5 (vs. -5) Motivos para se Entregar (ou não) ao Hype de Fallout 4
O novo título da série Fallout foi anunciado e o hype nunca esteve tão alto. Enquanto os apaixonados pela saga estão tentando conter a sua empolgação, os que não conhecem o jogo não entendem o porquê de tanta euforia.
Estou certo em deduzir que não há melhor altura para listar os motivos pelos quais todos os amantes de videogames deveriam estar excitados com Fallout 4, não?
Conheça agora 5 motivos pelos quais você deveria se entregar ao hype de Fallout 4 (e 1 motivo pelo qual você talvez devesse ignorar os 5 anteriores):
Bastante polêmico. A ausência de voz nos protagonistas de Fallout é algo que, obviamente, permite a criação de personagens de qualquer gênero, além de tornar a experiência mais imersiva. Uma das críticas que os fãs têm feito a esse recurso – que, como tudo nesta lista pode ter sido apresentado apenas de modo conceitual no trailer – é o quão prejudicial isso pode ser para a experiência interpretativa do jogo, que afinal não deixa de ser um RPG. Mas eu sou um dos que estão curiosos. Se funciona em Mass Effect, porque não funcionaria em Fallout? De qualquer modo, seria uma boa ideia tornar esse recurso opcional.
Um dos maiores equívocos que as pessoas cometem quando falam de Fallout é imaginar o jogo simplesmente como um cenário pós-apocalíptico. Na verdade, está mais para pós-pós-apocalíptico, porque o jogo não é sobre sobrevivência, mas sim sobre a reconstrução da civilização. E esta é uma das inúmeras razões pelas quais os amantes dos primeiros títulos preferem Fallout: New Vegas. Pela lógica, a próxima etapa da civilização é desenvolver meios de transporte... e qual o meio de transporte mais eficaz do mundo para a travessia de longas distâncias? Aeronaves. Se ambientes aéreos funcionaram tão bem num jogo com um gameplay tão limitado quanto BioShock Infinite (que não deixa de ser legal por isso), vocês conseguem imaginar o quão fascinante será explorar a wasteland num dirigível?
A tagline do primeiro Fallout descrevia o jogo como uma ‘aventura pós-nuclear GURPS’ (e se você não conhece esse acrônimo, porque você está lendo um artigo sobre um suposto RPG?). Então é mais do que válido ficar um pouco tonto ao imaginar o mundo de Fallout antes da guerra nuclear. Aliás, para quem não sabe, os acontecimentos da série sequer tomam lugar na mesma linha temporal que a nossa. É socialmente impossível existir alguém que não esteja empolgado para conhecer o mundo de Fallout antes da Grande Guerra de 2077. Será um ótimo prólogo, não é?
Fallout é um jogo repleto de NPCS memoráveis e o trailer do novo jogo parece compreender isso perfeitamente. A Bethesda nos presenteou com imagens em alta definição de um Protectron, um Mister Handy e Super-Mutantes, além de um apavorante Deathclaw e uma belíssima Power Armor. E não vamos fingir que eu sou o único que associou a figura misteriosa debaixo do poste de iluminação ao Mysterious Stranger. Nunca deixa de ser prazeroso derrotar oponentes icônicos ou mesmo morrer para eles, não é? E de brinde, ainda temos um novo Dogmeat – que para quem não sabe, está presente desde o primeiro da saga –.
Aparentemente Fallout 4 será lançado somente para Windows e as plataformas da nova geração (PlayStation 4 e Xbox One). Você, dono de um console da sétima geração, deve estar se perguntando como isso é algo bom. E eu, como proprietário de um PS3 e um Xbox 360, te respondo que é algo ótimo. A Bethesda não é uma empresa conhecida por bons visuais ou jogos bem otimizados num geral, talvez trabalhando exclusivamente com sistemas de última geração - que ainda são obsoletos diante de um bom computador - aprendam a fazer jogos bonitos. Bem, ao menos as footages já mostradas do novo título da franquia estão bastante bonitas... se comparada com os outros jogos, é claro. Mas a grande vantagem é poder acabar com alguns bugs insuportáveis que assolam a wasteland.
Ao contrário da Obsidian Entertainment, a Bethesda não possuía qualquer histórico ou contato com a série antes de Fallout 3. Uma enorme parcela de funcionários da Obsidian costumavam trabalhar para a Black Isle Studios, produtora dos excelentes Fallout e Fallout 2. Para os fãs de longa data da saga, Fallout 3 é absurdamente inferior à Fallout: New Vegas, que foi desenvolvido pela Obsidian e conta com um sistema muito mais fiel aos jogos originais e muito mais focado em mecânicas RPG. Na verdade, é bastante raro encontrar algum amante de jogos que confie completamente na Bethesda. Não me entenda mal, eu gosto de Fallout 3, mas você não precisa passar mais do que 10 minutos num fórum de jogadores para descobrir que o jogo relacionado à empresa que teve melhor recepção nos últimos anos foi Dishonored, que sequer é uma produção sua. Num imageboard você só precisa de 5 minutos. Morrowind ainda é o título mais idolatrado da série TES e uma grande maioria dos seus amantes detestam a wave pop que Skyrim trouxe. Então devemos sim temer pela possibilidade do estúdio reduzir Fallout a um RPG de ação AAA que cairá nas graças dos jogadores ocasionais mas que desagradará aos fãs. Não entendeu o que eu quero dizer? Bem, vamos simplificar: enquanto Fallout: New Vegas é aceito pelo fandom de S.T.A.L.K.E.R., Fallout 3 agrada mais a comunidade que gosta de... sei lá, The Last of Us (que eu adoro). É só uma questão de familiaridade com o legado da série, mas é uma questão bastante importante.
(...)
E aí, o que você achou da lista? Os 5 motivos te conquistaram ou o -5 destruiu o seu hype?