trupe possam ser tão legais e memoráveis quanto Ahsoka, Hondo, Rex e outros personagens que começaram tão mal em Clone Wars, mas hoje são o que são.

Patreon de O Vértice